Missão, Caráter, Essência, Grail Triptych /Tryptychon Graal, Sonia von Homrich

https://soniavonhomrich.blogspot.com/2019/11/missao-carater-vida-sonia-von-homrich.html

06 janeiro 2024

Carma Doença Saúde. RSteiner. SvH.

 Carma, Doença, Saúde. Karma, Illness , Health by Rudolf Steiner

Tradução para o português Sonia von Homrich

 Em referência à saúde e à doença, como em todas as coisas que dizem respeito às pessoas, o assunto não deve ser entendido como se tratasse simplesmente de "punição" e "recompensa" pelo que o homem fez no passado ou talvez até nesta vida. Por exemplo, a pessoa pode ser afetada por uma doença para a qual nenhuma causa pode ser identificada, nem na vida anterior ou na vida atual. Então a doença ocorre no sentido como sendo o primeiro evento no ciclo de vida da pessoa, é em si mesma a primeira causa. Trará então com seus efeitos de alguma forma, no próximo curso da vida. A lei do karma certamente trabalha em qualquer lugar. No entanto, o indivíduo não deve acreditar que se tem apenas efeitos dos quais as causas residem no passado. O indivíduo deve também lidar com as causas, das quais os efeitos residirão no futuro.

With regard to health and illness, as in all things that concern people, the matter should not be understood as if they were simply “punishment” and “reward” for what man has done in a past or perhaps even in this life.  For example, a person may be affected by a disease for which no cause can be identified, either in the previous or in the current life. Then the disease occurs in a sense as the first event in a person’s life cycle, it is itself a first cause. It will then bring with it its effects in some way in the next course of life. The law of karma certainly works everywhere; however, one should not believe that one has only effects of which the causes lie in the past; one can also have to deal with causes, of which the effects will lie in the future.

Fonte : Rudolf Steiner. GA 34-Lucifer-Gnose 1903-1908 Ensaios-Básicos sobre Antroposofia e Relatórios/ Informes/ Comunicados (Página 404-405).

Source (German): Rudolf Steiner – GA 34 – LUCIFER- GNOSIS 1903-1908 – GRUNDLEGENDE AUFSÄTZE ZUR ANTHROPOSOPHIE UND BERICHTE (page 404-405)

https://odysseetheater.org/GA/Buecher/GA_034.pdf#view=Fit

 

Nota da tradutora: Antes de Rudolf Steiner fundar a Ciência Espiritual/Antroposofia sob este nome, ele era o Presidente da Sociedade Teosófica, onde falava sem impedimentos sobre suas próprias pesquisas espirituais, até que a Sociedade Teosófica decidiu se encaminhar para outra direção, diferentemente de Steiner, afirmando que Jiddu Krishnamurti era a reencarnação de Cristo, ao que Steiner se opôs totalmente.

“Atuando na Sociedade Teosófica, acabou por tornar-se seu Secretário-Geral na Alemanha, tendo combinado que ele iria trazer essencialmente seus próprios resultados da pesquisa espiritual. Ainda antes do fim da primeira década começou a entrar em choque com os dirigentes dessa Sociedade, que haviam abraçado uma corrente fortemente orientalista, e declarado que um jovem hindu, Jiddu Krishnamurti (1895-1986), era uma reencarnação do Cristo. Steiner opôs-se totalmente a essa ideia (mais tarde negada pelo próprio Krishnamurti), o que o levou a proferir alguns de seus ciclos de conferências mais importantes, sobre os Evangelhos - todos publicados no Brasil pela Editora Antroposófica https://www.antroposofica.com.br/. O choque daí resultante levou em 1913 à sua separação da Sociedade Teosófica; vários membros da mesma seguiram-no, tendo sido fundada uma primeira Sociedade Antroposófica (a palavra antroposofia já havia sido empregada antes por alguns filósofos e por ele próprio, por exemplo como título de palestra proferida por ele no mesmo dia em que assumiu a secretaria geral da Sociedade Teosófica Alemã). Daí em diante, o movimento antroposófico cresceu, tendo culminado com a construção de sua sede em Dornach, na Suíça, em um prédio de madeira que ele denominou de Goetheanum (veja no link abaixo uma foto dele), construído durante a 1a. guerra mundial, e que era uma verdadeira obra de arte. Aliás, foi Steiner que introduziu nos congressos do movimento teosófico atividades e apresentações artísticas, que passaram a constituir parte essencial de todo o movimento antroposófico. Não há curso longo ou congresso de antroposofia que não envolva atividades artísticas -- que constituem uma das bases fundamentais da Pedagogia Waldorf.” Fonte: https://www.sab.org.br/antroposofia/hist%C3%B3rico-no-mundo

ARTICLES PUBLISHED IN LUCIFER-GNOSIS - 1903–1908 - GA 34
1.           Lucifer 
2.           Meditation        
3.           Initiation and Mysteries              
4.           Meditation        
5.           Reincarnation and Karma, from the standpoint of modern natural science necessary conceptions      
6.           How Karma Works         
7.           On the Introduction of "Lucifer-Gnosis”
8.           On the Aura of Man       
9.           The Supersensible World and Its Cognition         
10.         Aristotle on the Mystery Drama
11.         Preface to Edouard Schure's drama “Children of Lucifer”             
12.         On the beginning of the new year (June 1905)   
13.         What does Theosophy mean for the Man of the Present              
14.         Theosophy as a Life Practice      
15.         Theosophy, Morality and Health             
16.         Theosophy and Science
17.         The Science of Spirit and the Social Question     
18.         Haeckel, "The Riddle of the Universe," Theosophy          
19.         Eduard von Hartmann. Obituary              
20.         Life Questions of the Theosophical Movement  
21.         Life Questions of the Theosophical Movement: Theosophy and contemporary spiritual currents          
22.         Prejudices from Supposed Knowledge   
23.         The Education of the Child from the of Spiritual Science
24.         Note on Friedrich August Wolf 
25.         To the Readers 
26.         By way of introduction  
27.         On the Relationship of the Physical to the supersensible being of man   
28.         On Kant's theory of knowledge 
29.         Remark
30.         Is there a coincidence ?
31.         On mental illness            
32.         On the relation of the animal soul to the human soul August      
33.         How does Buddha's teaching relate to Theosophy           
34.         On the Inheritance of Inherited Abilities              
35.         Re-embodiment - in the helpless Child  
36.         Are successive incarnations similar to each other?          
37.         Idiotic  
38.         Why does the Theosophist need teachings and theories?            
39.         How does theosophy relate to the Secret Sciences         
40.         Are the Former Faculties of the Human Lost?    
41.         How do forces of a lower world to entities in a higher world?    
42.         On the Cult of Persoria in the Theosophical Movement 
43.         Should one abstain from all criticism     
44.         Is the word Theosophy not misleading?
45.         How does Theosophy Relate to astrology ?        
46.         Can Theosophy be presented in a popular be presented?            
47.         How to understand health and illness in the sense of the law of karma to think 
48.         About the book of Theodule Ribot, "The Creative Power of the Imagination"      
49.         To the book of Eugen Heinrich Schmitt, "The Gnosis"     
50.         To the book of Bruno Wille, "Revelations of the Juniper Tree"   
51.         Bruno Wille and C. W. Leadbeater          
52.         Theosophy and Socialism            
53.         Theosophy and the cultural tasks of the
54.         Herder and Theosophy 
55.         Theosophy and Modern Natural Science             
56.         Theosophy and Modern Life      
57.         On the Advocacy of Personal Conviction              
58.         On the Materialism that Seems to Have Materialism in Science 
59.         On Modern Scientific Views       
60.         The English Prime Minister Balfour, Natural Natural Science and Theosophy       
61.         On essays by Camillo Schneider on questions of the doctrine of the soul             
62.         The journal "Der Buddhist"         
63.         On "Contributions to the Further Development of the Christian religion
64.         Otto Pfleiderer, "The Origin of Christianity          
65.         Raoul H. France, "The Sensory Life of Plants,"    
66.         Preface to the bequeathed papers Paul Asmus  
67.         Characteristics of Paul Asmus' Worldview           
68.         On an essay by Lothar Brieger-Wasservogel on Swedenborg's worldview             
69.         On Chapters from the "Adept Book" by A. M. O.             
70.         On the appreciation of Schelling (On an essay by Dr. R. Salinger, "The Philosopher of Romanticism")  
71.         On Plotinus' World View (On Dr. O. Kiefer's remarks, "Plotin's doctrine of the soul in the main features" and "Plotin's Ideal of the Sage")        
72.         Some remarks on the essay by Helene von Shevich, "The Secret Doctrine and the Animal People in Modern Science,"        
73.         "The Four Great Religions" by Annie Besant       
74.         Preliminary note to Edouard Schure: "Introduction to the Esoteric Doctrine" and "Hermes             
75.         "Flita. True story of a black Mal;ierin" by Mabel Collins 
76.         "The Story of the Year" by Mabel Collins             
77.         "The Path of Fertilization" by Annie Besant        
78.         "The Sanctuaries of the Orient" by Edouard Schure        
79.         Theosophical Society    
80.         Of the theosophical movement 
81.         Theosophy and German culture.             
82.         Occult historical research.          
83.         Reference to the congress in Amsterdam June 1904       
84.         The Theosophical Congress in Amsterdam. Report          
85.         Notice about lectures of Annie Besant in Germany          
86.         Other communication: Lectures Dr. Rudolf Steiner at the Architects house in Berlin              
87.         Report on the lectures Annie Besants in Germany           
88.         Report on the annual meeting of the German section of the Theosophical Society              
89.         Reference to the Congress in London July 1905 
90.         Reference to the paper "Schiller and Our Age"  
91.         About the work of the branches: The work in Hamburg, Cologne, Düsseldorf      
92.         The work in Stuttgart, Lugano, Weimar, Nuremberg       
93.         Formation of new branches       
94.         The work in Munich       
95.         Report on The Theosophical Congress in London             
96.         Appendix on the congress in Paris          
97.         Report on the Congress in Paris in June 1906     
98.         Obituary of Grifin Brockdorff     
99.         Lectures by Dr. Rudolf Steiner   
100.       Obituary of Henry Steel Olcott  
101.       Notices: Notes on books             
102.       Announcement of the Theosophical Congress in Munich             
103.       Report on the Theosophical Congress in Munich              
104.       On the Impending Election of the President of the Theosophical Society              

105.       The Election of Annie Besant President of the Theosophical Society

https://rsarchive.org/Articles/GA034/

23 dezembro 2023

Epocas, Idades, Feliz Natal SvH 2023

Estamos diante de uma Gerra Espiritual e Terrena contra o Materialismo, sem dúvida. 

Abaixo um esquema cuja fonte é Rudolf Steiner (fundador da Antroposofia ou Ciência Espiritual de Rudolf Steiner) sobre os longos períodos de Tempo, uma "Rodada da Terra", 1/7 da Terra integral. Todo conhecimento deve ser entendido como fazendo parte da Cristologia de Rudolf Steiner. Então interpretações fora deste contexto metodológico que remonta ao conhecimento científico de Goethe e Steiner, fica totalmente sem sentido e exige um aprofundamento, um mergulho cognitivo. 

Traduzindo o esquema abaixo, 

Primeira e Segunda épocas

Terceira Época - Lemúria

Quarta Época Atlântida

Asterisco nomeando o Grande Dilúvio entre a Quarta e a Quinta época que se subdivide em 

1. Índia Antiga Idade da Civilização 2. Antiga Pérsia Idade da Civilização 3. Babilônia-Caldea-Egito Idade de Civilização 4.Grego-Latina Idade da Civilização 5. Presente Idade de Civilização 6. Sexta Idade de Civilização 7. Sétima Idade da Civilização. 

Sexta Época. Sétima Época - ambas sob a tutela da Guerra de Todos contra Todos. 

Seria muito pretencioso de minha parte dar em poucas pinceladas o que, dentro do contexto global evolutivo significam estas informações.




FELIZ NATAL AOS MEUS AMIGOS. 

Sonia von Homrich

23 dez 2023

15 dezembro 2023

A Meditação de Michael e Proteção. RS.SvH

 A Meditação de Michael, Proteção. Rudolf Steiner

A Proteção: Efésios 6

Tradução Sonia von Homrich

 

Primeiro, tudo que nos resta do velho – deve ser reduzido a nada. Devemos encontrar a nossa liberdade, nos baseando em nossa força e poder que se origina neste nada, em meio às nuvens que nos cegam e rodeiam. Nossas necessidades externas tornam-se necessidades da alma e do espírito. Nossa visão para uma solução nasce a partir desta necessidade interior.

 

Temos que pela raiz erradicar da alma

Todo o medo e o terror que o futuro possa trazer ao homem.

Temos que adquirir serenidade em todos os

Sentimentos e sensações a respeito do futuro

Temos que olhar para frente com absoluta equanimidade

Em relação a tudo que possa vir

Temos que pensar somente – tudo que vier a nós será dado

Por uma direção cósmica/universal plena de sabedoria

Isso é parte do que temos que aprender nessa era

Saber viver em pura confiança na existência,

Confiando na ajuda sempre presente do mundo espiritual.

Em verdade nada terá valor se a coragem nos faltar.

Disciplinemos nossa vontade e busquemos

o despertar interior todas as manhãs e noites.

 

Proteção, Efésios 6.

permeando os rins com coragem

permeando os ombros com a verdade, para si próprio, sua realidade

vestindo os pés com a paz – a disposição para a boa vontade

na cabeça, o elmo da esperança de evolução (Salvação)

nas mãos a espada do Verbo + Espírito, atenção desperta, perseverante, consciência moral espiritual.

na voz, o livre fortalecimento crístico, entre Lúcifer e Ahriman, onde a beleza corresponde à Harmonia + Vitalidade (Etérico)

usando no peito a couraça da justiça

usando o escudo da confiança contra os dardos flamejantes do mal, para extingui-los

bondade = usando a força de vontade para o enobrecimento do corpo astral, dos sentimentos e da vontade

              

Efésios 6. Proteção, Combate espiritual

10. Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.| Quanto ao mais, sêde fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. |

11. Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir às insídias do diabo.  | revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;|

12. Pois o nosso combate não é contra o sangue, nem contra a carne, mas 

o            contra os Principados     |contra os principados e |

o            contra as Autoridades    | potestades, |

o            contra os Dominadores deste mundo de trevas 

o            contra os Espíritos do Mal que povoam as regiões celestiais   | contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

13.         Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. |

14.         Portanto ponde-vos de pé e cingi os vossos rins com a verdade e revesti-vos da couraça da justiça.|

15.         e calçai os vossos pés com a preparação do evangelho da paz     |

16.         empunhando sempre o escudo da fé com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do Maligno.| 

17.         E tomai o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus.|

18.  Com orações e súplicas de toda a sorte, orai em todo o tempo, no Espírito, e para isto vigiai com toda a perseverança e súplica por todos os santos.|

19. Orai também por mim, para que, quando eu abrir os meus lábios, me seja dada a palavra para com intrepidez anunciar com ousadia o mistério do evangelho, 

20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.|

 

 

Notas da Tradutora Sonia von Homrich

 

1. Esta Meditação em Inglês, cita três fontes com diferentes datas 27.11.1919 / 30.10.1920 / 27.11.1920

 

2. Na construção, na evolução de nossa consciência para o futuro, partimos do nada, sem garantias, das incertezas para chegar à criação. Isto constitui-se em grande risco a nível individual. Criamos a partir do nada, trazendo o futuro para o presente. Na esfera do Espírito Santo também de Michael. Michael representa a inteligência cósmica, o despertar, o estar acordado no pensar com a ajuda de Anjos, Arcanjos e Arqueus, em termos de Idéia, Moral, Intuição ou Cognição da Intuição. Não cito aqui as Iniciações do Pai e do Filho.

02 dezembro 2023

Liberdade e Paz Rudolph Rummel

 

Rudolph Rummel
Talks About the Miracle
of Liberty and Peace

"I conclude that nobody can be trusted with unlimited power. The more power a regime has, the more likely people will be killed. This is a major reason for promoting freedom."

"Eu concluo que não se pode confiar em poder ilimitado. Quanto mais poder um regime tem, maior a probabilidade de pessoas serem mortas. Esta é a maior razão para promover a liberdade"

Rudolph Rummel

Comunistas Soviéticos 62 milhões de mortes de seu próprio povo, civis. Stalin, 43 milhões de mortes.  33 milhões no Gulag.

Comunistas Chineses, 35 milhões de mortes de seu próprio povo, civis. Revolução de Mao, 1 milhão, 27 milhões por fome resultante das insanas políticas econômicas de Mao.

Comunistas do Cambodia. 2 milhões de mortes (1975-79), por Pol Pt Khmer Rouge. Cambodians, Muçulmanos, Vietnameses, Monges Budistas, oficiais militares, todos que falavam mais de uma língua, que tivessem educação universitária ou profissional e todos que violassem suas regras.

110 Milhões mortos por regimes comunistas – Afganistão, Albania, Bulgaria, Cuba, Etiópia, Alemanha Oriental, República Tcheca, Hungria, Laos Mongolia, Moçambique, Nicaragua, Polônia, Romênia, Vietnam, Yugoslavia.

30 milhões de mortos durante guerras e rebeliões provocadas por regimes comunistas.

 Mexico 1 milhão de mortos – indígenas e camponeses.

Polônia, após a GGII matou 1 milhão de alemães expulsos da Polônia.

Paquistão 1 milhão de Bengaleses e Indus em 1971

Militares Japoneses 6 milhões de mortos – chineses, indonésios, coreanos, filipinos, durante a GGII.

Chiang Kai-shek, nacionalista chinês, 10 milhões de mortes entre 1928-1949.

 Hitler: matou 6 milhões de judeus, mais 20 milhões de pessoas ciganos, homossexuais, holandeses, italianos, franceses, bálticos, eslavos, Tchecos, Poloneses, Ucranianos e etc.

 

https://www.hawaii.edu/powerkills/FREEMAN.INTERVIEW.HTM

30 novembro 2023

Questões de Carma. SvH


Questões de Carma, Sonia von Homrich

Rudolf Steiner deu inúmeras palestras sobre o Carma. Justamente por se tratar de um tema muito importante, sendo necessário vivenciá-lo de forma abrangente e sem preconceitos. Dizem que tudo que Rudolf Steiner desenvolveu antes de entrar profundamente nas questões carmáticas dependiam de uma outra pessoa que não cumpriu sua missão, ficando tudo nas mãos de Steiner. Interessante olhar o carma por este aspecto, não é?

Saliento que para Steiner, Carma tem uma diferente abordagem do que para as correntes esotéricas anteriores ao Gólgotha ou mesmo ao espiritismo, ou seja, achar quer se compreende do que se trata sem ler as palestras do Steiner, não ajuda a compreender e vivenciá-las. 

Algo que sempre friso é que a Metodologia de Pesquisa que usamos para compreender a Ciência Espiritual não é a da Ciência Natural, a acadêmica, mas sim a Metodologia de Goethe e Rudolf Steiner.

As palestras estão em alemão e tiveram traduções primorosas para o italiano, o francês, o Inglês, etc. Sendo o Inglês uma língua universal, muitas das palestras de Rudolf Steiner podem ser consultadas online. Porém, nem todas as palestras estão traduzidas ou online.

Entender corretamente o carma, permite unir o livre-arbítrio ao carma, sem se perder em fatalismos. O carma sempre é dinâmico. Embora alguns possam se chocar, tudo é uma relação de débito e crédito. Ajudando um ser humano sem ficar perdido na ilusão de achar que não se pode interferir no carma, traz um crédito ao que ajudou e um débito ao que recebeu ajuda.  Existem ações que iluminam,  ajudam, beneficiam muitas pessoas e estas são inscritas na contabilidade de vida de muitos seres humanos. Claro que quando uma ação é poderosíssima, como a ação de Cristo, esta ação é inscrita no carma de toda a humanidade.

https://rsarchive.org/

GA#       Book/Collection Title     Year       #

235        Karma   1924   6

96          Karma and Details of the Law of Karma  1906   1

176        The Karma of Materialism           1917   8

173        The Karma of Untruthfulness I   1916   12

174        The Karma of Untruthfulness II  1916-17    13

172        The Karma of Vocation  1916   10

172        The Karma of the Individual / Collective Life, Goethe    1916  1

235        Karmic Relationships I   1924      12

236        Karmic Relationships II  1924      16

237        Karmic Relationships III 1924      11

238        Karmic Relationships IV 1924      10

239        Karmic Relationships V  1924      7

240        Karmic Relationships VI 1924      9

239        Karmic Relationships: VII             1924      9

240        Karmic Relationships VIII             1924      6

237        Karmic Relationships III (single)  1924      1

Link: https://rsarchive.org/Lectures/index.php?sort_order=title_sort&dir=ASC&letter=K


Algo a salientar sobre traduções é que nem sempre um ciclo de palestras é traduzido em sua totalidade e isto acontece em diversas línguas, sendo realmente complexo garimpar se temos ou não a tradução de todas as palestras de um específico ciclo. Os títulos das palestras muitas vezes não explicam o conteúdo. As palestras por sua vez não foram revisadas pelo Rudolf Steiner, a maioria foi estenografada. Mas como Rudolf Steiner trouxe a possibilidade das pessoas se desenvolverem sem necessidade de clarividência, então teoricamente a compreensão está disponível para todos.

A linguagem é sempre uma linguagem mais filosófica-esotérica com termos específicos.

Muitas palestras do Rudolf Steioner podem ser encontradas na Editora Antroposófica.





27 novembro 2023

Além da Liberdade Viktor Frankl

 AMIGOS, COMPARTILHO COM ALEGRIA! 

Sonia von Homrich



https://www.youtube.com/live/kcSxA1n0eC4?si=bs-x-ifkNhup1FNs


16 novembro 2023

Iniciação Seis Ex.Básicos.Rudolf Steiner.

 Iniciação: Seis exercícios básicos por Rudolf Steiner

 Tradução Sonia von Homrich

Para se compreender os exercícios, o ser humano é composto de 4 membros a saber: corpo físico (minerais), corpo etérico (vegetais), corpo astral (alma), espírito (EU). Ao nos referirmos no texto abaixo ao Ego, estamos falando da alma e não do Espírito que é eterno.

Na evolução e desenvolvimento da Alma da Sensação, da Alma do Intelecto e da Razão, da Alma da Consciência Espiritual novas qualidades são incorporadas por cada individualidade em seu Ego – ou seja, altas qualidades, qualidades superiores que advém de muito esforço pessoal. Uma conquista. Não use os conceitos de Ego da Psicanálise aqui. 

De forma trimembrada ou tripartide, o ser humano consiste em pensar, sentir e querer onde pensar se refere ao sistema neuro-sensorial, sentir ao sistema circulatório e respiratório e o querer ao sistema metabólico e membros.

 

1 Controle do direcionamento do pensar

Certas qualidades são necessárias, na prática, para que o iniciado encontre seu caminho aos mundos superiores. Controle da alma sobre sua linha do pensamento, sobre sua vontade e sentimentos. O caminho no qual este controle deva ser adquirido é dual em termos de objetivos.   A maneira pela qual esse controle deve ser adquirido através da prática tem um objetivo duplo. De um lado, a alma deve ser imbuída de firmeza, certeza e equilíbrio em tal grau que preserve estas qualidades, considerando que um segundo Ego nasce deste ser, ao qual deve-se fornecer (alimentar) com fortalecimento interior e consistência de caráter.  Objetividade é acima de tudo o que se necessita para o pensar humano, no treinamento espiritual. No mundo físico-sensorial, a vida ensina objetividade ao ego humano. Se a alma deixar os pensamentos vagarem sem objetivo, a vida, de imediato a obriga a se corrigir, para não entrar em conflito com a alma. A alma deve pensar de acordo com o curso dos fatos da vida. Afastando o ser humano a sua atenção do mundo físico-sensorial, falta a obrigatória correção advinda dos fatos físico-sensoriais. O pensar se torna irracional quando o pensar individual é incapaz de ser o seu próprio corretivo.  Assim, o pensar que está em treinamento pelo iniciado espiritual necessita ser capaz de dar a si mesmo, direção e objetivo. O pensar deve ser seu próprio instrutor tanto em firmeza interior como na capacidade de manter estrita atenção voltada a um objeto.  Assim, “exercícios do pensar” adequados devem ser realizados com objetos simples e familiares (nunca desconhecidos e complicados). Concentre seu pensar (durante meses) diariamente, durante cinco minutos num objeto comum (por exemplo: uma agulha, ou um lápis, etc.) excluindo durante estes 5 minutos de concentração todos os pensamentos sem relevância para o objeto em questão, está treinando seu pensar para ser racional na ausência do físico-sensorial. Podemos alterar de objeto diariamente, importante é a concentração excluindo qualquer pensamento que nada tenha a ver com o objeto em si mesmo.  Quem está acostumado ao pensar científico não despreze esta concentração. Nós fazemos na prática, os fatos se vincularem na concentração de um único objeto, por um curto período de tempo. Ao se concentrar em um objeto conhecido, temos certeza de pensar em conformidade com os fatos. Ao nos perguntarmos sobre a composição do lápis, como seus materiais são preparados, como eles são reunidos posteriormente, quando os lápis foram inventados e assim por diante, conformamos (moldamos) nossos pensamentos à realidade do lápis muito mais do que se refletimos sobre a origem do homem, ou sobre a natureza da vida. 

Através de simples exercícios do pensar adquirimos grandes habilidades para o pensar factual concernente às evoluções de Saturno, Sol, Lua muito mais do que através de ideias complicadas e aprendidas. Porque o princípio aqui não é dedicar o pensar sobre a matéria A ou B. Trata-se de fortalecer esta força interior para o pensar factual. Trata-se de aprender a não divagar os nossos pensamentos sem que estes se atenham a fatos quando não estando ligados ao mundo físico-sensorial. Trata-se de fazer o pensar funcionar com a mesma precisão que tem quando conectado ao mundo físico-sensorial, sem esta conexão. Quando nos instruímos em relação ao factual, através de processos físico-sensórios, facilmente pesquisáveis, então o pensar acostuma-se e funcionar de acordo com os fatos mesmo quando sua percepção lhe diz que seu pensar não mais está controlado pelo mundo físico-sensório e suas leis. Ao mesmo tempo nos libertamos do hábito de nosso pensar vagar sem relação a fatos, nos levando a não ter controle sobre o pensar.

2. Controle dos impulsos da vontade

A alma deve ser a administradora na esfera da vontade, assim como no controle do pensar. No mundo físico-sensório é a vida que administra enfatizando a necessidade A ou B do ser humano e se sente motivada a satisfazer estas necessidades. No treinamento superior o ser humano administra a si mesmo para obedecer apenas ao seu próprio comando, de forma estrita. Aquele que se tornar apto a assim direcionar a sua vontade, sentir-se-á cada vez menos inclinado a desejar o que é não essencial. A insatisfação e instabilidade na vida da vontade reside sobre o desejo por aquilo que não concebemos claramente a realização. Insatisfações podem trazer desordem à vida mental como um todo quando o Ego-Superior está para emergir a partir da alma. A prática aqui indicada consiste em por vários meses numa determinada hora do dia, realizarmos uma ação que nos impomos a nós mesmos. “A partir de hoje às 10 hs farei...tal ação “ Assim nos tornamos aptos a determinar a hora de determinada ação e sua natureza a ser realizada de forma a nos permitir de forma acurada a uma grande exatidão. Então ascendemos a nós mesmos acima da atitude danosa da mente que reside em “gostar disto, querer aquilo”, na qual nada fazemos para considerar a possibilidade de realizá-la.  A grande personalidade de Goethe, fez um vidente dizer: "Eu amo aquele que deseja o impossível" (Goethe, Fausto 11). E Goethe diz a si mesmo: “Viver na ideia significa tratar o impossível como pensar sendo possível”. Para a demanda de Goethe e seu vidente Manto, só pode ser realizada por aquele que treinou a si mesmo a desejar o que é possível, de forma a estar apto, através de sua vontade muito fortalecida, a tratar o “impossível” de forma a transformá-lo através de sua vontade em possível.

3. Calma na alegria e na tristeza

Em termos do nosso mundo de sentimentos, a alma deve adquirir através do treinamento espiritual um certo grau de calma. Para este propósito a alma necessariamente torna-se a administradora sobre as expressões de alegria ou tristeza, de prazer ou dor. É exatamente ao que concerne adquirir esta habilidade que muito preconceito reside. Imagina-se que o ser humano deva se tornar aborrecido (chato) e sem simpatia em relação a outro ser humano ao treinar para não alegrar-se com a alegria ou sentir dor pela dor alheia. Mas este nunca é o ponto em questão. Com a alegria a alma deve regozijar-se, com a tristeza, deve sentir a dor. Mas deve adquirir sim a habilidade de controlar a expressão de alegria e tristeza, de prazer e dor. Empreendendo este treinamento, nota-se logo que a pessoa torna-se ainda mais sensível, mais receptiva para tudo que é alegre ou triste em seu ambiente do que anteriormente. Para se estar certo, para adquirir esta habilidade observe-se estritamente por um longo período de tempo. E permita-se ver que sua capacidade integral para simpatizar com a alegria e a tristeza sem perder seu próprio auto-controle aumenta e desta forma nos libertamos de expressões involuntárias de seus sentimentos. Não é a dor que se justifica que deve ser suprimida, mas o choro involuntário; não suprimir o horror à ação do Mal, mas sim a erupção da raiva cega; não é suprimir a atenção ao perigo, mas o medo infrutífero, etc.  Somente através desta prática o iniciado adquire a tranquilidade necessária na mente para que a alma não impeça o nascimento do Ego-Superior e sobretudo, que durante esta sua atividade, para evitar que o sósia da alma surja ao lado do Ego Superior, levando a uma anormalidade na alma.  Não engane a si mesmo. Muitos concordam que já adquiriram uma certa equanimidade na vida cotidiana e, portanto, não precisam deste exercício. Mas pode-se ficar calmo ao confrontar as coisas da vida cotidiana, e quando se ascende a um mundo superior, a falta de equilíbrio que até então suprimida se afirma ainda mais.  Deve -se entender que no treinamento espiritual, o que já se possuiu anteriormente é de menor importância do que a prática com regras exatas, daquilo que falta. Embora essa frase pareça contraditória, é, no entanto, correta. Embora a vida tenha nos ensinado isso ou aquilo, as habilidades que adquirimos por nós mesmos servem à causa do treinamento espiritual. Se a vida nos trouxe excitabilidade, devemos quebrar o hábito; se a vida nos trouxe complacência, devemos, através da autoeducação, despertar a nós mesmos em tal grau que a expressão da alma corresponde à impressão recebida. Quem nunca ri sobre nada tem tão pouco um controle de sua vida quanto alguém que, sem nenhum controle, é continuamente dado ao riso fácil.

4. Positividade ao julgar o mundo

Positividade além de controle do pensar e dos sentimentos. Uma bela lenda sobre como Cristo Jesus, acompanhado por algumas pessoas, passou por um cachorro morto deitado na beira da estrada. Enquanto os outros se afastaram do espetáculo hediondo, Cristo Jesus falou admiradamente dos belos dentes do animal. Pode-se aprender a atitude da alma em relação ao mundo demonstrado por essa lenda. O erro, o mal, o feio não devem impedir que a alma encontre o VERDADEIRO, O BOM E O BELO onde quer que estejam presentes. Essa positividade não deve ser confundida com o não criticismo, com fechar os olhos arbitrariamente para o que é ruim, falso e inferior. Se você admira os "belos dentes" de um animal morto, vê também o cadáver em decomposição. Mas este cadáver não o impede de ver os belos dentes. Não se pode considerar o mau, bom, e o falso, verdadeiro, mas é possível adquirir a capacidade de não ser impedido pelo mal de ver o bom e pelo erro, de ver a verdade.

5. Atitude receptiva imparcial em relação à vida

O pensamento ligado à Vontade passa por um certo amadurecimento quando nos permitimos nunca sermos roubados em nossa receptividade imparcial, para novas experiências. Para a escolaridade da ciência espiritual, o pensamento a seguir ser desprovido de sentido "Eu nunca ouvi isto, não acredito nisto". Deveria ser seu objetivo, durante períodos específicos de tempo, aprender algo novo em todas as ocasiões a respeito de tudo e todos. De cada sopro de ar, de cada folha, a partir do balbuciar de crianças, pode -se aprender algo quando se está preparado para ajudar alguém num certo ponto de vista que não se utilizou até o presente.  No entanto, será facilmente possível em relação a esta capacidade de se ampliar fora da marca. Não se deve de forma alguma desconsiderar, em nenhuma fase específica da vida, as vivências anteriores. Deve-se julgar o que se experimenta no presente pelas experiências do passado. Isso é colocado na balança,  sobre o outro lado, no entanto, deve ser colocada a tendência do futuro iniciado de continuamente experimentar o novo. Acima de tudo, deve existir fé na possibilidade de que novas experiências possam contradizer as antigas.

6. Harmonia

 Nomeamos aqui cinco capacidades da alma que o aluno da Ciência Espiritual deve fazê-las suas no treinamento correto: controle da direção do pensamento; controle dos impulsos da vontade; calma na alegria e tristeza; positividade ao julgar o mundo; imparcialidade em nossa atitude em relação à vida. Qualquer pessoa que tenha colocado em prática e por certos períodos consecutivos, com o objetivo de adquirir estas capacidades ainda se sujeita à necessidade de trazê-los à concordância harmoniosa em sua alma. Estará sob a necessidade de praticá-los simultaneamente, em pares, ou três e um, e assim por diante, a fim de trazer a harmonia. Os exercícios aqui caracterizados são indicados pelo métodos de treinamento espiritual, porque, ao serem realizados conscientemente, eles não apenas tem como efeito no aluno da Ciência Espiritual, naquilo designado acima como resultado direto, mas indiretamente muito mais se segue, o que é necessário no caminho para os mundos espirituais. Quem realiza esses exercícios em um grau suficiente encontrará no processo, que muitas deficiências e defeitos em sua vida na alma, e ele encontrará precisamente os meios exigidos por ele mesmo para fortalecer e salvaguardar sua vida intelectual, sua vida de sentimento e seu caráter.

Fonte: Rudolf Steiner. GA 13. An Outline of Occult Science – V: Cognition of the higher worlds. Initiation  https://rsarchive.org/Books/GA013/English/AP1972/GA013_c05-01.html

A Ciência Oculta de Rudolf Steiner, em português: https://www.antroposofica.com.br/prod,IDLoja,472,Y,1233584289476,IDProduto,36787,antroposofia-a-ciencia-oculta---rudolf-steiner