Queridos amigos, desejo a todos vocês uma Feliz Páscoa de 2024 com a belíssima obra da Ressurreição de Mathias Grünevald que faz parte de um conjunto de pinturas do Triptichon conhecido como "A peça de Altar de Isenheim" que se localiza no Museu de Unterlinden (1) onde ficava o Monastério dos Antoninos.
O Triptichon é uma enorme peça de madeira, com várias pinturas, dentre elas a Ressurreição, algo magnífico de ser visto e apreciado por cada um de nós. Os relatos contam sobre muitas curas ocorridas quando os doentes ficavam diante da Ressurreição do Grünevald obra que fazia parte do Triptichon Altar de Isenheim que era trazido para as alas de internados com regularidade.
Entre 1512-1516, Mathias Grünewald criou sua celebrada peça do Retábulo de Isenheim - Altar (Tripticon) para a ordem monástica dos Antonitas ou Antoninos (2) localizada em Colmar, França. O Monastério de Isenheim foi fundado em cerca de 1.300. Os monges cuidavam das vítimas do fogo de Santo Antonio causado por um fungo (ergot) que crescia no centeio usado para fazer pão. O fungo causava gangrena nos pés, mãos e demência.
(1) Museu - Musée Unterlinden https://webmuseo.com/ws/musee-unterlinden/app/collection/expo/34?lang=en
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.