Feliz Pascoa de 2024.SvH

 Queridos amigos, desejo a todos vocês uma Feliz Páscoa de 2024 com a belíssima obra da Ressurreição de Mathias Grünevald que faz parte de um conjunto de pinturas do Triptichon conhecido como "A peça de Altar de Isenheim" que se localiza no Museu de Unterlinden (1) onde ficava o Monastério dos Antoninos.

O Triptichon é uma enorme peça de madeira, com várias pinturas, dentre elas a Ressurreição, algo magnífico de ser visto e apreciado por cada um de nós. Os relatos contam sobre muitas curas ocorridas quando os doentes ficavam diante da Ressurreição do Grünevald obra que fazia parte do Triptichon Altar de Isenheim que era trazido para as alas de internados com regularidade.

Entre 1512-1516, Mathias Grünewald criou sua celebrada peça do Retábulo de Isenheim - Altar (Tripticon) para a ordem monástica dos Antonitas ou Antoninos (2) localizada em Colmar, França. O Monastério de Isenheim foi fundado em cerca de 1.300. Os monges cuidavam das vítimas do fogo de Santo Antonio causado por um fungo (ergot) que crescia no centeio usado para fazer pão. O fungo causava gangrena nos pés, mãos e demência. 

(1) Museu - Musée Unterlinden https://webmuseo.com/ws/musee-unterlinden/app/collection/expo/34?lang=en

 (2) Ordem de Santo António ou Conegos Regulares de Santo Antonio de Vienne, Irmãos Hospitalares de Santo Antonio,  ou Antoninos ou Antonitas, eram uma congregação da Igreja Católica Romana, fundada cerca de 1095, com a finalidade de cuidar dos que sofrem da doença medieval  “fogo de Santo Antonio”.



A RESSUREIÇÃO, GRÜNEVALD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Homrich NEWS por Sonia von Homrich

Visões de Mundo Pós-Humano. John A. McCurdy. BR/US

Comunidade Espiritual Nova Humanidade Piero Cammerinesi