De Ricardo Mellão a João Mellão Neto. Homenagem


Queridos amigos, João Mellão Neto, jornalista, deputado, nos deixou. Esta é a homenagem de seu filho Ricardo Mellão.

Querido Ricardo, tudo que permeou minha vida, os ensinamentos de seu pai, o caminho estreito,  Fernando Pessoa se mescla com o aprender sobre o liberal na política...  que aprendi com seu pai. Estou triste com a partida dele mas sei que ele agora, do outro lado da vida que é eterna, estará sempre inspirando e ajudando de todas as formas inimagináveis. Meu amor para você e sua querida mãe, para toda a família. Abraços.

Ricardo Mellão:
"Nossos ideais são como as estrelas, podemos nunca alcançá-las, mas é perseguindo o seu brilho que encontraremos o nosso destino."

Descanse em paz, Papai 🙏

Publicado em 24 de abril de 2020
Ricardo Mellão
Deputado Estadual por São Paulo no Partido NOVO

Sabíamos o quanto estava sofrendo por todo o fardo que carregava pelas limitações de saúde que a vida lhe impôs. Mas mesmo assim, batalhava insistentemente e nunca nos deixou transparecer o seu sofrimento. Seu coração, sempre justo, parou essa noite, fazendo com que sua alma enfim ganhasse o merecido descanso. Não consigo imaginar o que será da minha vida sem nossas antigas conversas de sábado de manhã, sem as lições de vida que me transmitiu e a grande identificação e companheirismo que sempre tivemos. Como queria voltar a ser aquele menino curioso, de 8 anos de idade, que descia todas as manhãs de sábado em seu escritório de casa para te perguntar sobre absolutamente tudo. Queria entender o mundo e tinha em você meu grande mestre e professor.

Lembro-me que fazia questão de parar seus estudos matinais para atender meus anseios intelectuais porque, como um dia me confidenciou, via naquela criança a oportunidade de se reencontrar na sua própria infância, dando-me aquilo que sempre desejou. Nossa semelhança, até física, impressionava a todos, o que inclusive me rendeu o apelido de "Copinha". Como queria voltar a ser aquele adolescente de 15 anos, que explorava suas histórias e vivência para beber um pouco da sua sabedoria e de todo o conteúdo de vida e de estudos que tinha acumulado. E assim, me sentir mais preparado para a vida que viria. Sempre um ponto de vista interessante, um pensamento fora da caixa, que me fez percorrer grandes atalhos mentais na vida. Ou então voltar a ser ao menos aquele jovem de 23 anos de idade, que via em você um grande mestre para debater ideias e exprimir conceito, justamente porque sabia do privilégio que Deus tinha me concedido de poder acessar uma inteligência magnífica como a sua para tanto.

Já mais velho, lembro-me de algumas poucas vezes que ousei lhe transmitir alguma "lição" e assim me atrevia porque dizia: "não reclame, estou apenas te retransmitindo aquilo que você mesmo um dia me ensinou!" Sei que, apesar de nunca ter me forçado ou induzido a isso, o quanto se orgulhava do fato de eu ter seguido sua carreira. Toda vez que apontava o quão distante estava de igualar seus feitos, me dizia: "Trate de se esforçar! Não te criei para ser igual a mim, e sim muito melhor!" Missão impossível paizinho... sempre gentil nas palavras e no elogios quando, nas últimas vezes que nos encontramos, se referia ao meu trabalho. O destino quis que eu começasse minha carreira justamente na última função que você exerceu. E só Deus sabe o quanto do esforço que realizo nas minhas batalhas diárias pautadas por princípios e valores e na defesa da sua visão liberal na política, talvez seja apenas uma necessidade enorme que sempre carreguei desde pequeno de te encher de orgulho. Jornada que iniciou com as redações de escola que me esmerava para tirar notas altas. Terminou com o ingresso na vida pública pela "estrada estreita", termo que tirou de uma passagem bíblica que gostava de mencionar. Espero que, apesar de só ter visto o início da minha carreira, eu tenha cumprido um pouco dessa missão.

Saiba sempre, onde quer que você esteja nesse momento, que a eternidade também existe aqui na terra, Papai. Ela é fruto do exemplo, dos ensinamentos e dos valores que transmitimos aos nossos filhos, que um dia também os transmitirão aos seus. Tenha em mim a certeza de que, enquanto viver, você será eterno. Esse é o ideal que sempre persegui. Sei da dificuldade disso, mas como você mesmo um dia escreveu num dos seus brilhantes artigos que escrevia toda semana como jornalista para o Estadão: "nossos ideais são como as estrelas, podemos nunca alcançá-las, mas é perseguindo o seu brilho que encontraremos o nosso destino." Te amo para sempre, papai!


PS.: esse vídeo, do último discurso que você fez no meu jantar de lançamento de campanha de 2018, era uma homenagem que pretendia fazer você no dia dos pais desse ano. Sei o quanto se esforçou para vencer suas limitações em público para me dar esse presente. Passa agora a ser a maior herança que você me deixou. 🙏❤

Postagens mais visitadas deste blog

Família Homrich NEWS por Sonia von Homrich

Visões de Mundo Pós-Humano. John A. McCurdy. BR/US

Comunidade Espiritual Nova Humanidade Piero Cammerinesi