26 outubro 2024

Conhecer a Si Mesmo.

Antroposofia em sua interpretação correta é a consciência de nossa humanidade, individualmente, muito mais do que a – sabedoria do ser humano – é reverter a vontade, vivenciar o conhecimento e a participar individualmente no tempo de seu destino, devendo ter como objetivo dar à alma um certo direcionamento de consciência, uma SOFIA. Rudolf Steiner


A Nova Yoga da Vontade - Respiração com sons, consoantes e vogais? Eurritmia, Música, Poesia? A Nova Yoga Michaélica.

A alquimia da Yoga  - concebendo o “Cristo em nós” através da relação amorosa do Pai Celestial e da Mãe Terra.

Conhecer a si mesmo, não a si,  mas Cristo em si, em seu interior.


"ECCE HOMO": a revelação do ser humano essencial no brilho do verão.

Eu entrei neste mundo dos sentidos

Trazendo comigo a herança do pensar.

Um poder devotado me trouxe aqui.

A morte permanece no final do caminho.

Eu quero sentir o Ser de Cristo.

Na morte da matéria, Ele acorda o nascimento do espírito.

Assim, no Espírito, devo eu, encontrar o mundo

E no tornar-se do mundo eu conheço a mim mesmo.

Rudolf Steiner

 

Rudolf Steiner: Se nós compreendemos no todo, o conceito do querer que vive na busca mental da verdade, então o conceito está na alma como um ser substancial.

 

Rudolf Steiner: Auto-conhecimento na verdade consiste nisto: Perceber de um lado o que está nas alturas sobre o Ser Humano Terrestre e por outro lado o que está nas profundezas abaixo do Ser Humano Terrestre; e estes dois entendimentos tem que se encontrar no interior do ser humano.  Então pode o ser humano encontrar em seu próprio ser,  o poder de Deus, o Criador.


Eu e meu Pai somos Um. João 10:30


Rudolf Steiner : O solo do mundo é o ser do amor interior aparecendo externamente como luz.

Estava ali um homem enfermo havia 38 anos. Cristo vendo-o deitado perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu o enfermo, Senhor não tenho ninguém que me coloque no tanque quando a água é agitada pelo Anjo, pois enquanto eu vou, outro desce ao tanque antes de mim (O Anjo surgia de vez em quando e agitava a água, os primeiros a entrar eram curados de qualquer doença). Então Cristo Jesus lhe diz: Levanta-se, toma o tua maca e anda. João 5:4-8


Pois tudo o que nasce de Deus supera o mundo: e essa é a vitória que supera o mundo, mesmo a nossa fé.

Quem é aquele que supera o mundo, aquele que acredita que Cristo-Jesus é o Filho de Deus?

Ele veio pela água e pelo sangue, até Cristo-Jesus; não apenas pela água, mas água e sangue. E é o espírito que testemunha, porque o Espírito é verdade.

Pois existem três que têm registro no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e esses três são um.

E há três que prestam testemunho na terra, o Espírito, a água e o sangue: e esses três concordam em um.

 

E Deus amou o mundo de tal maneira que ele deu seu filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo através dele fosse salvo. João 3:16-17






23 outubro 2024

Imaginação, Inspiração, Intuição. RS

Imaginação: Nossa cabeça. 

Inspiração: Nossa Organização Rítmica. 

Intuição: Nosso metabolismo e Membros.

Pensamentos de liderança antroposóficos, 35, 36, 37

Rudolf Steiner



35. Entendemos a natureza física do homem somente se considerarmos o físico como uma imagem da alma e do espírito. Tomada por si só, a corporalidade física do ser humano é ininteligível. Mas é uma imagem da alma e do espírito de maneiras diferentes em seus vários membros. A cabeça é a imagem simbólica mais perfeita e completa da alma e do espírito. Tudo o que se refere ao sistema do metabolismo e aos membros é como uma imagem que ainda não assumiu suas formas finalizadas, mas ainda está sendo trabalhada. Por fim, em tudo o que pertence à organização rítmica do homem, a relação da alma e do espírito com o corpo é intermediada entre esses opostos.

36. Se contemplamos a cabeça humana a partir deste ponto de vista, encontramos a ajuda para a compreensão das Imaginações Espirituais. Nas formas da cabeça, as formas Imaginativas são como se fossem coaguladas ao ponto da densidade física.

37. Similarmente, se contemplamos a parte rítmica da organização do ser humano nos ajudará a entender Inspirações. A aparência física dos ritmos da vida suporta mesmo na imagem perceptível sensória o caráter da Inspiração. Finalmente, no sistema do metabolismo e membros – se observamos este em sua ação integral, no exercício de suas necessárias ou possíveis funções – temos a imagem, suprassensível e ainda sensível, de puras Intuições suprassensíveis.


Fonte: 

Em Inglês, apenas até o 29

https://rsarchive.org/Books/GA026/English/RSP1973/GA026_index.html

Em alemão de 30 em diante

https://rsarchive.org/Books/GA026/German/GA026_index.html


Artigo publicado em Inglês: https://martyrion.blogspot.com/2024/10/imagination-our-head-inspiration-our.html

Foco da Cidadania.

 Sonia Von Homrich, 23 de Outubro de 2024


Temos que ter foco daqui para a frente:
1. Voto Distrital PURO
2. Recall
3. Leis de iniciativa popular
4. Referendo

Acompanhem as Lives do Fernão Lara Mesquita, Quartas e Quintas
com a participação do Laudelino e do Cel Gerson Gomes.

Vale muito a pena.

Questões de cidadania.

Fernão Lara Mesquita

19 outubro 2024

Os verdadeiros fatos. Dr. Francisco Cardoso

 Dr. Francisco Cardoso e Raphael Camara

Não é fake! As agências de “checagem” não checaram nada. Aos verdadeiros “fatos”: *

Em 2022, o Ministério da Saúde introduziu no Sistema Nacional de transplantes um programa inovador que passou a monitorar e avaliar todo sistema, a partir da criação de um modelo composto por um conjunto de indicadores de qualidade, além dos requisitos técnicos previstos para a adesão dos gestores ao programa, incluindo diversas comprovações de atendimento aos regramentos sanitários. A iniciativa foi pactuada na tripartite.
* A nova metodologia permitiu uma avaliação prévia do SNT, com a análise e classificação dos integrantes em níveis de desempenho assistencial com a finalidade de modificar a concessão do custeio diferenciado, antes repassado independente dos resultados da rede.
* Em 2023, sem aguardar o período previsto para o ciclo de implementação do programa, a gestão atual revogou o programa e editou portaria modificando aspectos importantes.
* Desconsideraram o ciclo de avaliação previamente realizado, retornaram a concessão automática do incentivo financeiro, delegaram o monitoramento às centrais estaduais de transplante, alteraram o conjunto de indicadores de qualidade, modificando e retirando do modelo, indicadores fundamentais, como por exemplo, a análise das taxas de mortalidade institucionais em 30 dias, por período de 1 ano e sobrevida pós transplante.
* O modelo de pagamento por desempenho é reconhecido internacionalmente pelo potencial de induzir melhoria contínua em todo sistema de saúde, ampliando a busca por eficiência, criando um ciclo virtuoso de competição saudável entre prestadores de serviços e valorização das boas práticas assistenciais. #vida #saude #drfranciscocardoso #infectologista #peritomedicofederal #disease #doencas #tratamento #cfmforte

https://www.instagram.com/reel/DBUZZ8OR67A/?utm_source=ig_web_copy_link

Coincidências existem?

 

Coincidências existem? Rudolf Steiner

Trad. Sonia von Homrich


Falar de "coincidência" no mundo físico-sensorial certamente não é injustificado. E como certamente a frase, "não existe coincidência" é válida se todos os mundos forem levados em consideração, assim tão injustificado seria rejeitar a palavra "coincidência" ao se referir apenas às concatenações das coisas no físico- mundo sensorial. Realmente, a coincidência no mundo físico é provocada pelo fato de que, neste mundo, as coisas ocorrem no espaço sensorial.

 

Elas devem, à medida em que ocorrem neste espaço, também obedecer às leis deste espaço. Nesse espaço, no entanto, coisas externas podem se unir, o que inicialmente não têm nada a ver internamente. Assim como meu rosto não está realmente deformado porque parece estar deformado em um espelho irregular, assim as mesmas causas que fazem um telhado cair, o que me prejudica - enquanto estou passando - não precisa ter necessariamente com algo de meu carma passado.

 

O erro que se comete aqui é que muitos imaginam de forma extremamente simples, as conexões cármicas. Por exemplo, as pessoas assumem, se aquela individualidade se machucar por um telhado em queda, ela deve ter ganho càrmicamente esse dano. Todavia, isso não é em definitivo uma necessidade.

 

Nos eventos de vida de todas as pessoas, ocorrem constantemente fatos que nada têm a ver com seu mérito ou culpa, no passado. Tais eventos encontram seu lugar cármico, no futuro. O que acontece comigo inocentemente agora, serei compensado por isto, no futuro. Está correto dizer que nada permanece sem compensação cármica.

No entanto, se a vivência de uma pessoa é a consequência de seu passado cármico ou é a causa de um futuro cármico: isto deve ser determinado separadamente. E não pode ser decidido pela mente acostumada ao mundo físico, mas apenas pela experiência e percepção ocultas.

 

Fonte: GA34. Ensaios básicos sobre antroposofia e relatórios. Julho 1904

 

https://odysseetheater.org/GA/Buecher/GA_034.pdf#view=Fit

 

https://rudolfsteinerquotes.wordpress.com/2023/07/08/

 

https://rsarchive.org/Articles/GA034/

 

https://rsarchive.org/Articles/GA034/English/Singles/EduChi_essay.html

11 outubro 2024

Funcional Tripartide Humano

 Tradução Sonia von Homrich

Funcional Tripartide Humano. Matthias Girke, Georg Soldner

A vida, a alma e o espírito do ser humano estão conectados ao corpo de maneiras muito diferentes: em nosso sistema neurossensorial, nós desenvolvemos a consciência de nosso próprio mundo interior e também do mundo exterior, o qual percebemos através de nossos sentidos. A alma humana e o espírito despertam para a consciência com base no sistema neurossensorial.

Em nosso sistema motor-metabólico (membro), o movimento de nossos membros leva a processos metabólicos intensivos. O movimento promove basicamente a atividade metabólica e, com ela, processos regenerativos em construção. A atividade da vontade humana está ligada ao sistema metabólico-motor e seu metabolismo funcional.

Ambos os polos de nossa organização humana são mediados por nosso sistema rítmico. Todos os processos em nosso organismo humano são organizados ritmicamente: não apenas nossa função respiratória e cardíaca são governadas por ritmos, mas também inúmeras outras funções (ritmos no sistema nervoso, múltiplos hormônios, pressão arterial, açúcar no sangue, atividade de movimento no trato digestivo, etc.). Estes ritmos não estão separados um do outro. Eles formam um sistema rítmico. Muitas doenças são acompanhadas por distúrbios ou mesmo dissociação deste sistema. Conversamente, a cura e a saúde requerem que os processos rítmicos sejam fortalecidos, como garantir um ritmo regular de acordar e dormir.


Functional Threefolding. Matthias Girke, Georg Soldner

The life, soul and spirit of the human being are connected to the body in very different ways: in our neurosensory system we develop consciousness of our own inner world, and also of the outer world, which we perceive through our senses. The human soul and spirit awaken to consciousness on the basis of the neurosensory system.

In our motor-metabolic (limb) system , the movement of our limbs leads to intensive metabolic processes. Movement basically promotes metabolic activity and, with it, regenerative upbuilding processes. Human will activity is linked to the motor-metabolic system and its functional metabolism.

Both poles of our human organization are mediated by our rhythmic system . All processes in our human organism are organized rhythmically: not only our breathing and heart function are governed by rhythms, but numerous other functions as well (rhythms in the nervous system, multiple hormones, blood pressure, blood sugar, movement activity in the digestive tract, etc.). These rhythms are not separate from each other; they form a rhythmic system. Many illnesses are accompanied by disturbances or even dissociation of this system; conversely, healing and health require rhythmic processes to be strengthened, such as by ensuring a regular rhythm of waking and sleeping.

 

Fonte/ Source

https://www.anthromedics.org/BAS-0349-EN

Quadrupla Constituição Humana.

 Below in English Language

 

A quádrupla constituição humana. Mathias Girke, Gelorfe Soldner

Tradução: Sonia von Homrich

Seres humanos são mais que seus corpos físicos. Seus processos de vida, como crescimento, regeneração, e todos os processos de cura, pertencem à sua ‘organização da vida’, seu corpo etérico. Como seres que se movimentam e tem sentimentos, eles desenvolvem um mundo interior da alma, a qual eles expressam através da linguagem, das expressões faciais – alma ou organização sensciente, sensível ou alma da sensação, corpo astral. Como um ser acordado em si mesmo, consciente de si mesmo, e como individualidades auto-determinadas, seres humanos vivem como seres espirituais (EU) no organismo, o que podemos perceber através da linguagem e na configuração de suas biografias individuais e destinos.

Estas quatro entidades constituindo o ser humano tornam-se imediatamente evidentes na consulta médica. O paciente reporta seus sintomas físicos (corpo), sua exaustão e perda de vitalidade (organização da vida), suas sensações e queixas psicológicas, como ansiedade e dor (organização sensciente) e como um “EU” o paciente tem questões sobre o sentido, a perspectiva, o que significa aquela doença, em sua biografia individual. Os fundamentos epistemiológicos e em consequência as bases científicas para este conhecimento e compreensão antroposófico do ser humano, na Medicina Antroposófica, tem sido apresentado e elaborado em detalhes.

 

O corpo físico humano

O corpo físico visível, isto é, a forma da materialidade construída que pode ser analisada com métodos científicos. Esta organização física se estende dos ossos ao material genético em cada célula. Este corpo determina nossa aparência física, peso, densidade e equilíbrio das forças físicas. Este corpo físico é excepcionalmente pesquisado na era moderna, na medicina puramente orientada cientificamente e concerne a processos que podem ser explicados através das leis da química e da física.

 

A organização da vida

Adiciona-se às leis Químicas e Físicas, as forças que conhecemos como as forças de autocura, como vitalidade, ou habilidade de regenerar-se. Estes são processos dinâmicos de vida os quais variam grandemente em sua atividade e intensidade nos órgãos individuais e tecidos. A capacidade regenerativa das células do fígado e das gônadas (testículos e ovários) difere das células do cérebro ou das córneas. Estes vários processos dinâmicos de vida pertencem à organização da vida que permite interações harmoniosas e plena de significados entre os vários processos de vida. Cada ser humano tem sua própria organização de vida. Assim como tem seu próprio corpo físico. Rudolf Steiner também chama esta organização de vida de corpo de vida ou corpo etérico, no qual o termo “corpo” sempre significa algo que configura, que dá forma. As forças etéricas  são a base de toda cura inerente e capacidade para a saúde. A organização da vida necessita de uma abordagem epistemológica para reconhecer sua realidade independente como distinta da organização física.

 

A organização da alma (corpo astral)

Diferentes sentimentos como sofrimento, alegria, simpatia e antipatia, a habilidade para perceber algo conscientemente, a faculdade de estar apto a desejar e querer coisas, são expressões dos diferentes poderes da alma. Todos estes pertencem à organização da alma o que permite uma interação harmoniosa e plena de significado dos vários impulsos de nossa alma. Cada pessoa tem sua própria organização da alma, assim como elas tem sua própria organização de vida e seu próprio corpo físico. Na antropologia antroposófica, isto é conhecido como a organização sensciente, da sensação ou corpo astral.

A organização da alma cria um espaço interior em nós e ao mesmo tempo uma nova dimensão da habilidade de referir, relatar. Permite afeição ou aversão (rejeição), auto-co0nsciência e compaixão, nos permite desenvolver dependência ou autonomia.

 

A individualidade humana

Cada ser humano, cada criança é um indivíduo: único, insubstituível e indivisível. O conceito de dignidade humana se refere a isto. Toda a ética na medicina é baseada neste fato. Isto é fundamentalmente diferente das atividades da alma e da alma sensciente que encontramos em animais. O termo individual deriva do Latim e significa que a divisão em posteriores subunidades é impossível (in-dividere= não divisível). Então, refere-se à essência do ser humano. Cada um de nós pode dizer “EU” somente a nós mesmos. O “EU” corresponde ao espiritual em nós, forma o centro de nossa personalidade, permite a consciência do self e à perpétua capacidade para desenvolvimento posterior. Não apenas se mostra a si mesma em nosso pensar e faculdades cognitivas, também penetra e configura nossa alma e corpo. Todos nós vivenciamos em nosso ser interior que podemos influenciar nosso pensar, nosso sentir e nossa atividade da vontade (querer). Esta habilidade é o pré-requisito de qualquer ética consistente. Então, o “EU” humano é a base da liberdade que nós, seres humanos vivenciamos quanto atuamos de forma independente ou fazemos decisões. A intervenção do “EU” na alma e corpo é possível através da organização do “EU”. Esta organização do “EU” coordena e integra todos os processos individuais do organismo, como o “EU” individual pode de forma crescente influenciar e configurar o pensar, os sentimentos e a ação. O “Eu” é a entidade espiritual imortal no ser humano. O elemento que a organização do “EU” primariamente usa para conectar com o corpo é o calor.

 

The Fourfold Human Constitution. Matthias Girke, Georg Soldner

Human beings are more than their bodies. Their life processes, such as growth, regeneration and all healing processes, belong to their life organization (etheric body). As beings that move about and have feelings they develop an inner world of soul, which they may express through language and facial expressions (soul or sentient organization, astral body). As self-aware and self-determined individualities, they live as spiritual beings (the “I” ) in the organism, which we may perceive through language, and they shape their individual biographies and destinies.

These four entities constituting the human being become immediately evident when we encounter a patient. The patient reports on her physical symptoms (body), her exhaustion and loss of vitality (life organization), her sensations and psychological complaints, e.g., anxiety and pain (sentient organization) and as an “I” she has questions about the meaning, perspective and significance of the disease for her individual biography. The epistemological foundations and thus the scientific basis for this anthroposophic understanding of the human being in Anthroposophic Medicine have been presented and elaborated on in detail.

 

The human body

The visible body, i.e., the materially constructed form that can be analyzed with scientific methods, is the physical body. This physical organization extends from the bones to the genetic material in each cell. It determines our external physical appearance, weight, density and balance of physical forces. This physical body has been exceptionally well researched in modern times, as a purely scientifically oriented medicine is primarily concerned with processes that can be explained by the laws of chemistry and physics.

 

The life organization

In addition to chemical and physical laws, there are forces that we know as self-healing forces, as vitality, or as the ability to regenerate. These are dynamic life processes which can vary greatly in their activity and intensity in the individual organs and tissues. The regenerative capacity of liver cells and the gonads is different from that of brain cells or the corneas. These various dynamic life processes belong to a life organization that enables harmonious and meaningful interaction between the various life processes. Every human being has his own life organization, just as he has his own physical body. Rudolf Steiner also called this life organization the life body or etheric body, whereby the term “body” always means something that has shape and form. Etheric forces are the basis for all inherent healing and capacity for health. The life organization needs an epistemological approach to recognize its independent reality as distinguished from that of the physical organization.

 

The soul organization

Different feelings such as suffering and joy, sympathy and antipathy, the ability to perceive something consciously, the faculty of being able to wish for and want things, these are all expressions of different powers in the soul. They all belong to the soul organization that enables the harmonious and meaningful interaction of our various soul impulses. Every person has their own soul organization, just as they have their own life organization and their own physical body. In anthroposophic anthropology this is known as the sentient organization or astral body.
The soul organization creates an inner space in us and at the same time a new dimension of the ability to relate; it enables affection and aversion, self-awareness and compassion, and allows us to develop attachment and autonomy. 

 

The human individuality

Every person, every child is an individual: unique and one of a kind, irreplaceable and indivisible. This is what the concept of human dignity refers to. All ethics in medicine is based on this fact. This is fundamentally different from the activities of soul and of sentience that we find in animals. The term “individual” is derived from Latin and means that a division into further subunits is not possible (in-dividere = not divisible). It thus refers to the essence of the human being. Each of us can say “I” only to ourselves. The “I” corresponds to the spiritual in us, it forms the center of our personality, enables self-awareness and a lifelong capacity for further development. It not only shows itself in our thinking and our cognitive faculty, it also penetrates and shapes our soul and body. We all experience in our inner being that we can influence our thinking, our feelings and our will activity. This ability is a prerequisite of any consistent ethics. Thus, the human “I” is the basis for the freedom that we human beings experience when we act independently or make decisions. The intervention of the “I” in soul and body is made possible by the “I”-organization. This “I”-organization coordinates and integrates all the individual processes of the organism, whereby the individual “I” can increasingly influence and shape thoughts, feelings and action. The “I” is the immortal spiritual entity in the human being. The element that the “I”-organization primarily uses to connect with the body is warmth.

 

Referências bibliográficas/ Bibliography

Setzer, V. A alma está entre corporalidade e o espírito, suas características voltadas tanto a um como a outro. Rudolf Steiner, com sua percepção clarividente, observou que a alma tem 3 membros ou constituintes, que ele denominou de Alma das Sensações Empfindungseele, Alma Racional e da Índole Verstandes- und Gemütseele (ou Alma da Razão e do Intelecto), e Alma da Consciência Bewusstseinseele (ou Alma da Consciência Espiritual).  https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/const2.htm

Setzer , V.The soul stays between the body and the spirit, having characteristics of both. R.Steiner, with his clairvoyant perception, observed that the soul has three members or constituents, which he called Sentient Soul, Intellectual and Temper Soul and Consciousness Soul. I am using here partly traditional translations correspondent to the originals EmpfindungseeleVerstandes- und Gemütseele and Bewusstseinseele. On section 2.3 I justify my own choice of 'temper' as a translation for Gemüt.

https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/const2.htm

Heusser P. Anthroposophy and science. An introduction. Frankfurt am Main: Peter Lang; 2016.

Vagedes J, Soldner G. Das Kinder-Gesundheitsbuch. Kinderkrankheiten ganzheitlich vorbeugen und heilen. 7th ed. Munich: Gräfe und Unzer; 2013.

Girke M. Internal medicine. Foundations and therapeutic concepts of Anthroposophic Medicine. Chap. The concept of the human being. 1st ed. Berlin: Salumed; 2016.

 

Fonte/Source: https://www.anthromedics.org/BAS-0347-EN

 

1)