Missão, Caráter, Essência, Grail Triptych /Tryptychon Graal, Sonia von Homrich

https://soniavonhomrich.blogspot.com/2019/11/missao-carater-vida-sonia-von-homrich.html

09 julho 2023

Inteligência Criativa. Valdemar Setzer.

 

Comentários em Inteligência Criativa

 

"A inteligência artificial não é nem inteligente nem artificial. Não é artificial porque é criada por nós, é natural. ... a inteligência é um produto do processo darwiniano de seleção natural." ele não conhece a definição de "artificial" que está em qualquer dicionário. Do jeito dele, um trator é natural... Além disso, o desenvolvimento da inteligência (seja lá o que isso for) não pode ser atribuído à seleção natural, assim como não o podem o pensar e o falar. Por exemplo, ninguém menos do que Tattersall disse que a fala não pode ser atribuída à seleção natural: Tattersall, I. "How we came to be human."/ Como nos tornamos humanos.  Scientific American 295, 6, Dec. 2001, pp. 42-49.

 

No livro "I.A. -- Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e sentir?" de Valdemar Setzer (com edição também nos EUA) caracteriza-se a "inteligência incorporada" e "inteligência criativa". A primeira todas as máquinas e instrumentos têm, assim como as plantas e animais, e até mesmo a Terra e o sistema solar, mas nenhum deles tem a inteligência criativa, que só o ser humano tem. Em lugar de I.A. seria mais apropriado "simulação de processos cognitivos" ou, mais preciso ainda, "simulação digital de processos cognitivos". Assim não se degrada a nossa inteligência dizendo que ela pode ser artificial digital, e não se eleva a capacidade das máquinas ao nível humano, o que as máquinas definitivamente não têm. Por exemplo, um computador, se não há falha, é determinista, e qualquer pessoa pode vivenciar em si própria/o que é capaz de determinar o próximo pensamento livremente, isto é, o ser humano não é determinista, incluindo o determinismo estocástico.  Em lugar de "aprendizado de máquina" (não se sabe, de verdade, como o ser humano aprende), eu usaria "sistemas digitais adaptativos", mas não acho isso muito preciso. Máquinas não aprendem, simplesmente calculam parâmetros para mudar o comportamento dos programas.

Prof. Dr. Valdemar Setzer https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/

Valdemar W. Setzer.
I.A.: Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e sentir? 
São Paulo: Biblioteca24Horas, 6/2021. Um livro com considerações filosóficas sobre I.A. e seus perigos. Veja o sumário e os primeiros capítulos neste site. Disponível no site da editora, como e-book e impresso: ativar "Ir para a livraria online", inserir setzer no campo "Pesquisar" (parte superior esquerda) e na "Palavra chave" selecionar "autor" e em seguida ativar "Go". Para compra e as primeiras páginas, veja as instruções no livro sobre o infinito, logo acima. Este livro tem ligeiras extensões em relação à versão americana imediatamente abaixo. Também disponível na Amazon. Por favor, veja e preencha o formulário de avaliação do livro. Ver a síntese das avaliações, com meus comentários e a página com errata.


Valdemar W. Setzer.
A.I. – Artificial Intelligence or Automated Imbecility? Can machines think and feel?

Keryx/Amazon Edition
, also available as paper back.
An extensive enlargement of the paper with the same name.
See reviews of this book



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.