Clarividência e Intelecto. RS

 Clarividência e Intelecto. RS


Tradução para o Inglês Dorothy S. Osmond & Owen Barfield

Tradução para o Português Sonia von Homrich


Conheço muitas e muitas pessoas que se preocupam com a clarividência e a consideram o maior dom que um ser humano possa ter. Na verdade, grande parte das correntes espiritualistas ignora a questão do desenvolvimento da faculdade de cognição do ser humano. 

A cognição que é uma faculdade, desenvolveu-se gradualmente na humanidade. Não se engane, a humanidade não tinha a cognição desenvolvida como o é atualmente em épocas anteriores do desenvolvimento da humanidade.

Na época Atlântida, grande parte da humanidade era clarividente e existem correntes espirituais atualmente que lamentam a perda daquela clarividência.

Na Atlântida, com a clarividência, a humanidade era capaz de olhar para os mundos espirituais, e certos remanescentes dessa antiga clarividência permaneceram presentes nos tempos pós-atlânticos. Após a época atlântida, nos períodos da antiga Índia, Pérsia, Egito e Chaldea, Greco-Latina, existia um grande número de seres humanos, com a herança desta antiga clarividência; O plano astral estava aberto a eles que enxergavam as profundezas recônditas da existência.

No entanto, a humanidade deveria avançar para uma forma de conhecimento que fosse adquirida através dos sentidos externos, das suas faculdades espirituais relacionadas com os sentidos. Ao ser humano cabia gradualmente emergir inteiramente do mundo espiritual da Antiguidade e engajar-se na pura observação dos órgãos dos sentidos, no pensar lógico intelectual. Gradativamente, o ser humano deveria fazer seu caminho para uma cognição não-clarividente em termos de conhecimento. Só assim, o ser humano conseguirá no futuro adquirir a Nova Clarividência. Quando o conhecimento se unirá com os frutos da cognição baseado nos órgãos dos sentidos e no intelecto.

Atualmente, vivemos num período intermediário. Olhamos para um passado clarividente e para um futuro quando novamente seremos clarividentes, porém com essa Nova Clarividência na qual o nosso intelecto, o pensar lógico vive. Na época atual, a maioria dos seres humanos depende do que percebem com seus órgãos dos sentidos e compreendem com o seu intelecto.

Atualmente, o ser humano desenvolve suas habilidades máximas para ter total domínio de seu intelecto e a partir deste, no futuro, espiritualizá-lo de forma a adquirir uma Nova Clarividência a partir de si mesmo. 

A Velha Clarividência ou Clarividência atávica tornou-se totalmente inadequada para a época atual de desenvolvimento da humanidade e não retornaremos à ela. 


Fonte: Rudolf Steiner. GA114. O Evangelho de São Lucas, Palestra 2, Basel, 16 Set.1909.

https://rsarchive.org/GA/GA0114/19090916p01.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Homrich NEWS por Sonia von Homrich

Visões de Mundo Pós-Humano. John A. McCurdy. BR/US

Comunidade Espiritual Nova Humanidade Piero Cammerinesi