Missão, Caráter, Essência, Grail Triptych /Tryptychon Graal, Sonia von Homrich

https://soniavonhomrich.blogspot.com/2019/11/missao-carater-vida-sonia-von-homrich.html

09 dezembro 2022

De Amaral Vieira Laudate Dominum 11 e 13 Dez 22

 LAUDATE DOMINUM para 11 e 13 de dezembro de 2022

 

Amigos queridos, lá vamos nós caminhando neste dezembro rumando para o fim do ano de verdade!

Coisas difíceis ainda nos esperam, não é? Oremos para que tudo se passe em paz.

A corrida de fim de ano está em ritmo de São Silvestre adiantada...

Mas vamos colocar nossas mentes em ordem para nos equilibrarmos e viver a vida da melhor forma possível.

No próximo LAUDATE DOMINUM de AMARAL VIEIRA teremos o programa bastante diversificado. Algumas obras que, acredito, nunca ouvimos... esperamos que gostem. Abraços carinhosos a todos sempre. Yara Ferraz AMARAL VIEIRA

 

LAUDATE DOMINUM - 32 ANOS NO AR EM 2021
AMARAL VIEIRA NA CULTURA FM DE SÃO PAULO! 103,3 Mh
Todos os domingos, sempre às 9 h
com reapresentação nas terças às 23 h

Para ouvir no computador, no horário dos programas: culturafm.cmais.com.br e clicar em CULTURA FM
Para ouvir no computador a qualquer momento:

culturafm.cmais.com.br/laudate-dominum e escolher o programa que quer ouvir.

 

Programa para 11 e 13 de dezembro de 2022

 

Giovanni Pierluigi da Palestrina

Dies sanctificatus para coro a cappella.                                                                  

Coro da Academia Filarmônica Romana.

Reg.:Pablo Colino.

 

Georg Philipp Telemann

Dois movimentos da cantata de Natal Die Hirten an der Krippe zu Bethlehem.       

Mechthild Georg, contralto. Andreas Post, tenor.  Kammerchor Michaelstein.

Telemann-Kammerorchester Michaelstein.

Reg.: Ludger Rémy.

 

Wolfgang-Carl Briegel

Pequena Cantata para o Advento.                                                                 

Conjunto Vocal e Instrumental da cidade de Avignon.

Reg.: Georges Durand.

 

Georg Friedrich Händel

Sinfonia Pastoral (Pifa) do oratório Messiah.

Capella Istropolitana.

Reg.: Jaroslav Krechek.

 

Zacharias Zarewutius

Wir loben all das Kindelein, moteto para coro a cappella

Camerata Bratislava.

Reg.: Jan Rozehnal.

 

Marc-Antoine Charpentier

Kyrie da Messe de Minuit pour Noël.

Coro do King’s College de Cambridge. Orquestra de Câmara Inglesa.

Reg.: David Willcocks.

 

Francesco Durante

Magnificat em dó menor para coro, cordas e baixo continuo     .          

Cappella Durante, coro e orquestra.

Reg.: Gilbert Grosse Boymann.

 

Anton Diabelli

Ofertório Angelus ad pastores

Coro e Orquestra de Sankt Michael de Munique.

Reg.: Ernst Ehret.

 

Friedrich Kiehl

Die Himmel erzählen die Ehre Gottes, do oratório A Estrela de Belém opus  83.

Coro da Catedral Sant Hedwig de Berlim. Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim.

Reg.: Roland Bader.

 

LAUDATE DOMINUM - Programa semanal de música sacra

Idealização e apres.: compositor e pianista Amaral Vieira

Produção: Bruno Lombizani

Todos os domingos, sempre às 9 h,

com reapresentação na terça às 23h.

 

 

Foto: Amaral Vieira e nosso querido gato Pedrinho que infelizmente já se foi e deixou somente a saudade.

 

 

24 novembro 2022

Laudate Dominum 27 e 29 Nov 2022 de Amaral Vieira

 LAUDATE DOMINUM para 27 e 29 de novembro de 2022

Amados amigos, um ótimo dia para todos(as) seguido de uma semana de muita luz com saúde e felicidade.

Ontem, 22, foi a data em que se comemorou o Dia de Santa Cecília, Padroeira da Música. E desta forma, todos aqueles que dedicam suas vidas à Música são lembrados e parabenizados.

Mas, em realidade, desde o século XV, Santa Cecília é considerada Padroeira da Música Sacra por ter cantado a Deus durante seu suplício.

Assim, acredito que AMARAL VIEIRA em seu LAUDATE DOMINUM tem servido com muito carinho e trabalho, durante estes últimos 33 anos, à causa santa da Música, não é?

No próximo programa que irá ao ar no domingo e na terça-feira teremos 10 obras que cobrirão um espaço musical de 300 anos desde Zelenka, nascido em 1679 até David Ludwig nascido em 1974...

Vamos comungar interiormente juntos os sons nascidos desses espíritos iluminados pela deusa da Música.

Nossos beijos a todos.

Yara Ferraz Amaral Vieira

 

LAUDATE DOMINUM - 32 ANOS NO AR EM 2021
AMARAL VIEIRA NA CULTURA FM DE SÃO PAULO! 103,3 Mh
Todos os domingos, sempre às 9 h
com reapresentação nas terças às 23 h

Para ouvir no computador, no horário dos programas: culturafm.cmais.com.br e clicar em CULTURA FM
Para ouvir no computador a qualquer momento:

culturafm.cmais.com.br/laudate-dominum e escolher o programa que quer ouvir.

 

Programa para 27 e 29 de novembro de 2022

 

Jan Dismas Zelenka

Da Pacem Domine ZWV 167, ofertório para coro duplo, instrumentos e baixo contínuo. (1716)

Ensemble Inégale. Prague Baroque Soloists.

Reg.: Adam Viktora

 

Kim André Arnesen

Et misericordia eius do Magnificat para soprano, coro, piano e orquestra de cordas.

Lise Granden Berg, soprano. Coro da Catedral Nidaros. Solistas de Trondheim. Reg.: Anita Brevik

 

Edmund Angerer

Agnus Dei da Missa Pastorale para solistas, coro e orquestra.

Maria Janková, Bernhard Landauer, Hans-Werner Bunz, Ralf Ernst, solistas vocais. Conjunto Coral Vocappella Innsbruck. Orchester Europasommer.

Reg.: Bernhard Sieberer.

 

David Ludwig

Kaddish para tenor e coro a cappella.

James Reese, tenor. Choral Arts Philadelphia.

Reg.: Matthew Glandorf.

 

Domenico Cimarosa

Sicut erat in principio, movimento final do Salmo Dixit Dominus. (1796)

Cinzia Rizzone, Sylvia Rottensteiner, Gregory Bonfatti. I Musici Cantori di Trento & Voci Roveretane. Orchestra Bolzano-Trento Haydn.

Reg.: Fabio Pirona.

 

Hector Berlioz

L’adieu des bergers para coro e orquestra de L’Enfance du Christ.

Collegium Vocale Gent. Orchestre des Champs-Elysées.

Reg.: Philippe Herreweghe.

 

Jonathan Dove

The Three Kings para coro a cappella.

Conjunto Vocal Voces8.

 

Ola Gjeilo

Ubi caritas III para coro e quarteto de cordas.

Vocal Ensemble Cantatrix. Veselina Manikova, Lianne van de Berg, violinos. Martin Manak, viola. Kate Harris, violoncelo.

Reg.: Geert-Jan Henegouwen.

 

Nikolai Golovanov

Otche Nash para coroa cappella.

Conjunto Vocal Tenebrae.

Reg.: Nigel Short.

 

Felix Mendelssohn-Bartholdy

Cantata-Coral Verleih uns Frieden para coro e orquestra.

Coro de Câmara da Europa. Württembergische Philharmonie Reutlingen.

Reg.: Nicol Matt.

 

LAUDATE DOMINUM - Programa semanal de música sacra

Idealização e apres.: compositor e pianista Amaral Vieira

Produção: Bruno Lombizani

Todos os domingos, sempre às 9 h,

com reapresentação na terça às 23h.

 

 

Foto: Amaral Vieira aos 40 anos – faz somente 30... rsrsrsrs




16 novembro 2022

LAUDATE DOMINUM AMARAL VIEIRA 20 E 22 NOV 22

 LAUDATE DOMINUM para 20 e 22 de novembro de 2022

Queridos amigos, descobri que HOJE, dia 16 de novembro é o “Dia Internacional da Tolerância”, criado pela ONU em Reconhecimento à Declaração de Paris assinada em 1995. Esta é uma data para combater todos os tipos de PRECONCEITOS, SEJA SEXUAL, RELIGIOSO, RAÇA OU CULTURAL. O mundo seria tão mais bonito, amoroso e vivido em irmandade, como deveria ser... Pena que seja um sonho e que poucos sigam este caminho... tristeza...  O nosso LAUDATE DOMINUM de AMARAL VIEIRA nos trará, nos próximos domingo e terça-feira, cinco obras inspiradas que nos ajudarão a equilibrar nossas mentes e espíritos. A vocês, queridos, todo o nosso carinho.

Yara Ferraz Amaral Vieira.

 

LAUDATE DOMINUM - 32 ANOS NO AR EM 2021

AMARAL VIEIRA NA CULTURA FM DE SÃO PAULO! 103,3 Mh

Todos os domingos, sempre às 9 h

com reapresentação nas terças às 23 h

Para ouvir no computador, no horário dos programas: culturafm.cmais.com.br e clicar em CULTURA FM

Para ouvir no computador a qualquer momento:

culturafm.cmais.com.br/laudate-dominum e escolher o programa que quer ouvir.

 

Programa para 20 e 22 de novembro de 2022

Orazio Benevoli

Magnificat para coro e instrumentos.

Le Concert Spirituel.

Reg.: Hervé Niquet.

 

 Benjamin Britten

 Prayer I - God’s Grandeur - Prayer II - O Deus, ego amo Te (do ciclo A.M.D.G.). Conjunto Coral Polyphon.

Reg.: Stephen Layton.

 

Charles Gounod

Gloria da Missa de Santa Cecília para solistas, coro, órgão e orquestra. Barbara Hendricks, soprano. Laurence Dale, tenor. Jean-Philippe Lafont, barítono. Coros da Radio France. Nouvel Orchestre Philharmonique de Radio France.

Reg.: Georges Prêtre.

 

Franz Schubert

Ofertório Intende voce meae para tenor, coro e orquestra, D. 963.

Peter Schreier, tenor. Coro e Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim.

Reg.: Dietrich Knothe.

 

Mario Castelnuovo Tedesco

Cantata para soprano, coro e orquestra Naomi and Ruth, opus 27.

Ana Maria Martinez, soprano. Academy and Chorus of St. Martin-in-the-Fields. Reg.: Sir Neville Marriner.

LAUDATE DOMINUM - Programa semanal de música sacra

Idealização e apres.: compositor e pianista Amaral Vieira

Produção: Bruno Lombizani

Todos os domingos, sempre às 9 h,

com reapresentação na terça às 23h.

Foto: Amaral Vieira , fim de concerto no Teatro National Dr Sun Yat-sen Memorial Hall, em Taipei (Taiwan) em 2010.


06 novembro 2022

Laudate Dominum de Amaral Vieira 6-8 Nov 22

 LAUDATE DOMINUM para 6 e 8 de novembro de 2022

 

Amigos queridos, estou atrasada... são meus 83 anos e também essa história de feriados que me tiram dos eixos... a quarta-feira estava tão fria, tão chata, que só me lembrei que era dia de não fazer nada muito menos de tomar chuva para vir ao escritório... e, de repente... cadê o LAUDATE DOMINUM de AMARAL VIEIRA, tadinho, que ficou sem dizer a vocês o que iríamos ouvir no domingo??? E ou também na terça?

Então, aqui vai, atrasadamente, o programa abaixo com todo o meu carinho e desculpas. Bem, quero, além de tudo dizer a vocês que não me lembro de algum dia ouvir os “Senhores” Iruarrízaga... vocês sim? Bem, agora teremos essa chance... Rsrsrs

Abraços e beijos a todos. (a) Yara Ferraz Amaral Vieira

 

LAUDATE DOMINUM - 32 ANOS NO AR EM 2021
AMARAL VIEIRA NA CULTURA FM DE SÃO PAULO! 103,3 Mh
Todos os domingos, sempre às 9 h
com reapresentação nas terças às 23 h

Para ouvir no computador, no horário dos programas: culturafm.cmais.com.br e clicar em CULTURA FM
Para ouvir no computador a qualquer momento:

culturafm.cmais.com.br/laudate-dominum e escolher o programa que quer ouvir.

 

Programa para 6 e 8 de novembro de 2022

 

Luis Iruarrízaga (1891-1928)

Missa Paschalis para coro e órgão.  / Cantad Serafines. / Se muito non amamos. / Salve Virgen. / Virgen Madre. / Assumpta est Maria. / Dominus Jesus. / Madre mia que estas em los cielos. / Stabat Mater.

 

Juan Iruarrízaga (1898-1936)

De profundis para coro e órgão.

 

Madrigal Vocale. Detlef Steffenhagen, órgão.

Reg.: José Penalva e Bruno Spadoni.

 

LAUDATE DOMINUM - Programa semanal de música sacra

Idealização e apres.: compositor e pianista Amaral Vieira

Produção: Bruno Lombizani

Todos os domingos, sempre às 9 h,

com reapresentação na terça às 23h.

 

 

Foto: Amaral Vieira em ensaio num dos teatros do Japão na tournée de 2016.




03 novembro 2022

Paulo Briguet BSM. Reflexões sobre heróis brasileiros

 

Paulo Briguet Reflexões sobre os heróis brasileiros

https://brasilsemmedo.com/reflexoes-sobre-os-herois-brasileiros/

3 de Novembro de 2022 às 11:41

Os heróis brasileiros são homens e mulheres comuns, que não aceitam ser escravos de um sistema de poder essencialmente corrompido e perverso

Há tempos insisto que não estamos vivendo um processo eleitoral, mas um processo revolucionário, em que o império da lei e os direitos fundamentais pouco ou nada significam. A mentalidade revolucionária funciona da seguinte maneira: se houver leis escritas ou direitos naturais que dificultem a vitória final da revolução, serão sumamente ignorados. Esse modus operandi está perfeitamente descrito em um ensaio de Lev Trotsky publicado em 1936, A Moral Deles e a Nossa, algumas vezes traduzido como Moral e Revolução. Na visão esquerdista – que hoje prevalece em quase todas as instituições e seguramente na mídia inteira –, tudo aquilo que concorre para o triunfo revolucionário torna-se moralmente legítimo. Quando digo tudo, estou incluindo mentira, fraude, traição, roubo, tortura, escravidão, assassinato e crimes contra a humanidade. Essa diretriz foi reforçada por Herbert Marcuse em outro famigerado ensaio, publicado em 1968, em que o sociólogo alemão afirma claramente: “Toda tolerância com a esquerda, nenhuma tolerância com a direita”. É como se Marcuse e Trotsky fossem juízes de nosso Supremo Soviete.

Não existe possibilidade de vencer um processo de natureza revolucionária senão através de uma contrarrevolução. A diferença fundamental – e que nos diferencia da esquerda – está no condicionamento dos meios. Contrarrevolucionários possuem um código moral incontornável: as leis inscritas no coração humano pelo próprio Deus. É por esse motivo que o verdadeiro oponente ao socialismo-comunismo não é o capitalismo (um mero sistema econômico), mas o cristianismo. Não me cansarei nunca de dizer: a guerra é espiritual. Para nós, conservadores cristãos, os fins condicionam os meios.

 As multidões que foram às ruas neste 2 de novembro estão movidas por um sentimento básico de indignação, que pode se resumir em uma sentença: Não aceitaremos ser governados por um criminoso escolhido em um processo ilegítimo, injusto e viciado desde o princípio. No entanto, para imensa surpresa da esquerda, os métodos utilizados em nossa contrarrevolução continuam sendo não-violentos. Isso porque conservadores são, acima de tudo, pessoas normais, cuja tendência natural é obedecer à lei, se essa lei seguir a fonte de toda a autoridade: o próprio Deus. É significativo que esse gigantesco ato tenha ocorrido no Dia de Finados. “Tradição significa conceder votos à mais obscura de todas as classes: nossos ancestrais. É a democracia dos mortos. A tradição recusa submeter-se a essa arrogante oligarquia que meramente ocorre estar andando por aí”, escreveu Chesterton.

 Desobediência civil, greve geral, boicote e outros métodos pacíficos podem ser ainda utilizados pelo povo brasileiro até que a verdade seja restabelecida. Os heróis brasileiros são homens e mulheres comuns, que não aceitam ser escravos de um sistema de poder essencialmente corrompido e perverso. Herói é aquele cujas ações e obras permanecem para além de sua existência individual. Esses trabalhos que estamos iniciando agora essencialmente se destinam a proteger o futuro de nossos filhos e netos contra um dos dois sistemas políticos mais cruéis já conhecidos pelo homem. Nada temos a perder com o conhecimento da verdade. No entanto, nós só podemos atingi-la por meio da liberdade.

– Paulo Briguet é escritor e editor-chefe do BSM.

13 outubro 2022

Laudate Dominum Amaral Vieira 16 e 18 Out 22

 LAUDATE DOMINUM para 16 e 18 de outubro de 2022

 

Nesta semana, amigos, comemoramos o “Dia da Criança” no Brasil.

A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho.

Após a sua aprovação, surgiu o Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

Mas a força das festividades vem mesmo da década de 1960 para cá.

Tudo aquilo que o decreto garante... não vemos acontecer...

Não são só presentes e passeios... são estudos, saúde, tratamentos para crianças especiais, amor, compreensão e não discriminação... onde está tudo isso???? Bem, acho que ando falando demais...

No LAUDATE DOMINUM de AMARAL VIEIRA teremos 9 obras de autores diversos, todas ela sob a regência do Maestro Robert Shaw.

Nossos abraços sempre afetuosos a todos. Yara Ferraz Amaral Vieira

 

LAUDATE DOMINUM - 32 ANOS NO AR EM 2021
AMARAL VIEIRA NA CULTURA FM DE SÃO PAULO! 103,3 Mh
Todos os domingos, sempre às 9 h
com reapresentação nas terças às 23 h

Para ouvir no computador, no horário dos programas: culturafm.cmais.com.br e clicar em CULTURA FM
Para ouvir no computador a qualquer momento:

culturafm.cmais.com.br/laudate-dominum e escolher o programa que quer ouvir.

 

Programa para 16 e 18 de outubro de 2022

 

Francis Poulenc

Agnus Dei da Missa em sol para coro duplo a cappella.

Donna Carter, soprano. Robert Shaw Festival Singers.

Reg.: Robert Shaw.

 

Wolfgang Amadeus Mozart

Kyrie da Missa em dó menor KV 427.

Edith Wiens, soprano. Robert Shaw Festival Singers. Orquestra Sinfônica de Atlanta.

Reg.: Robert Shaw.

 

Ludwig van Beethoven

Hallelujah do oratorio Cristo no Monte das Oliveiras opus

Robert Shaw Festival Singers. Orquestra Sinfônica de Atlanta.

Reg.: Robert Shaw.

 

Serge Rachmaninov

Blagoslovi, dushe moya, Gospoda, das Vésperas opus 37.

Robert Shaw Festival Singers.

Reg.: Robert Shaw.

 

Antonín Dvorák

Te Deum laudamus do Te Deum opus 103.

Robert Shaw Festival Singers. Orquestra Sinfônica de Atlanta.

Reg.: Robert Shaw.

 

Antonio Vivaldi

Et in terra pax, do Gloria RV

Robert Shaw Festival Singers. Orquestra Sinfônica de Atlanta.

Reg.: Robert Shaw.

 

Gabriel Fauré

Pie Jesu, do Requiem opus 48.

Judith Blegen, soprano. Orquestra Sinfônica de Atlanta.

Reg.: Robert Shaw.

 

Franz Schubert

Benedictus da Missa em sol maior D.

Dawin Upshaw, David Gordon, William Stone, solistas vocais. Orquestra Sinfônica de Atlanta.

Reg.: Robert Shaw.

 

Hector Berlioz

Rex tremendae, do Requiem opus 5.

Heidi Grant Murphy, soprano. Michael Sylvester, barítono. Robert Shaw Festival Singers. Orquestra Sinfônica de Atlanta.

Reg.: Robert Shaw.

 

LAUDATE DOMINUM - Programa semanal de música sacra

Idealização e apres.: compositor e pianista Amaral Vieira

Produção: Bruno Lombizani

Todos os domingos, sempre às 9 h,

com reapresentação na terça às 23h.


Foto 1: Amaral Vieira... pela carinha de preocupação  já estava fazendo planos do que inventar na vida...

Foto 2:  Aqui já começando suas pesquisas (naquele tempo em livros) coisa que nunca parou até hoje...





07 outubro 2022

Desmentindo por Filipe G. Martins

 

Desmentindo por FilGMartin Filipe G. Martins, Via Twitter

Publicarei aqui os desmentidos, assim, mais e mais pessoas poderão estar mais conscientes. Sonia von Homrich, 7 de Outubro de 2022


1. A partir de hoje, vou desmentir uma a uma as principais mentiras contadas sobre o Governo Bolsonaro. Para começar, vou falar do que chamam de "Orçamento Secreto", uma iniciativa do Legislativo, que foi vetada pelo Presidente Jair Bolsonaro e que não tem nada de secreta. 2. Em governos anteriores, os presidentes da república formavam sua base no Congresso loteando ministérios, secretarias, estatais e outros cargos, colocando grandes quantias do orçamento federal e das verbas públicas nas mãos de políticos e de partidos em troca de apoio. 3. Era o famoso "toma lá, da cá" que marcou toda a Nova República e que teve o seu ápice com os Governos de Lula e Dilma, os mais corruptos da história, já que os dois, além de lotear cargos de forma duvidosa, montaram esquemas de desvio de verbas para comprar apoio parlamentar. 4. Ao romper com essa lógica, priorizando nomeações técnicas, o PR Jair Bolsonaro criou uma forma muito mais eficiente e mais limpa de governar, blindando os ministérios e as estatais, mas causando insatisfação em parcelas do Congresso, acostumadas a controlar parte do orçamento. 5. A reação não demorou a vir: todo mundo se lembra das constantes sabotagens de Rodrigo Maia e de seus aliados, que, sedentos por recursos públicos, faziam de tudo para prejudicar o Governo e para pressionar o Presidente a adotar a forma de "governar" dos presidentes anteriores. 6. O Presidente Jair Bolsonaro não cedeu e, então, o Congresso encontrou uma saída intermediária ao elaborar a Lei Orçamentária Anual de 2020, lei aprovada anualmente com a previsão de gastos do Governo Federal para o ano seguinte: ampliar as emendas de relator-geral (RP9). 7. Essas emendas são exatamente o que a oposição e parte da imprensa passaram a chamar erroneamente de "Orçamento Secreto", uma vez que se sabe exatamente quanto é gasto, onde os gastos são feitos e quais são as licitações que possibilitam a execução desses gastos. 8. Essas emendas já existiam antes, mas eram usadas apenas para ajustes pontuais no orçamento. Em 2019, porém, o Congresso liderado por Maia e Alcolumbre decidiu alocar R$ 30 bilhões para as emendas de relator, transferindo ao Congresso o controle sobre uma fatia do orçamento. 9. Os maiores prejudicados com isso foram o Poder Executivo e o próprio Presidente Jair Bolsonaro, já que a medida corroia o poder do governo de controlar a execução do orçamento, atribuindo aos parlamentares um poder que deveria ser do presidente e de seus ministros. 10. Em resposta a essa decisão que prejudicava seu Governo, o Presidente Bolsonaro vetou as emendas do relator (o chamado "Orçamento Secreto") quando sancionou a Lei Orçamentária de 2020, tentando restaurar o controle pleno da execução do orçamento por seu governo. 11. Porém, o Parlamento tem o poder de derrubar vetos presidenciais e foi exatamente isso o que os parlamentares fizeram, com o apoio de toda a oposição, em especial os do PT e de outros partidos de esquerda que hoje dissimuladamente criticam aquilo que eles próprios criaram. 12. Como os vetos presidenciais seguiam sendo derrubados, o Governo então atuou para que o valor fosse reduzido pela metade e para que novas regras fossem criadas para frear irregularidades. Foi aí que a mídia militante, antes calada, deu início à narrativa do "Orçamento Secreto". 13. O que isso tudo significa? Significa, em primeiro lugar, que é impossível equiparar as emendas do relator ("Orçamento Secreto") com o Mensalão, como fazem o Lula e outros vagabundos: as emendas são um mecanismo orçamentário legal; o Mensalão foi um esquema criminoso. 14. As emendas do relator foram criadas em conformidade com a Constituição e com as leis orçamentárias, que permitem ao Congresso apontar como o orçamento deve ser utilizado. O Mensalão foi um esquema que colocava dinheiro público no bolso de parlamentares em troca de apoio.

15. Em outras palavras, as emendas do relator podem até ser criticadas, mas apenas numa lógica de eficiência do gasto público, questionando se os parlamentares direcionam os recursos para as áreas que mais precisam, e nunca por configurar compra de apoio, como ocorria no Mensalão. 16. Pior: para conseguir apoio, Lula e o PT usavam emendas; loteavam ministérios e estatais, entregando parcelas muito maiores do orçamento nas mãos dos partidos; e ainda desviavam dinheiro público para comprar parlamentares e anular o Legislativo. Era tudo ao mesmo tempo! 17. Então, da próxima vez que você encontrar alguém malandramente tentando comparar as duas coisas, deixe claro que o Mensalão foi um esquema criminoso e um golpe contra o Legislativo enquanto o tal "Orçamento Secreto" é, no máximo, uma forma menos eficiente de alocar recursos.