26 outubro 2025

A Lenda do Templo. Rudolf Steiner

 

Rudolf Steiner. The Temple Legend. GA 93

A Lenda do Templo

https://rsarchive.org/Lectures/GA093/English/RSP1985/TmpLeg_index.html

No site rsarchive.org, do lado esquerdo das publicações, escolha a língua no Google,  na qual você quer ler a palestra. 

Estas palestras fazem parte dos ensinamentos da Primeira Escola Esotérica de Rudolf  Steiner existentes entre 1904-1914. Steiner elucida aqui o conteúdo esotérico das imagens simbólicas encontradas em mitos, sagas e lendas, com foco particular na Lenda do Templo e na Lenda Áurea. Para a consciência moderna, afirma ele, o efeito correto depende de permearmos a linguagem das imagens com o conteúdo conceitual como um passo preliminar para o Pensar Imaginativo. Embora compiladas a partir de notas incompletas, essas palestras profundamente esotéricas constituem uma parte única e indispensável da obra completa de Steiner.

Essas vinte palestras, traduzidas do alemão por John M. Wood, foram proferidas em Berlim de maio de 1904 a janeiro de 1906. Na edição coletada das obras de Rudolf Steiner, o volume contendo os textos alemães intitula-se: Die Tempellegende und die Goldene Legende als symbolischer Ausdruck vergangener und zukuenftiger Entwickelungsgeheimnisse des Menschen. Aus den inalten der Esoterischen Schule.

These lectures form part of the teachings of Steiner's first Esoteric School, in existence from 1904–1914. Steiner elucidates here the esoteric content of symbolic pictures found in myths, sagas, and legends, focusing particularly on the Temple Legend and the Golden Legend. For modern consciousness, he says, the right effect depends on our permeating the picture language with a conceptual content as a preliminary step to imaginative thinking. Though compiled from incomplete notes, these deeply esoteric lectures form a unique and indispensable part of Steiner's complete works.

These twenty lectures, translated from the German by John M. Wood, were given in Berlin from May 1904 to January 1906.
In the collected edition of Rudolf Steiner's works, the volume containing the German texts is entitled: Die Tempellegende und die Goldene Legende als symbolischer Ausdruck vergangener und zukuenftiger Entwickelungsgeheimnisse des Menschen. Aus den inhalten der Esoterischen Schule.

 

Conteúdo

I. Pentecostes — Festa da Libertação do Espírito Humano, 23 de maio de 1904. 

Pentecostes e sua conexão com a evolução mundial, segundo um manuscrito na biblioteca do Vaticano e outro em posse do Conde de Saint-Germain. As duas grandes filosofias de mundo da quinta Raça-Raiz: a perspectiva egípcia-indo-sul-europeia, dependente da intuição dos Devas; a perspectiva persa-germânica, conectada à intuição dos Asuras. O contraste entre essas duas correntes. O início da reencarnação humana durante a Lemúria e os eventos a ela relacionados. A Queda do Homem como pré-requisito para a humanidade em busca da liberdade. Prometeu como representante da luta do homem pela liberdade. A referência ao Mistério de Pentecostes no Evangelho de São João. Pentecostes como símbolo da luta do homem pela liberdade.

II. O Contraste entre Caim e Abel 10 de junho de 1904

O núcleo oculto na história mosaica de Adão e Eva e seus descendentes: propagação assexuada e sexual. Propagação sexual apenas a partir da época de Seth. A transição de Adão para Seth: Caim e Abel. Contraste entre Caim (espírito masculino) e Abel (espírito feminino): O princípio conectado com o intelecto e o princípio da inspiração. O nascimento do egoísmo através do intelecto. A luta contra os inimigos ocultos da humanidade; a raça dos Rakshasas. O cumprimento da profecia de Nostradamus através da fundação da Sociedade Teosófica e o restabelecimento dos mistérios originais. A doutrina da reencarnação e do carma.

III. Os Mistérios dos Druidas e das "Drottes" 30 de setembro de 1904

Drottes ou Druidas, os antigos iniciados germânicos. Os três estágios da iniciação. A Edda como descrição do que realmente ocorreu nos antigos Mistérios Drotticos. O sacerdote druida como arquiteto da raça humana; uma cópia tênue disso nas crenças dos maçons.

IV. A Saga de Prometeu, 7 de outubro de 1904

A interpretação exotérica, alegórica e oculta das sagas. A saga de Prometeu. Sua interpretação como relato misterioso da história pós-Atlântida. Os tempos lemuriano, atlante e pós-atlante. A descoberta do fogo e Prometeu como representante dos tempos pós-atlantes. O contraste entre o pensamento kama-manásico de Epimeteu e o pensamento manásico de Prometeu, o líder iniciado, em sabedoria e ação, da humanidade pós-atlante.

V. O Mistério Conhecido pelos Rosacruzes 4 de novembro de 1904

O mito de Caim e Abel e de Hiram e Salomão (a Lenda do Templo) dado por Christian Rosenkreutz à Fraternidade Rosacruz no século XV. A lenda como representação simbólica do destino da terceira, quarta e quinta Sub-Raças da quinta Raça-Raiz em conexão com o desenvolvimento do Cristianismo. O princípio cristão da igualdade do homem perante Deus e sua aplicação em um sentido mundano durante a Revolução Francesa. O Conde de Saint-Germain e a Revolução Francesa. O Cristianismo do Crucificado e o futuro Cristianismo da Rosa-Cruz. O segredo do Mar de Fundição e do Triângulo Dourado.

VI. Maniqueísmo 11 de novembro de 1904

A corrente espiritual do Maniqueísmo. A vida de seu fundador, Mani. O grande oponente do Maniqueísmo: Agostinho. A lenda do Maniqueísmo e a interpretação maniqueísta do mal. O mal como bem fora de época e o princípio maniqueísta da própria iluminação espiritual (Fausto) em contraposição ao princípio da autoridade externa (Agostinho e Lutero). A interação do bem e do mal em conexão com o princípio da vida e da forma. Vida e forma na evolução do cristianismo. A conquista do mal pela gentileza como tarefa da corrente espiritual maniqueísta. A oposição de Agostinho a Fausto e a batalha do jesuitismo contra a Maçonaria.

VII. A Essência e a Tarefa da Maçonaria do Ponto de Vista da Ciência Espiritual I 02 de dezembro de 1904

A Lenda do Templo como base da Maçonaria. Cerimônias de iniciação na Maçonaria de Ofício (Maçonaria "Azul"). O grau de Mestre e a Lenda do Templo. Os procedimentos simbólicos como imagem de eventos ocultos no plano astral. Os maçons eram, de fato, maçons praticantes em tempos antigos. Arquitetura em relação ao conhecimento do universo. A Maçonaria superou sua verdadeira tarefa; sua existência justificada durante a quarta Sub-Raça.

VIII. A Essência e a Tarefa da Maçonaria do Ponto de Vista da Ciência Espiritual II 09 de dezembro de 1904

Maçonaria, um invólucro externo sem seu conteúdo próprio. Goethe e a Maçonaria. O Santo Arco Real. Maçonaria Operativa e arquitetura. Os Graus Superiores. O Manifesto do Grande Oriente de Memphis e a Maçonaria de Misraim na Alemanha. O significado da Lenda do Templo, da Maçonaria Operativa; conhecimento intuitivo que teve que desaparecer. Nossa época (quinta Sub-Raça) como a verdadeira época da compreensão humana. A transmutação do mundo mineral pela espiritualidade humana como o significado do Mar de Fundição. O discurso do Primeiro Ministro inglês, Lord Balfour, sobre o significado da eletricidade: uma referência a um ponto de virada no pensamento humano. A origem antiquíssima dos estabelecimentos da Maçonaria.

IX. A Essência e a Tarefa da Maçonaria do Ponto de Vista da Ciência Espiritual III 16 de dezembro de 1904

Maçonaria dos Graus Superiores. O Rito Combinado de Memphis e Misraim. Cagliostro e os Graus Superiores. A Pedra Filosofal (imortalidade) e o Pentagrama Místico nos ensinamentos de Cagliostro. A Revolução Francesa e o Conde de Saint-Germain. A diferença entre a iniciação gradual nos Graus Superiores e a administração democrática do conhecimento na Maçonaria. Os quatro métodos de ensino dos ritos de Memphis e Misraim. A realidade das instituições ocultistas: o significado das formas externas. O novo conhecimento sobre o átomo e o conhecimento futuro da conexão entre o átomo, a eletricidade e o pensamento humano.

X. Evolução e Involução como Interpretadas pelas Sociedades Ocultas 23 de dezembro de 1904

A importância do conhecimento oculto na promoção do prolongamento consciente da vida, da imortalidade. A lei universal do desenvolvimento da consciência. A tarefa da nossa época de permear o mundo mineral com o espírito humano. Reinos naturais espiritualizados como futuro conteúdo anímico do homem, baseados na lei da evolução e da involução. Penetração futura do espírito humano no átomo. Relação entre átomo, pensamento e eletricidade. A destruição da quinta Raça-Raiz através da Guerra de Todos contra Todos. O significado das formas em conexão com os estágios futuros de desenvolvimento. Sua correspondência com os Graus Superiores da Maçonaria. A quinta Sub-Raça como época de intelecto puro, como época de egoísmo e sua necessária derrota.

Parte II

XI. Sobre o Templo Perdido e Como Ele Deve Ser Restaurado I 15 de maio de 1905

Teosofia e vida prática (exemplo: construção de túneis). Conhecimento das leis da cooperação humana como pré-requisito para a construção da sociedade humana. A substituição da antiga cultura sacerdotal-estatal pela cultura mundana da quarta Sub-Raça. A Guerra de Troia. A fundação de Roma. Os primeiros sete reis de Roma como representação dos sete estágios da quarta época cultural. Sua conexão com o homem sétuplo. A Lenda do Templo e sua conexão com o Templo Perdido que precisa ser reconstruído.

XII. Sobre o Templo Perdido e Como Ele Deve Ser Restaurado II 22 de maio de 1905

O Templo de Salomão como símbolo de que o homem é a morada do Divino. A Arca de Noé, o Templo de Salomão e as medidas do corpo humano. O interior do Templo de Salomão. O conceito do Templo de Salomão. Os Cavaleiros Templários e seus ensinamentos. Duas correntes no início da raça humana: os filhos deste mundo (Filhos de Caim) e os filhos de Deus (Filhos de Abel-Sete). O objetivo dos Rosacruzes, como continuadores da Ordem dos Cavaleiros Templários, não era diferente daquele da teosofia: a construção do grande Templo da Humanidade.

XIII. Sobre o Templo Perdido e Como Ele Deve Ser Restaurado III 29 de maio de 1905

A Lenda da Verdadeira Cruz e o significado histórico mundial do Templo de Salomão. O contraste entre as duas correntes dentro da humanidade: os Filhos de Deus (descendentes de Abel-Sete) e os Filhos do Homem (descendentes de Caim). A união das duas correntes em Cristo Jesus. A construção do Templo Mundial de três estágios (correspondente ao corpo físico, corpo etérico e corpo astral do homem) ao longo do tempo da Antiga Aliança pelos Filhos de Caim, os servos do mundo. Obra realizada a serviço da Ordem Mundial Divina pelos Filhos de Deus, os servos da Arca da Aliança. O Templo de Salomão, uma expressão externa do que a Arca da Aliança deveria se tornar. A evolução terrena do homem em conexão com o símbolo da Cruz. A distinção paulina entre lei e graça. A conexão entre lei e pecado na Antiga Aliança e lei e amor na Nova Aliança.

XIV. Sobre o Templo Perdido e Como Ele Deve Ser Restaurado IV 5 de junho de 1905

A Palavra Perdida a ser redescoberta — uma alegoria relacionada ao festival de Pentecostes. Pentecostes, o festival da liberdade da Humanidade. Liberdade de escolha entre o bem e o mal. A Queda do Homem. A evolução do mundo ao longo dos éons: Rondas, Globos e Raças ou Épocas. Os sete Reis da Dinastia de Salomão durante as sete épocas do Globo Astral. A construção do macrocosmo pelo Espírito, Filho e Pai; o trabalho interior do homem desde o Espírito, através do Filho, até o Pai. Cultura pós-atlante até a época do evento de Cristo em sua conexão com os princípios: Pai, Filho e Espírito. O despertar da Palavra Interior, a ressurreição do corpo etérico como o segredo do Festival de Pentecostes.

XV. Átomos e o Logos à Luz do Ocultismo 21 de outubro de 1905

A tarefa para o futuro da corrente teosófica mundial. O plano para a orientação da humanidade pelos Mestres da Loja Branca. Logos, evolução da Terra e átomos.

Parte III

XVI. A Relação do Ocultismo com o Movimento Teosófico 22 de outubro de 1905

A essência das sociedades ocultistas é sua estrutura hierárquica; a essência da Sociedade Teosófica é sua base democrática. A conexão entre ambas reside no fato de que a Sociedade Teosófica se destina a ser um centro para a expressão de verdades ocultas. A tarefa do verdadeiro ocultismo é o treinamento interior; dentro do movimento teosófico, o objetivo é popularizar o conhecimento oculto. A tarefa da Sociedade Teosófica é promover os ensinamentos ocultos e a vida oculta por meio da compreensão. Contraste rígido entre a corrente ocultista e a Organização dentro da Sociedade Teosófica.

XVII. Maçonaria e Evolução Humana (somente homens) 23 de outubro de 1905

Separação física do bissexual em masculino e feminino durante a época lemuriana. Uma espécie de recapitulação disso em um nível espiritual durante a época pós-atlante: divisão do conhecimento em sabedoria tendendo ao masculino e sabedoria mostrando afinidade com o feminino. Caim e Abel como representantes desse antigo ensinamento misterioso e a Lenda do Templo da Maçonaria como sua expressão simbólica. A interpretação maçônica das futuras forças geradoras centradas na Palavra. Esforços unilaterais na Maçonaria e no Jesuitismo. A conquista da sabedoria antiga por meio da nova sabedoria da teosofia, que tem sua origem na assexualidade superior.

VIII. Maçonaria e Evolução Humana (somente mulheres) 23 de outubro de 1905

Separação física do bissexual em masculino e feminino durante a época lemuriana. Uma espécie de recapitulação disto em um nível espiritual durante os tempos pós-atlantes: divisão do conhecimento em sabedoria tendendo ao masculino e sabedoria mostrando afinidade com o feminino. Caim e Abel como representantes deste antigo ensinamento misterioso e a Lenda do Templo da Maçonaria como sua expressão simbólica. A interpretação da Maçonaria das futuras forças geradoras centradas na Palavra. Esforços unilaterais na Maçonaria e no Jesuitismo. A conquista da sabedoria antiga através da nova sabedoria da teosofia, que tem sua origem na assexualidade superior.

XIX. A Relação entre o Conhecimento Oculto e a Vida Cotidiana 23 de outubro de 1905 p.m.

O envolvimento da informação oculta na vida do nosso entorno imediato. O corpo astral do homem. Importância da educação. Substância astral "intermediária". A transformação da substância astral através de sentimentos, conceitos e decisões da vontade. Formas-pensamento astrais. Corpos astrais individuais e substância astral de nações inteiras. Expressão das tarefas nacionais no plano astral. O temperamento e o caráter de nações inteiras. Povos eslavos e americanos começando a se inspirar no pensamento de sua nacionalidade. Espiritualidade de inspiração nacional no Oriente (os eslavos), inspiração psíquica no Ocidente (os americanos). Suas afinidades — no Oriente com o elemento mongol, no Ocidente com o elemento negro.

XX. A Arte Real em uma Nova Forma 02 de janeiro de 1906

Mal-entendidos e erros da Maçonaria. A fraude Taxil. Origem do nome "Maçonaria". As três esferas ou pilares da cultura: Sabedoria, Beleza e Força. Consideração do século XII e da Saga do Santo Graal segundo a interpretação maçônica. Contraste entre os princípios maçônico-masculino e sacerdotal-feminino; domínio sobre a natureza inanimada e aceitação das forças vivas concedidas por Deus. O Sinal da Cruz. O Santo Graal como símbolo do domínio sobre as forças da vida a ser alcançado no futuro: a Arte Real em uma nova forma.

Goethe e sua conexão com o Rosacrucianismo

 

Contents

I.            Whitsuntide — Festival of the Liberation of the Human Spirit May 23, 1904

Whitsuntide and its connection with world evolution, according to a manuscript in the Vatican library and one in the possession of the Count of St. Germain. The two great world philosophies of the fifth Root Race: the Egypto-Indo-South European outlook depending on the intuition of the Devas; the Persian-Germanic world outlook connected with the intuition of the Asuras. The contrast between these two currents. The beginning of human reincarnation during Lemuria and the events connected therewith. The Fall of Man as prerequisite of freedom-seeking mankind. Prometheus as representative of man's striving for freedom. The reference to the Whitsuntide Mystery in St. John's Gospel. Whitsuntide as a symbol of man's striving for freedom.

II.           The Contrast between Cain and Abel  June 10, 1904

The occult core in the Mosaic story of Adam and Eve and their descendants: asexual and sexual propagation. Sexual propagation only since the time of Seth. The transition from Adam to Seth: Cain and Abel. Contrast between Cain (male spirit) and Abel (female spirit): The principle connected with the intellect and the principle of inspiration. The birth of egoism through the intellect. The struggle against the occult enemies of mankind; the race of the Rakshasas. The fulfillment of Nostradamus's prophesy through the founding of the Theosophical Society and the re-establishment of the original mysteries. The doctrine of reincarnation and karma.

III.          The Mysteries of the Druids and the ‘Drottes’ September 30, 1904

Drottes or Druids, the ancient Germanic initiates. The three stages of initiation. The Edda as a description of what actually took place in the ancient Drottic Mysteries. The Druid priest as architect of the human race; a faint copy of that in the beliefs of the Freemasons.

IV.          The Prometheus Saga October 07, 1904

The exoteric, allegorical and occult interpretation of sagas. The Prometheus saga. Its interpretation as mystery account of the history of post-Atlantis. The Lemurian, Atlantean and post-Atlantean times. The discovery of fire, and Prometheus as representative of post-Atlantean times. The contrast of kama-manasic thinking of Epimetheus and the manasic thinking of Prometheus, the initiated leader, in wisdom and deed, of post-Atlantean mankind.

V.           The Mystery known to Rosicrucians     November 04, 1904

The myth of Cain and Abel and of Hiram and Solomon (the Temple Legend) given by Christian Rosenkreutz to the Rosicrucian Brotherhood in the fifteenth century. The legend as a symbolic representation of the destiny of the third, fourth and fifth Sub Races of the fifth Root Race in connection with the development of Christianity. The Christian principle of the equality of man in the sight of God and its application in a worldly sense during the French Revolution. The Count of St. Germain and the French Revolution. The Christianity of the Crucified One and the future Christianity of the Rose Cross. The secret of the Molten Sea and the Golden Triangle.

VI.          Manicheism      November 11, 1904

The spiritual current of Manicheism. The life of its founder Mani. The great opponent of Manicheism: Augustine. The legend of Manicheism and the Manichean interpretation of evil. Evil as unseasonable good, and the Manichean principle of one's own spiritual enlightenment (Faustus) in contradistinction to the principle of external authority (Augustine and Luther). The interaction of good and evil in connection with the principle of life and form. Life and form in the evolution of Christianity. The conquest of evil through gentleness as the task of the Manichean spiritual stream. Augustine's opposition to Faustus and the battle of Jesuitism against Freemasonry.

VII.        The Essence and Task of Freemasonry from the Point of View of Spiritual Science I              December 02, 1904

The Temple Legend as the basis of Freemasonry. Ceremonies of initiation in Craft Masonry (‘Blue’ Masonry). The Master degree and the Temple Legend. The symbolic proceedings as an image of occult events on the astral plane. Freemasons were in fact practising masons in olden times. Architecture in relationship to a knowledge of the universe. Freemasonry has outgrown its real task; its justified existence during the fourth Sub Race.

VIII.       The Essence and Task of Freemasonry from the Point of View of Spiritual Science II            December 09, 1904

Freemasonry, an outer sheath lacking its proper contents. Goethe and Freemasonry. The Holy Royal Arch. Operative Masonry and architecture. The Higher Degrees. The Manifesto of the Grand Orient of Memphis and Misraim Masonry in Germany. The meaning of the Temple Legend, of Operative Masonry; intuitive knowledge which had to disappear. Our epoch (fifth Sub Race) as the true epoch of human understanding. The transmutation of the mineral world by human spirituality as the meaning of the Molten Sea. The speech of the English Prime Minister, Lord Balfour, about the meaning of electricity: a reference to a turning point in human thinking. The very ancient origin of Freemasonry establishments.

IX.          The Essence and Task of Freemasonry from the Point of View of Spiritual Science III           December 16, 1904

Freemasonry of the Higher Degrees. The Combined Rite of Memphis and Misraim. Cagliostro and the Higher Degrees. The Philosopher's Stone (immortality) and the Mystic Pentagram in the teaching of Cagliostro. The French Revolution and the Count of St. Germain. The difference between the step-by-step initiation in the Higher Degrees and the democratic administration of knowledge in Craft Masonry. The four teaching methods of the Memphis and Misraim rites. The reality of the occult establishments: the significance of outer forms. The new knowledge about the atom, and future knowledge of the connection between the atom, electricity, and human thought.

X.           Evolution and Involution as they are Interpreted by Occult Societies December 23, 1904

The significance of occult knowledge in promoting conscious prolongation of life, immortality. The universal law of the development of consciousness. The task of our epoch to permeate the mineral world with human spirit. Spiritualised natural kingdoms as future soul-content of man, resting on the law of evolution and involution. Future penetration of man's spirit into the atom. Relationship of the atom, thought and electricity. The destruction of the fifth Root Race through the War of All against All. The significance of forms in connection with future stages of development. Their correspondence with the Higher Degrees of Freemasonry. The fifth Sub Race as epoch of pure intellect, as epoch of egoism and its necessary defeat.

Part II

XI.          Concerning the Lost Temple and How it is to be Restored I     May 15, 1905

Theosophy and practical life (example; tunnel building). Knowledge of the laws of human co-operation as prerequisite for the building up of human society. The substitution of the old priest-state culture by the worldly-wise culture of the fourth Sub Race. The Trojan War. The foundation of Rome. The first seven Kings of Rome as representation of the seven stages of the fourth cultural epoch. Their connection with sevenfold man. The Temple Legend and its connection with the Lost Temple in need of being rebuilt.

XII.         Concerning the Lost Temple and How it is to be Restored II   May 22, 1905

Solomon's Temple as a symbol that man is a dwelling place of the Divine. Noah's Ark, Solomon's Temple and the measurements of man's body. The interior of Solomon's Temple. The concept of Solomon's Temple. The Knights Templar and their teachings. Two currents at the inception of the race of mankind: the children of this world (Sons of Cain) and the children of God (Abel-Seth Sons). The aim of the Rosicrucians, as continuators of the Order of the Knights Templar, was no different from that of theosophy; the building of the great Temple of Humanity.

XIII.       Concerning the Lost Temple and How it is to be Restored III  May 29, 1905

The Legend of the True Cross and the world historic significance of Solomon's Temple. The contrast of the two currents within mankind: the Sons of God (descendants of Abel-Seth) and the Sons of Man (descendants of Cain). The uniting of the two streams in Christ Jesus. The construction of the three stage World Temple (corresponding to physical body, etheric body and astral body of man) throughout the time of the Old Covenant by the Sons of Cain, the servants of the world. Work performed in the service of the Divine World Order by the Sons of God, the servants of the Ark of the Covenant. Solomon's Temple, an external expression of what the Ark of the Covenant should become. Man's earthly evolution in connection with the symbol of the Cross. The Pauline distinction between the law and grace. The connection of law and sin in the Old Covenant and law and love in the New Covenant.

XIV.       Concerning the Lost Temple and How it is to be Restored IV  June 05, 1905

The Lost Word to be rediscovered — an allegory connected with the Whitsuntide festival. Whitsuntide, the festival of Mankind's freedom. Freedom of choice between good and evil. The Fall of Man. The evolution of the world throughout the aeons: Rounds, Globes and Races or Epochs. The seven Kings of Solomon's Dynasty during the seven epochs of the Astral Globe. The construction of the macro-cosmos by Spirit, Son and Father; the inner working of man from the Spirit, through the Son, to the Father. Post-Atlantean culture until the time of the Christ event in its connection with the principles: Father, Son and Spirit. The awakening of the Inner Word, the resurrection of the etheric body as the secret of the Whitsuntide Festival.

XV.        Atoms and the Logos in the Light of Occultism              October 21, 1905

The task for the future of the theosophical world current. The plan for the guidance of mankind by the Masters of the White Lodge. Logos, earth evolution, and atoms.

Part III

XVI.       The Relationship of Occultism to the Theosophical Movement            October 22, 1905

The essence of occult societies is their heirarchical structure; the essence of the Theosophical Society is its democratic basis. The connection of these two lies in the fact that the Theosophical Society is intended as a centre for the expression of occult truths. The task of true occultism is inner training; within the theosophical movement the aim is to popularise occult knowledge. The task of the Theosophical Society is to foster occult teachings and occult life by means of understanding. Rigid contrast between the occult current and the Organisation within the Theosophical Society.

XVII.      Freemasonry and Human Evolution (men only)            October 23, 1905

Physical severance of the bi-sexual into male and female during Lemurian times. A kind of recapitulation of this on a spiritual level during post-Atlantean times: division of knowledge into wisdom tending towards the male and wisdom showing affinity with the female. Cain and Abel as the representatives of this ancient mystery teaching and the Freemasonry Temple Legend as the symbolic expression of this. The Freemasonry interpretation of the future generative forces centred in the Word. One-sided endeavours in Freemasonry and Jesuitism. The conquest of ancient wisdom through the new wisdom of theosophy which has its origin in superior asexuality.

VIII.       Freemasonry and Human Evolution (women only)      October 23, 1905

Physical severance of the bi-sexual into male and female during Lemurian times. A kind of recapitulation of this on a spiritual level during post-Atlantean times: division of knowledge into wisdom tending towards the male and wisdom showing affinity with the female. Cain and Abel as the representatives of this ancient mystery teaching and the Freemasonry Temple Legend as the symbolic expression of this. The Freemasonry interpretation of the future generative forces centred in the Word. One-sided endeavours in Freemasonry and Jesuitism. The conquest of ancient wisdom through the new wisdom of theosophy which has its origin in superior asexuality.

XIX.       The Relationship Between Occult Knowledge and Everyday Life          October 23, 1905 p.m.

The involvement of occult information in the life of our immediate surroundings. Man's astral body. Importance of education. ‘Intermediary’ astral substance. The transformation of the astral substance through feelings, concepts and decisions of will. Astral thought forms. Individual astral bodies and astral substance of whole nations. Expression of national tasks on the astral plane. The temperament and character of whole nations. Slavonic and American peoples beginning to be inspired by the thought of their nationhood. Spirituality of national inspiration in the east (the Slavs), psychic inspiration in the west (the Americans). Their affinities — in the east with the Mongolian element, in the west with the Negro element.

XX.         The Royal Art in a New Form     January 02, 1906

Misunderstandings and errors of Freemasonry. The Taxil swindle. Origin of the name ‘Freemasonry’. The three spheres or pillars of culture: Wisdom, Beauty and Strength. Consideration of the twelfth century and the Saga of the Holy Grail according to masonic interpretation. Contrast between the male-masonic and female-priestly principles; mastery over inanimate nature and acceptance of God-bestowed living forces. The sign of the Cross. The Holy Grail as a symbol of the mastery over the forces of life to be attained in the future: the Royal Art in a new form.

Goethe and His Connection with Rosicrucianism

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.