Rudolf Steiner. The Temple Legend. GA 93
A Lenda do Templo
https://rsarchive.org/Lectures/GA093/English/RSP1985/TmpLeg_index.html
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Estas palestras fazem parte dos ensinamentos da Primeira Escola Esotérica de Rudolf Steiner existentes entre 1904-1914. Steiner elucida aqui o conteúdo esotérico das imagens simbólicas encontradas em mitos, sagas e lendas, com foco particular na Lenda do Templo e na Lenda Áurea. Para a consciência moderna, afirma ele, o efeito correto depende de permearmos a linguagem das imagens com o conteúdo conceitual como um passo preliminar para o Pensar Imaginativo. Embora compiladas a partir de notas incompletas, essas palestras profundamente esotéricas constituem uma parte única e indispensável da obra completa de Steiner.
Essas vinte palestras, traduzidas do alemão por John M. Wood, foram proferidas em Berlim de maio de 1904 a janeiro de 1906. Na edição coletada das obras de Rudolf Steiner, o volume contendo os textos alemães intitula-se: Die Tempellegende und die Goldene Legende als symbolischer Ausdruck vergangener und zukuenftiger Entwickelungsgeheimnisse des Menschen. Aus den inalten der Esoterischen Schule.
These
lectures form part of the teachings of Steiner's first Esoteric School, in
existence from 1904–1914. Steiner elucidates here the esoteric content of
symbolic pictures found in myths, sagas, and legends, focusing particularly on
the Temple Legend and the Golden Legend. For modern consciousness, he says, the
right effect depends on our permeating the picture language with a conceptual
content as a preliminary step to imaginative thinking. Though compiled from
incomplete notes, these deeply esoteric lectures form a unique and
indispensable part of Steiner's complete works.
These twenty lectures, translated from the German by John M. Wood, were given
in Berlin from May 1904 to January 1906. In the collected edition of Rudolf Steiner's works, the volume containing
the German texts is entitled: Die Tempellegende und die Goldene Legende
als symbolischer Ausdruck vergangener und zukuenftiger Entwickelungsgeheimnisse
des Menschen. Aus den inhalten der Esoterischen Schule.
Conteúdo
I. Pentecostes — Festa da Libertação do Espírito Humano, 23 de maio de 1904.
Pentecostes e sua conexão com a evolução mundial, segundo um manuscrito na biblioteca do Vaticano e outro em posse do Conde de Saint-Germain. As duas grandes filosofias de mundo da quinta Raça-Raiz: a perspectiva egípcia-indo-sul-europeia, dependente da intuição dos Devas; a perspectiva persa-germânica, conectada à intuição dos Asuras. O contraste entre essas duas correntes. O início da reencarnação humana durante a Lemúria e os eventos a ela relacionados. A Queda do Homem como pré-requisito para a humanidade em busca da liberdade. Prometeu como representante da luta do homem pela liberdade. A referência ao Mistério de Pentecostes no Evangelho de São João. Pentecostes como símbolo da luta do homem pela liberdade.
II. O Contraste entre Caim e Abel 10 de junho de 1904
O núcleo oculto na história mosaica de Adão e Eva e seus
descendentes: propagação assexuada e sexual. Propagação sexual apenas a partir
da época de Seth. A transição de Adão para Seth: Caim e Abel. Contraste entre
Caim (espírito masculino) e Abel (espírito feminino): O princípio conectado com
o intelecto e o princípio da inspiração. O nascimento do egoísmo através do
intelecto. A luta contra os inimigos ocultos da humanidade; a raça dos
Rakshasas. O cumprimento da profecia de Nostradamus através da fundação da
Sociedade Teosófica e o restabelecimento dos mistérios originais. A doutrina da
reencarnação e do carma.
III. Os Mistérios dos Druidas e das "Drottes" 30
de setembro de 1904
Drottes ou Druidas, os antigos iniciados germânicos. Os três
estágios da iniciação. A Edda como descrição do que realmente ocorreu nos
antigos Mistérios Drotticos. O sacerdote druida como arquiteto da raça humana;
uma cópia tênue disso nas crenças dos maçons.
IV. A Saga de Prometeu, 7 de outubro de 1904
A interpretação exotérica, alegórica e oculta das sagas. A
saga de Prometeu. Sua interpretação como relato misterioso da história
pós-Atlântida. Os tempos lemuriano, atlante e pós-atlante. A descoberta do fogo
e Prometeu como representante dos tempos pós-atlantes. O contraste entre o
pensamento kama-manásico de Epimeteu e o pensamento manásico de Prometeu, o
líder iniciado, em sabedoria e ação, da humanidade pós-atlante.
V. O Mistério Conhecido pelos Rosacruzes 4 de novembro de
1904
O mito de Caim e Abel e de Hiram e Salomão (a Lenda do
Templo) dado por Christian Rosenkreutz à Fraternidade Rosacruz no século XV. A
lenda como representação simbólica do destino da terceira, quarta e quinta
Sub-Raças da quinta Raça-Raiz em conexão com o desenvolvimento do Cristianismo.
O princípio cristão da igualdade do homem perante Deus e sua aplicação em um
sentido mundano durante a Revolução Francesa. O Conde de Saint-Germain e a
Revolução Francesa. O Cristianismo do Crucificado e o futuro Cristianismo da
Rosa-Cruz. O segredo do Mar de Fundição e do Triângulo Dourado.
VI. Maniqueísmo 11 de novembro de 1904
A corrente espiritual do Maniqueísmo. A vida de seu
fundador, Mani. O grande oponente do Maniqueísmo: Agostinho. A lenda do
Maniqueísmo e a interpretação maniqueísta do mal. O mal como bem fora de época
e o princípio maniqueísta da própria iluminação espiritual (Fausto) em
contraposição ao princípio da autoridade externa (Agostinho e Lutero). A
interação do bem e do mal em conexão com o princípio da vida e da forma. Vida e
forma na evolução do cristianismo. A conquista do mal pela gentileza como
tarefa da corrente espiritual maniqueísta. A oposição de Agostinho a Fausto e a
batalha do jesuitismo contra a Maçonaria.
VII. A Essência e a Tarefa da Maçonaria do Ponto de Vista da
Ciência Espiritual I 02 de dezembro de 1904
A Lenda do Templo como base da Maçonaria. Cerimônias de
iniciação na Maçonaria de Ofício (Maçonaria "Azul"). O grau de Mestre
e a Lenda do Templo. Os procedimentos simbólicos como imagem de eventos ocultos
no plano astral. Os maçons eram, de fato, maçons praticantes em tempos antigos.
Arquitetura em relação ao conhecimento do universo. A Maçonaria superou sua
verdadeira tarefa; sua existência justificada durante a quarta Sub-Raça.
VIII. A Essência e a Tarefa da Maçonaria do Ponto de Vista
da Ciência Espiritual II 09 de dezembro de 1904
Maçonaria, um invólucro externo sem seu conteúdo próprio.
Goethe e a Maçonaria. O Santo Arco Real. Maçonaria Operativa e arquitetura. Os
Graus Superiores. O Manifesto do Grande Oriente de Memphis e a Maçonaria de
Misraim na Alemanha. O significado da Lenda do Templo, da Maçonaria Operativa;
conhecimento intuitivo que teve que desaparecer. Nossa época (quinta Sub-Raça)
como a verdadeira época da compreensão humana. A transmutação do mundo mineral
pela espiritualidade humana como o significado do Mar de Fundição. O discurso
do Primeiro Ministro inglês, Lord Balfour, sobre o significado da eletricidade:
uma referência a um ponto de virada no pensamento humano. A origem antiquíssima
dos estabelecimentos da Maçonaria.
IX. A Essência e a Tarefa da Maçonaria do Ponto de Vista da
Ciência Espiritual III 16 de dezembro de 1904
Maçonaria dos Graus Superiores. O Rito Combinado de Memphis
e Misraim. Cagliostro e os Graus Superiores. A Pedra Filosofal (imortalidade) e
o Pentagrama Místico nos ensinamentos de Cagliostro. A Revolução Francesa e o
Conde de Saint-Germain. A diferença entre a iniciação gradual nos Graus
Superiores e a administração democrática do conhecimento na Maçonaria. Os
quatro métodos de ensino dos ritos de Memphis e Misraim. A realidade das
instituições ocultistas: o significado das formas externas. O novo conhecimento
sobre o átomo e o conhecimento futuro da conexão entre o átomo, a eletricidade
e o pensamento humano.
X. Evolução e Involução como Interpretadas pelas Sociedades
Ocultas 23 de dezembro de 1904
A importância do conhecimento oculto na promoção do
prolongamento consciente da vida, da imortalidade. A lei universal do
desenvolvimento da consciência. A tarefa da nossa época de permear o mundo
mineral com o espírito humano. Reinos naturais espiritualizados como futuro
conteúdo anímico do homem, baseados na lei da evolução e da involução.
Penetração futura do espírito humano no átomo. Relação entre átomo, pensamento
e eletricidade. A destruição da quinta Raça-Raiz através da Guerra de Todos
contra Todos. O significado das formas em conexão com os estágios futuros de
desenvolvimento. Sua correspondência com os Graus Superiores da Maçonaria. A
quinta Sub-Raça como época de intelecto puro, como época de egoísmo e sua
necessária derrota.
Parte II
XI. Sobre o Templo Perdido e Como Ele Deve Ser Restaurado I
15 de maio de 1905
Teosofia e vida prática (exemplo: construção de túneis).
Conhecimento das leis da cooperação humana como pré-requisito para a construção
da sociedade humana. A substituição da antiga cultura sacerdotal-estatal pela
cultura mundana da quarta Sub-Raça. A Guerra de Troia. A fundação de Roma. Os
primeiros sete reis de Roma como representação dos sete estágios da quarta
época cultural. Sua conexão com o homem sétuplo. A Lenda do Templo e sua
conexão com o Templo Perdido que precisa ser reconstruído.
XII. Sobre o Templo Perdido e Como Ele Deve Ser Restaurado
II 22 de maio de 1905
O Templo de Salomão como símbolo de que o homem é a morada
do Divino. A Arca de Noé, o Templo de Salomão e as medidas do corpo humano. O
interior do Templo de Salomão. O conceito do Templo de Salomão. Os Cavaleiros
Templários e seus ensinamentos. Duas correntes no início da raça humana: os
filhos deste mundo (Filhos de Caim) e os filhos de Deus (Filhos de Abel-Sete).
O objetivo dos Rosacruzes, como continuadores da Ordem dos Cavaleiros
Templários, não era diferente daquele da teosofia: a construção do grande
Templo da Humanidade.
XIII. Sobre o Templo Perdido e Como Ele Deve Ser Restaurado
III 29 de maio de 1905
A Lenda da Verdadeira Cruz e o significado histórico mundial
do Templo de Salomão. O contraste entre as duas correntes dentro da humanidade:
os Filhos de Deus (descendentes de Abel-Sete) e os Filhos do Homem
(descendentes de Caim). A união das duas correntes em Cristo Jesus. A
construção do Templo Mundial de três estágios (correspondente ao corpo físico,
corpo etérico e corpo astral do homem) ao longo do tempo da Antiga Aliança
pelos Filhos de Caim, os servos do mundo. Obra realizada a serviço da Ordem Mundial
Divina pelos Filhos de Deus, os servos da Arca da Aliança. O Templo de Salomão,
uma expressão externa do que a Arca da Aliança deveria se tornar. A evolução
terrena do homem em conexão com o símbolo da Cruz. A distinção paulina entre
lei e graça. A conexão entre lei e pecado na Antiga Aliança e lei e amor na
Nova Aliança.
XIV. Sobre o Templo Perdido e Como Ele Deve Ser Restaurado
IV 5 de junho de 1905
A Palavra Perdida a ser redescoberta — uma alegoria
relacionada ao festival de Pentecostes. Pentecostes, o festival da liberdade da
Humanidade. Liberdade de escolha entre o bem e o mal. A Queda do Homem. A
evolução do mundo ao longo dos éons: Rondas, Globos e Raças ou Épocas. Os sete
Reis da Dinastia de Salomão durante as sete épocas do Globo Astral. A
construção do macrocosmo pelo Espírito, Filho e Pai; o trabalho interior do
homem desde o Espírito, através do Filho, até o Pai. Cultura pós-atlante até a
época do evento de Cristo em sua conexão com os princípios: Pai, Filho e
Espírito. O despertar da Palavra Interior, a ressurreição do corpo etérico como
o segredo do Festival de Pentecostes.
XV. Átomos e o Logos à Luz do Ocultismo 21 de outubro de
1905
A tarefa para o futuro da corrente teosófica mundial. O
plano para a orientação da humanidade pelos Mestres da Loja Branca. Logos,
evolução da Terra e átomos.
Parte III
XVI. A Relação do Ocultismo com o Movimento Teosófico 22 de
outubro de 1905
A essência das sociedades ocultistas é sua estrutura
hierárquica; a essência da Sociedade Teosófica é sua base democrática. A
conexão entre ambas reside no fato de que a Sociedade Teosófica se destina a
ser um centro para a expressão de verdades ocultas. A tarefa do verdadeiro
ocultismo é o treinamento interior; dentro do movimento teosófico, o objetivo é
popularizar o conhecimento oculto. A tarefa da Sociedade Teosófica é promover
os ensinamentos ocultos e a vida oculta por meio da compreensão. Contraste rígido
entre a corrente ocultista e a Organização dentro da Sociedade Teosófica.
XVII. Maçonaria e Evolução Humana (somente homens) 23 de
outubro de 1905
Separação física do bissexual em masculino e feminino
durante a época lemuriana. Uma espécie de recapitulação disso em um nível
espiritual durante a época pós-atlante: divisão do conhecimento em sabedoria
tendendo ao masculino e sabedoria mostrando afinidade com o feminino. Caim e
Abel como representantes desse antigo ensinamento misterioso e a Lenda do
Templo da Maçonaria como sua expressão simbólica. A interpretação maçônica das
futuras forças geradoras centradas na Palavra. Esforços unilaterais na Maçonaria
e no Jesuitismo. A conquista da sabedoria antiga por meio da nova sabedoria da
teosofia, que tem sua origem na assexualidade superior.
VIII. Maçonaria e Evolução Humana (somente mulheres) 23 de
outubro de 1905
Separação física do bissexual em masculino e feminino
durante a época lemuriana. Uma espécie de recapitulação disto em um nível
espiritual durante os tempos pós-atlantes: divisão do conhecimento em sabedoria
tendendo ao masculino e sabedoria mostrando afinidade com o feminino. Caim e
Abel como representantes deste antigo ensinamento misterioso e a Lenda do
Templo da Maçonaria como sua expressão simbólica. A interpretação da Maçonaria
das futuras forças geradoras centradas na Palavra. Esforços unilaterais na
Maçonaria e no Jesuitismo. A conquista da sabedoria antiga através da nova
sabedoria da teosofia, que tem sua origem na assexualidade superior.
XIX. A Relação entre o Conhecimento Oculto e a Vida
Cotidiana 23 de outubro de 1905 p.m.
O envolvimento da informação oculta na vida do nosso entorno
imediato. O corpo astral do homem. Importância da educação. Substância astral
"intermediária". A transformação da substância astral através de
sentimentos, conceitos e decisões da vontade. Formas-pensamento astrais. Corpos
astrais individuais e substância astral de nações inteiras. Expressão das
tarefas nacionais no plano astral. O temperamento e o caráter de nações
inteiras. Povos eslavos e americanos começando a se inspirar no pensamento de
sua nacionalidade. Espiritualidade de inspiração nacional no Oriente (os
eslavos), inspiração psíquica no Ocidente (os americanos). Suas afinidades — no
Oriente com o elemento mongol, no Ocidente com o elemento negro.
XX. A Arte Real em uma Nova Forma 02 de janeiro de 1906
Mal-entendidos e erros da Maçonaria. A fraude Taxil. Origem
do nome "Maçonaria". As três esferas ou pilares da cultura:
Sabedoria, Beleza e Força. Consideração do século XII e da Saga do Santo Graal
segundo a interpretação maçônica. Contraste entre os princípios
maçônico-masculino e sacerdotal-feminino; domínio sobre a natureza inanimada e
aceitação das forças vivas concedidas por Deus. O Sinal da Cruz. O Santo Graal
como símbolo do domínio sobre as forças da vida a ser alcançado no futuro: a Arte
Real em uma nova forma.
Goethe e sua conexão com o Rosacrucianismo
Contents
I. Whitsuntide — Festival of the
Liberation of the Human Spirit May 23,
1904
Whitsuntide
and its connection with world evolution, according to a manuscript in the
Vatican library and one in the possession of the Count of St. Germain. The two
great world philosophies of the fifth Root Race: the Egypto-Indo-South European
outlook depending on the intuition of the Devas; the Persian-Germanic world
outlook connected with the intuition of the Asuras. The contrast between these
two currents. The beginning of human reincarnation during Lemuria and the
events connected therewith. The Fall of Man as prerequisite of freedom-seeking
mankind. Prometheus as representative of man's striving for freedom. The
reference to the Whitsuntide Mystery in St. John's Gospel. Whitsuntide as a
symbol of man's striving for freedom.
II. The Contrast between Cain and Abel June 10, 1904
The occult
core in the Mosaic story of Adam and Eve and their descendants: asexual and
sexual propagation. Sexual propagation only since the time of Seth. The
transition from Adam to Seth: Cain and Abel. Contrast between Cain (male
spirit) and Abel (female spirit): The principle connected with the intellect
and the principle of inspiration. The birth of egoism through the intellect.
The struggle against the occult enemies of mankind; the race of the Rakshasas.
The fulfillment of Nostradamus's prophesy through the founding of the
Theosophical Society and the re-establishment of the original mysteries. The
doctrine of reincarnation and karma.
III. The Mysteries of the Druids and the
‘Drottes’ September 30, 1904
Drottes or
Druids, the ancient Germanic initiates. The three stages of initiation. The
Edda as a description of what actually took place in the ancient Drottic
Mysteries. The Druid priest as architect of the human race; a faint copy of
that in the beliefs of the Freemasons.
IV. The Prometheus Saga October 07, 1904
The
exoteric, allegorical and occult interpretation of sagas. The Prometheus saga.
Its interpretation as mystery account of the history of post-Atlantis. The
Lemurian, Atlantean and post-Atlantean times. The discovery of fire, and
Prometheus as representative of post-Atlantean times. The contrast of
kama-manasic thinking of Epimetheus and the manasic thinking of Prometheus, the
initiated leader, in wisdom and deed, of post-Atlantean mankind.
V. The Mystery known to Rosicrucians November 04, 1904
The myth of
Cain and Abel and of Hiram and Solomon (the Temple Legend) given by Christian
Rosenkreutz to the Rosicrucian Brotherhood in the fifteenth century. The legend
as a symbolic representation of the destiny of the third, fourth and fifth Sub
Races of the fifth Root Race in connection with the development of
Christianity. The Christian principle of the equality of man in the sight of
God and its application in a worldly sense during the French Revolution. The
Count of St. Germain and the French Revolution. The Christianity of the
Crucified One and the future Christianity of the Rose Cross. The secret of the
Molten Sea and the Golden Triangle.
VI. Manicheism November 11, 1904
The
spiritual current of Manicheism. The life of its founder Mani. The great
opponent of Manicheism: Augustine. The legend of Manicheism and the Manichean
interpretation of evil. Evil as unseasonable good, and the Manichean principle
of one's own spiritual enlightenment (Faustus) in contradistinction to the
principle of external authority (Augustine and Luther). The interaction of good
and evil in connection with the principle of life and form. Life and form in
the evolution of Christianity. The conquest of evil through gentleness as the
task of the Manichean spiritual stream. Augustine's opposition to Faustus and
the battle of Jesuitism against Freemasonry.
VII. The Essence and Task of Freemasonry from
the Point of View of Spiritual Science I December
02, 1904
The Temple
Legend as the basis of Freemasonry. Ceremonies of initiation in Craft Masonry
(‘Blue’ Masonry). The Master degree and the Temple Legend. The symbolic
proceedings as an image of occult events on the astral plane. Freemasons were
in fact practising masons in olden times. Architecture in relationship to a
knowledge of the universe. Freemasonry has outgrown its real task; its
justified existence during the fourth Sub Race.
VIII. The Essence and Task of Freemasonry from
the Point of View of Spiritual Science II December
09, 1904
Freemasonry,
an outer sheath lacking its proper contents. Goethe and Freemasonry. The Holy
Royal Arch. Operative Masonry and architecture. The Higher Degrees. The
Manifesto of the Grand Orient of Memphis and Misraim Masonry in Germany. The
meaning of the Temple Legend, of Operative Masonry; intuitive knowledge which
had to disappear. Our epoch (fifth Sub Race) as the true epoch of human
understanding. The transmutation of the mineral world by human spirituality as
the meaning of the Molten Sea. The speech of the English Prime Minister, Lord
Balfour, about the meaning of electricity: a reference to a turning point in
human thinking. The very ancient origin of Freemasonry establishments.
IX. The Essence and Task of Freemasonry
from the Point of View of Spiritual Science III December
16, 1904
Freemasonry
of the Higher Degrees. The Combined Rite of Memphis and Misraim. Cagliostro and
the Higher Degrees. The Philosopher's Stone (immortality) and the Mystic
Pentagram in the teaching of Cagliostro. The French Revolution and the Count of
St. Germain. The difference between the step-by-step initiation in the Higher
Degrees and the democratic administration of knowledge in Craft Masonry. The
four teaching methods of the Memphis and Misraim rites. The reality of the
occult establishments: the significance of outer forms. The new knowledge about
the atom, and future knowledge of the connection between the atom, electricity,
and human thought.
X. Evolution and Involution as they are
Interpreted by Occult Societies December
23, 1904
The
significance of occult knowledge in promoting conscious prolongation of life,
immortality. The universal law of the development of consciousness. The task of
our epoch to permeate the mineral world with human spirit. Spiritualised
natural kingdoms as future soul-content of man, resting on the law of evolution
and involution. Future penetration of man's spirit into the atom. Relationship
of the atom, thought and electricity. The destruction of the fifth Root Race
through the War of All against All. The significance of forms in connection
with future stages of development. Their correspondence with the Higher Degrees
of Freemasonry. The fifth Sub Race as epoch of pure intellect, as epoch of
egoism and its necessary defeat.
Part II
XI. Concerning the Lost Temple and How it
is to be Restored I May 15, 1905
Theosophy
and practical life (example; tunnel building). Knowledge of the laws of human
co-operation as prerequisite for the building up of human society. The
substitution of the old priest-state culture by the worldly-wise culture of the
fourth Sub Race. The Trojan War. The foundation of Rome. The first seven Kings
of Rome as representation of the seven stages of the fourth cultural epoch.
Their connection with sevenfold man. The Temple Legend and its connection with
the Lost Temple in need of being rebuilt.
XII. Concerning the Lost Temple and How it
is to be Restored II May 22, 1905
Solomon's
Temple as a symbol that man is a dwelling place of the Divine. Noah's Ark,
Solomon's Temple and the measurements of man's body. The interior of Solomon's
Temple. The concept of Solomon's Temple. The Knights Templar and their
teachings. Two currents at the inception of the race of mankind: the children
of this world (Sons of Cain) and the children of God (Abel-Seth Sons). The aim
of the Rosicrucians, as continuators of the Order of the Knights Templar, was
no different from that of theosophy; the building of the great Temple of
Humanity.
XIII. Concerning the Lost Temple and How it is
to be Restored III May 29, 1905
The Legend
of the True Cross and the world historic significance of Solomon's Temple. The
contrast of the two currents within mankind: the Sons of God (descendants of
Abel-Seth) and the Sons of Man (descendants of Cain). The uniting of the two
streams in Christ Jesus. The construction of the three stage World Temple
(corresponding to physical body, etheric body and astral body of man)
throughout the time of the Old Covenant by the Sons of Cain, the servants of
the world. Work performed in the service of the Divine World Order by the Sons
of God, the servants of the Ark of the Covenant. Solomon's Temple, an external
expression of what the Ark of the Covenant should become. Man's earthly
evolution in connection with the symbol of the Cross. The Pauline distinction
between the law and grace. The connection of law and sin in the Old Covenant
and law and love in the New Covenant.
XIV. Concerning the Lost Temple and How it is
to be Restored IV June 05, 1905
The Lost
Word to be rediscovered — an allegory connected with the Whitsuntide festival.
Whitsuntide, the festival of Mankind's freedom. Freedom of choice between good
and evil. The Fall of Man. The evolution of the world throughout the aeons:
Rounds, Globes and Races or Epochs. The seven Kings of Solomon's Dynasty during
the seven epochs of the Astral Globe. The construction of the macro-cosmos by
Spirit, Son and Father; the inner working of man from the Spirit, through the
Son, to the Father. Post-Atlantean culture until the time of the Christ event
in its connection with the principles: Father, Son and Spirit. The awakening of
the Inner Word, the resurrection of the etheric body as the secret of the
Whitsuntide Festival.
XV. Atoms and the Logos in the Light of
Occultism October 21, 1905
The task
for the future of the theosophical world current. The plan for the guidance of
mankind by the Masters of the White Lodge. Logos, earth evolution, and atoms.
Part III
XVI. The Relationship of Occultism to the
Theosophical Movement October
22, 1905
The essence
of occult societies is their heirarchical structure; the essence of the
Theosophical Society is its democratic basis. The connection of these two lies
in the fact that the Theosophical Society is intended as a centre for the
expression of occult truths. The task of true occultism is inner training;
within the theosophical movement the aim is to popularise occult knowledge. The
task of the Theosophical Society is to foster occult teachings and occult life
by means of understanding. Rigid contrast between the occult current and the
Organisation within the Theosophical Society.
XVII. Freemasonry and Human Evolution (men only) October 23, 1905
Physical
severance of the bi-sexual into male and female during Lemurian times. A kind
of recapitulation of this on a spiritual level during post-Atlantean times:
division of knowledge into wisdom tending towards the male and wisdom showing
affinity with the female. Cain and Abel as the representatives of this ancient
mystery teaching and the Freemasonry Temple Legend as the symbolic expression
of this. The Freemasonry interpretation of the future generative forces centred
in the Word. One-sided endeavours in Freemasonry and Jesuitism. The conquest of
ancient wisdom through the new wisdom of theosophy which has its origin in
superior asexuality.
VIII. Freemasonry and Human Evolution (women
only) October 23, 1905
Physical
severance of the bi-sexual into male and female during Lemurian times. A kind
of recapitulation of this on a spiritual level during post-Atlantean times:
division of knowledge into wisdom tending towards the male and wisdom showing
affinity with the female. Cain and Abel as the representatives of this ancient
mystery teaching and the Freemasonry Temple Legend as the symbolic expression
of this. The Freemasonry interpretation of the future generative forces centred
in the Word. One-sided endeavours in Freemasonry and Jesuitism. The conquest of
ancient wisdom through the new wisdom of theosophy which has its origin in
superior asexuality.
XIX. The Relationship Between Occult Knowledge
and Everyday Life October 23,
1905 p.m.
The
involvement of occult information in the life of our immediate surroundings.
Man's astral body. Importance of education. ‘Intermediary’ astral substance.
The transformation of the astral substance through feelings, concepts and
decisions of will. Astral thought forms. Individual astral bodies and astral
substance of whole nations. Expression of national tasks on the astral plane.
The temperament and character of whole nations. Slavonic and American peoples
beginning to be inspired by the thought of their nationhood. Spirituality of
national inspiration in the east (the Slavs), psychic inspiration in the west
(the Americans). Their affinities — in the east with the Mongolian element, in
the west with the Negro element.
XX. The Royal Art in a New Form January 02, 1906
Misunderstandings
and errors of Freemasonry. The Taxil swindle. Origin of the name ‘Freemasonry’.
The three spheres or pillars of culture: Wisdom, Beauty and Strength.
Consideration of the twelfth century and the Saga of the Holy Grail according
to masonic interpretation. Contrast between the male-masonic and
female-priestly principles; mastery over inanimate nature and acceptance of
God-bestowed living forces. The sign of the Cross. The Holy Grail as a symbol
of the mastery over the forces of life to be attained in the future: the Royal
Art in a new form.
Goethe and
His Connection with Rosicrucianism
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