07 janeiro 2022

Dormir e Forças de Vida. Sleep and Life Forces. SvH RS

Bellow in English

 Enfatizo que as forças de vida são as forças de nosso corpo etérico, dão vitalidade ao nosso organismo. Temos: Corpo físico, corpo etérico (corpo de vida), corpo astral e espírito (EU), este espírito é eterno. Um exemplo negativo do excesso de forças de vida é quando nossas células começam a se expandir, sem a Organização do Eu, como no Câncer. Parte de nossas células perdem a forma, perdem a nossa plasticidade. Quando perdemos as forças de vida em alguma parte de nosso corpo, sentimos um braço ou perna adormecidos, o que é temporário ou perdemos um membro, pé ou perna, etc... porque o corpo etérico se retira em definitivo daquela área levando à gangrena. Sempre em nossas vidas temos que saber harmonizar os excessos, sem cair neles. Nos excessos somos reféns de forças opostas ao desenvolvimento humano, à sua evolução. Cultivar o caminho do meio é caminhar pela vida como um elefante, de um lado para outro, mantendo o equilíbrio sem cair de vez nos extremos, superando-os. Isso jamais é fixo, nunca é determinado a priori, temos que criativamente ir descobrindo como nos equilibrar neste caminho do meio que seria o fiel da balança, mas que no nosso caso (humanos) nunca é rígido, sempre flexível, sempre temos que novamente e novamente encontrar esse equilíbrio que já não mais está no ponto anterior. Não cabe aqui entrar nos detalhes para saber como ocorre o excesso de forças de vida em nossas células. Sonia von Homrich.

“Se decidimos dormir mais, como alguns aposentados fazem, dormiremos em excesso. Naturalmente inexiste objeção em dormir muito. Já que o trabalho intelectual exige muito de nossa organização física, as pessoas que exercem este tipo de trabalho necessitam dormir muito. Porém se dormimos muito, nós temos forças de vida em excesso e elas começam a proliferar; o ser humano então abunda em forças de vida. Este excedente de forças de vida leva a doenças.”

Fonte: Rudolf Steiner. GA 154. A Presença dos Mortos/Falecidos. Palestra Seis: Fé e Conhecimento. Praga, 7 Abr 1914.

Link em Inglês

https://wn.rsarchive.org/Lectures/GA/GA0154/19140417p01.html

 

GA 154 - A Presença dos Mortos/Falecidos – Palestras do Ciclo

Palestra 1: Entendendo o Mundo Espiritual (Parte Um)

Palestra 2: Entendendo o Mundo Espiritual (Parte Dois)

Palestra 3: Acordando o Pensar Espiritual

Palestra 4: A Presença dos Mortos em nossa vida

Palestra 5: As bençãos dos Falecidos

Palestra 6: Fé e Conhecimento

Palestra 7: Robert Hamerling: Poeta e Pensador

Palestra I Espírito /Físico

Palestra II Espírito /Físico

https://www.rsarchive.org/Lectures/GA/?ga=GA0154

“If we decided to sleep more, as some retired people do, we would sleep too much. Of course, that is no objection to sleeping a lot. Since intellectual work takes a lot out of our physical organization, people doing that kind of work need much sleep. But if we sleep too much, we have too many new life forces and these then begin to proliferate; the human being then abounds with life forces. This surplus of life forces leads to illness.”

Source: Rudolf Steiner. GA 154. Presence of the dead: LECTURE SIX: FAITH AND KNOWLEDGE. Prague, April 17, 1914

https://wn.rsarchive.org/Lectures/GA/GA0154/19140417p01.html

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.