11 setembro 2025

Cristo e a Alma Humana. Rudolf Steiner

 Cristo e a Alma Humana

Tradução: Sonia von Homrich

Fonte: Rudolf Steiner. GA 155. Christ and the Human Soul. Lecture IV. Norrköping, 16th July, 1914.

https://rsarchive.org/Lectures/GA155/English/RSP1972/19140716p01.html

 

Temas deste ciclo de palestras, abaixo

A humanidade sempre necessita de verdades que não podem, em todas as épocas, serem totalmente compreendidas. A assimilação de verdades não é significativa apenas para o nosso conhecimento; as próprias verdades contêm força vital. Ao nos permearmos com a verdade, permeamos nossa natureza anímica com um elemento extraído do mundo objetivo, assim como precisamos permear nosso ser físico com ar extraído de fora para viver. Verdades profundas são de fato expressas em grandes revelações religiosas, mas de tal forma que seu verdadeiro significado interior muitas vezes só é compreendido muito, muito mais tarde.

O Novo Testamento foi escrito e permanece como um registro para a humanidade — no entanto, todo o curso futuro da evolução da Terra será necessário para que se alcance uma compreensão completa do Novo Testamento. No futuro, os homens adquirirão muito conhecimento do mundo externo e também do mundo espiritual; e, se tomado no sentido correto, tudo contribuirá para a compreensão do Novo Testamento. A compreensão se dá gradualmente, mas o Novo Testamento foi escrito de forma simples, para que possa ser absorvido e, posteriormente, gradualmente compreendido. Permear-nos com a verdade que reside no Novo Testamento não é sem significado, mesmo que ainda não possamos compreender totalmente a verdade nele contida, em sua mais profunda interioridade. Mais tarde, a verdade se torna força cognitiva, já como força vital, na medida em que é absorvida de forma mais ou menos infantil. E se as questões que começamos a considerar ontem (Conferência no dia anterior) devem ser entendidas no sentido em que são transmitidas no Novo Testamento, precisamos de um conhecimento mais profundo, de uma maior compreensão do mundo espiritual e de seus mistérios.

Se quisermos prosseguir com os estudos que iniciamos ontem, precisamos examinar novamente alguns mistérios ocultos, pois eles poderão nos guiar para uma maior compreensão do enigma da culpa e do pecado e, desse ponto de vista, lançar luz sobre a relação de Cristo com a alma humana.

No decorrer do nosso trabalho antroposófico, frequentemente nos deparamos com um ponto de vista que pode ser formulado como uma pergunta frequentemente feita: Por que Cristo morreu em um corpo humano? Esta, de fato, é uma questão fundamental a respeito do Mistério do Gólgota. Por que Cristo morreu, por que Deus morreu, em um corpo humano?

 Deus morreu porque a evolução do universo fez ser necessária para que Ele pudesse entrar na humanidade; era necessário que um Deus dos mundos superiores se tornasse o líder da evolução da Terra. Por essa razão, Cristo teve que se relacionar com a morte. Relacionado com a morte! Seria desejável que essa expressão fosse profundamente compreendida pela alma humana.

Em geral, o ser humano encontra a morte apenas quando vê outra pessoa morrer, ou em outros fenômenos semelhantes à morte que podem ser encontrados no mundo, ou na certeza de que ele próprio deve passar pelo portal da morte quando sua encarnação atual terminar. Mas esse é apenas o aspecto externo da morte. A morte está presente de uma forma bem diferente no mundo em que vivemos, e é preciso chamar a atenção para isso. Comecemos com um fenômeno bastante comum e cotidiano. Inspiramos o ar e o expiramos novamente; mas o ar sofre uma mudança. Quando o ar é exalado, é ar morto; como ar exalado, não pode ser inalado novamente, pois o ar exalado é mortal. Indico isso apenas para que você possa entender o significado do ditado oculto: "Quando o ar entra no ser humano, ele morre". O elemento vivo no ar de fato morre quando entra no ser humano. Esse, no entanto, é apenas um fenômeno. O raio de luz que penetra em nossos olhos deve morrer da mesma forma, e não ganharíamos nada com os raios de luz se nossos olhos não se opusessem ao raio de luz, como nossos pulmões se opõem ao ar. A luz que entra em nossos olhos morre em nossos olhos; e através da morte da luz em nossos olhos é que enxergamos. Estamos cheios de muito daquilo que precisa morrer em nós para que possamos ter nossa consciência terrena. Corporalmente, matamos o ar; Matamos também os raios de luz que nos penetram, e assim matamos de muitas maneiras.

Quando invocamos a Ciência Espiritual em nosso auxílio, distinguimos quatro graus de substância: terra, água, ar e calor. Entramos então no reino onde falamos de éter-calor, de éter-luz. Até o éter-luz, matamos o que nos penetra; matamo-lo incessantemente para que possamos ter nossa consciência terrena. Mas há algo que não podemos matar com nossa existência terrena. Sabemos que acima do éter-luz existe o chamado éter químico, e então vem o éter-vida. Esses são os dois tipos de éter que não podemos matar. Mas, por causa disso, eles não têm uma participação especial em nós. Se fôssemos capazes de matar o éter químico, as ondas da Harmonia das Esferas soariam perpetuamente em nosso corpo físico, e nós destruiríamos perpetuamente essas ondas com nossa vida física.

E se também matássemos o éter vital, destruiríamos e mataríamos continuamente dentro de nós a vida cósmica que flui para a Terra. No som terrestre, recebemos um substituto, mas não se compara ao que ouviríamos se o éter químico fosse audível para nós como seres humanos físicos. Pois o som físico é um produto do ar e não é o som espiritual; é apenas um substituto para o som espiritual.

Quando a tentação luciférica surgiu, os deuses progressistas foram obrigados a colocar o ser humano em uma esfera onde, do éter vital para baixo, a morte vive em seu corpo físico. Mas naquela época os deuses progressistas disseram — e as palavras estão na Bíblia — "O homem conheceu a distinção entre o Bem e o Mal, mas a Vida ele não terá. Da Árvore da Vida ele não comerá". No esoterismo, podemos continuar a frase "Da Árvore da Vida o homem não comerá", acrescentando as palavras "e o Espírito da Matéria ele não ouvirá". Da Árvore da Vida o homem não comerá e o Espírito da Matéria não ouvirá! Estas são as regiões que estavam fechadas ao homem. Somente através de um certo procedimento nos antigos Mistérios os tons da Música das Esferas e da Vida Cósmica, pulsando através do universo, foram revelados àqueles que eram iniciados quando lhes foi dado, fora do corpo, ver Cristo antecipadamente. Por esta razão, os antigos filósofos falem da Música das Esferas.

Ao chamar a atenção a isso, indicamos ao mesmo tempo as regiões de onde o Cristo veio a nós na época do Batismo de João no Jordão. De onde veio Cristo? Ele veio daquelas regiões que haviam sido fechadas ao ser humano como resultado da tentação luciférica — da região da Música das Esferas e da região da Vida Cósmica. Essas regiões tiveram que ser esquecidas pelo ser humano por causa da tentação luciférica no início da evolução da Terra. No batismo de João no Jordão, Cristo entrou em um corpo humano (vivo), e o que permeava esse corpo humano era a essência espiritual da Harmonia das Esferas, a essência espiritual da Vida Cósmica — o elemento que ainda pertencia à alma humana durante a primeira fase de seu tempo na Terra, mas do qual a alma humana teve que ser excluída como resultado da tentação luciférica. Nesse sentido, também o ser humano se relaciona com o espírito. Com sua alma, ele realmente pertence à região da Música das Esferas e à região do Verbo, do Éter Cósmico Vivo. Mas ele foi expulso dessas regiões. Elas deveriam ser-lhe restituídas para que ele pudesse gradualmente ser novamente permeado pelos elementos espirituais dos quais foi exilado. É assim que, do ponto de vista da Ciência Espiritual de Rudolf Steiner, as palavras do Evangelho de São João nos tocam tão profundamente: No princípio primordial, quando o homem ainda não estava sujeito à tentação, estava o Logos. O homem pertencia ao Logos... o Logos estava com Deus, e o homem estava com o Logos, com Deus. E através do Batismo de João no Jordão, o Logos entrou na evolução humana — Ele se tornou Homem.

Aqui temos a conexão importantíssima. Deixemos esta verdade como está e abordemos a questão de outro ângulo. A vida como um todo se mostra a nós apenas do lado externo. Caso contrário, o homem saberia o tempo todo como absorve o cadáver da luz em seus olhos quando vê.

O que Cristo teve que empreender para que o cumprimento da frase de São Paulo: "Não eu, mas Cristo em mim", pudesse ser possível? Tinha que ser possível que Cristo permeasse a natureza do homem; mas a natureza do homem está repleta do que é morto pela natureza humana na existência terrena, do éter de luz para baixo — o éter de luz que morre no olho humano. A natureza do ser humano está repleta de morte; mas o elemento vital nos dois tipos mais elevados de éter foi retirado para que a natureza humana não fosse também carregada junto com a morte. Para que Cristo pudesse habitar em nós, Ele teve, portanto, que se relacionar com a morte, com toda a morte que se espalha pelo mundo, desde a luz até as profundezas da materialidade. Cristo teve que ser capaz de passar por tudo o que carregamos dentro de nós como o cadáver da luz, do calor, do ar e assim por diante. Foi somente porque Ele foi capaz de se relacionar com a morte que Ele pôde se relacionar com o ser humano. E devemos sentir em nossas almas que Deus teve que morrer para que pudesse nos preencher, nós que adquirimos a morte como resultado da tentação luciférica, para que pudéssemos dizer: "Cristo em nós".

Muitas outras coisas estão ocultas para o ser humano atrás da existência sensorial. Ele volta seu olhar para o mundo vegetal; ele vê como a luz do Sol conjura as plantas para fora do solo. A ciência nos ensina que a luz é necessária para o crescimento das plantas, mas isso é apenas metade da verdade.

Quem observa as plantas com clarividência vê elementos espirituais vivos emergindo delas. A luz mergulha nas plantas e delas emerge novamente como um elemento espiritual vivo. Nos animais, é o éter químico que penetra, e esse éter químico não é perceptível ao ser humano; se ele pudesse ter consciência do éter químico, soaria espiritualmente. Os animais transformam esse éter em espíritos da água. As plantas transformam a luz em espíritos do ar; os animais transformam o espírito ativo no éter químico em espíritos da água. Finalmente, o éter cósmico, ou éter da vida, que o ser humano é impedido de matar e sem o qual não poderia viver — ele transforma o éter da vida em Espíritos da Terra.

Em uma série de palestras proferidas em Karlsruhe, “De Jesus a Cristo” https://rsarchive.org/Lectures/FromJ2C1973/FJ2C73_index.html  falei certa vez do "fantasma" humano. Este não é o momento de traçar o fio condutor entre o que será dito aqui e o que foi dito então sobre o "fantasma" humano, mas tais fios condutores existem e talvez você os encontre por si mesmo. Hoje, preciso apresentar o assunto por outro ângulo.

Há algo perpetuamente engendrado no ser humano que também é espiritual — a vida no ser humano. Isso está sempre se espalhando para o mundo. O homem projeta uma aura ao seu redor, uma aura de raios com a qual enriquece continuamente o elemento terreno-espiritual da Terra. Esse elemento terreno-espiritual da Terra, no entanto, contém todas as qualidades, morais ou não, que o homem adquiriu e carrega consigo, pois ele as envia para o seu ambiente terreno. Isso é verdade absoluta. A visão clarividente percebe como o ser humano envia sua aura moral, intelectual e estética para o mundo, e como essa aura continua a viver como espírito terreno na espiritualidade da Terra. Assim como um cometa arrasta sua cauda pelo Cosmos, o ser humano atrai, por toda a vida terrena, a aura espiritual que projeta. Essa aura espiritual se mantém unida, como um fantasma, durante a vida do homem, mas, ao mesmo tempo, irradia para o mundo as propriedades morais e intelectuais da sua alma.

Quando, em nossos estudos ocultos, remontamos aos tempos anteriores ao Mistério do Gólgota, descobrimos que os seres humanos daquela época simplesmente irradiavam essa entidade fantasmagórica, que continha suas qualidades morais, para o mundo externo, para a aura espiritual externa da Terra. Mas a humanidade se desenvolveu no curso da existência da Terra, e justamente na época em que o Mistério do Gólgota aconteceu, um certo estágio havia sido alcançado na evolução dessa entidade fantasmagórica. Em tempos anteriores, ela era muito mais evanescente; na época do Mistério do Gólgota, ela havia se tornado mais densa, tinha mais forma; e nessa entidade fantasmagórica estava agora misturada, como característica fundamental, a morte que o ser humano desenvolve em si mesmo ao matar o raio de luz que entra em seu olho, e assim por diante, como expliquei. Essas entidades espirituais da Terra que irradiam do ser humano são como uma criança natimorta, porque elas lhes transmitem sua morte. Se Cristo não tivesse vindo à Terra, então, durante a permanência de suas almas em corpos terrestres, os seres humanos poderiam ter irradiado continuamente entidades com a marca da morte sobre si. E a essa marca da morte estariam ligadas as qualidades morais do ser humano de que falamos ontem: culpa objetiva e pecado objetivo. Estes estariam contidos nela.

Suponhamos que o Cristo não tivesse vindo para a terra. O que teria acontecido na evolução da Terra? A partir do momento em que o Mistério do Gólgota teria ocorrido, os seres humanos teriam criado espiritualmente formas densas às quais teriam transmitido a morte. E essas formas densas teriam se tornado naquelas próprias que tiveram que passar para o estágio de Júpiter, com a Terra. O ser humano teria transmitido a morte à Terra. Uma Terra morta teria dado à luz um Júpiter morto.

Não poderia ter sido de outra forma, porque se o Mistério do Gólgota não tivesse existido, o ser humano não teria sido capaz de permear as radiações que ele emite com as essências da Música das Esferas e da Vida Cósmica. Essas essências não estariam lá; elas não teriam fluído para as radiações humanas; mas Cristo as trouxe de volta através do Mistério do Gólgota. E quando há o cumprimento das palavras: "Não eu, mas Cristo em mim", quando criamos um relacionamento com Cristo dentro de nós mesmos, aquilo que irradia de nós e que de outra forma estaria morto, torna-se vivo. Como carregamos a morte dentro de nós, o Cristo vivo precisa nos permear, a fim de que Ele possa dar vida ao ser espiritual terrestre que deixamos para trás. Cristo, o Logos vivo, permeia e dá vida à culpa e ao pecado objetivos que se desprendem de nós e não são levados adiante em nosso Carma. Porque Ele lhes dá vida, uma Terra viva evoluirá para um Júpiter vivo. Este é o resultado do Mistério do Gólgota.

Através da reflexão, a alma,  pode receber Cristo ao perceber que houve um tempo em que o ser humano estava no seio do Logos divino. O ser humano teve que sucumbir à tentação de Lúcifer. O ser humano tomou a morte para si; ​​para ele passou o germe pelo qual ele teria feito uma Terra morta nascer como um Júpiter morto. A dotação era prévia à tentação luciférica onde o que a alma humana estava destinada a receber para sua existência terrena, foi deixado para trás.

E entra novamente na existência terrena do ser humano, com Cristo.

Quando o ser humano acolhe Cristo em si, de modo a sentir-se permeado por Cristo, ele é capaz de dizer a si mesmo: “O dom que os deuses me concederam antes da tentação luciférica, e que devido a ela, teve que permanecer no Cosmos, entra em minha alma com Cristo. A alma torna-se completa novamente, pela primeira vez, ao acolher Cristo em si. Só então sou uma alma plena; só então sou novamente tudo o que os deuses pretendiam que eu fosse desde o início da Terra.” “Sou realmente uma alma sem Cristo?”, o ser humano se pergunta, e sente que é por meio de Cristo que ele se torna pela primeira vez a alma que os Seres Divinos que o guiaram no passado, pretendiam que ele fosse. Este é o maravilhoso sentimento de “estar em casa – de lar” que as almas podem ter com Cristo; pois do lar cósmico primordial na alma do ser humano, Cristo,  desceu com a finalidade de devolver à alma do ser humano aquilo que obrigatoriamente tinha que ser perdido na Terra como resultado da Tentação de Lúcifer. Cristo conduz a alma novamente ao seu lar primordial, o lar que lhe foi concedido pelos deuses.

Essa é a bem-aventurança e a bênção da experiência real de Cristo na alma humana. Foi isso que proporcionou tamanha bem-aventurança a certos místicos cristãos na Idade Média. Eles escreveram muito do que, por si só, parece ser fortemente influenciado pelos sentidos, mas que fundamentalmente, era espiritual. Místicos cristãos como aqueles que se juntaram a Bernardo de Claraval (1) e outros, sentiam que a alma humana era a noiva que havia perdido seu noivo no início primordial da Terra. Quando Cristo entrou em suas almas, enchendo-as de vida, de alma e espírito, eles experimentaram Cristo como o noivo-alma que se uniu à alma; o noivo que se perdeu quando a alma abandonou seu lar original para seguir Lúcifer pelo caminho da liberdade, o caminho da diferenciação entre o bem e o mal.

Quando a alma do ser humano realmente vive em Cristo, sentindo que Cristo é o Ser Vivente que desde a morte no Gólgota, fluiu para a atmosfera da Terra e para a alma, ela se sente interiormente vivificada por meio do Cristo. A alma sente uma transição da morte para a vida.

Enquanto tivermos que viver nossa existência terrena em corpos humanos (o que continuará por um futuro distante), não ouvimos diretamente a Música das Esferas nem temos a vivência direta da Vida Cósmica. Mas podemos sim experimentar a Vinda de Cristo e, assim, receber, por assim dizer, por procuração, aquilo que de outra forma, nos adviria da Música das Esferas e da Vida Cósmica.

Pitágoras, um Iniciado dos Mistérios antigos, falou da Música das Esferas. Ele havia passado pelo processo através do qual a alma deixa o corpo e era transportada para os mundos espirituais, onde ele viu Cristo que mais tarde viria à Terra. Desde o Mistério do Gólgota, não podemos mais falar da Música das Esferas como Pitágoras, mas podemos falar dela de outra maneira. Um Iniciado poderia até hoje falar como Pitágoras; mas o habitante comum da Terra, em seu corpo físico, só pode falar da Música das Esferas e da Vida Cósmica quando experimenta/vivencia em sua alma: "Não eu, mas Cristo em mim", pois Cristo dentro dele viveu na Música das Esferas e na Vida Cósmica.  Devemos passar por essa experiência em nós mesmos; devemos realmente receber  Cristo em nossas almas.

Suponhamos que o ser humano lutasse contra isso, que não desejasse receber Cristo em sua alma. Então, ele chegaria ao fim do período terrestre e, na nebulosa estrutura espiritual que então tomou forma a partir dos espíritos terrestres que surgiram no curso da evolução humana, ele teria todos os seres fantasmagóricos que dele se originaram em encarnações anteriores. Todos eles estariam lá. A tendência aqui indicada levaria a uma Terra morta, e esta passaria morta, para Júpiter. No final do período terrestre, um ser humano poderia ter cumprido e absolvido completamente seu Carma; poderia ter compensado pessoalmente todos os seus atos imperfeitos; poderia ter se tornado completo em seu ser anímico (astral, alma), em seu EU (espírito), mas o pecado e a culpa objetivos permaneceriam. Esta é uma verdade absoluta, na medida que não vivemos apenas para nós mesmos, de tal modo que, ajustando nosso Carma, possamos nos tornar egoisticamente mais próximos da perfeição; vivemos sim, para o mundo, e no final dos tempos os restos de nossas encarnações na Terra permanecerão ali como um quadro poderoso, se não tivermos recebido em nós, o Cristo vivo.

Quando conectamos o que foi dito ontem com o que está sendo dito hoje (e é realmente a mesma coisa, apenas visto de lados diferentes), entendemos como Cristo assume sobre Si a culpa e o pecado da humanidade terrestre, na medida em que estes são culpa e pecado objetivos.

E se  compreendermos interiormente o "Não eu, mas Cristo em mim", o Cristo em nós, então Ele assume os restos objetivos de nossas encarnações anteriores, os restos permanecem ali vivificados por Cristo, irradiados por Cristo e permeados por Sua vida. Sim, os restos de nossas encarnações permanecem ali, e no que estes restos se resumem, tomados como um todo?

Como Cristo os une a todos, Cristo, que pertence a toda a humanidade no presente e no futuro, os restos de cada encarnação são todos comprimidos. Cada alma humana vive em encarnações sucessivas. De cada encarnação, certas relíquias ou restos são deixados, como descrevemos. Encarnações subsequentes deixarão outros restos, e assim por diante, até o fim do período terrestre. Se essas relíquias forem permeadas por Cristo, elas serão comprimidas. Comprima o que é rarefeito e você obterá densidade. O espírito também se torna denso, e assim nossas encarnações coletivas na Terra são unidas em um corpo espiritual. Este corpo nos pertence,  precisamos dele porque estamos objetivamente evoluindo para Júpiter, e o ponto de partida da nossa encarnação em Júpiter são as nossas relíquias comprimidas quando vivificadas, permeadas por Cristo (E assim, ao invés de restos mortos produzindo um Júpiter morto, produzimos um Júpiter vivo). No final do período terrestre, estaremos lá com a alma — qualquer que seja o carma específico da alma.  Estaremos lá diante de nossas relíquias terrenas que foram reunidas por Cristo, e teremos que nos unir a elas para passar com elas para Júpiter. Como vestir uma armadura.

Ressuscitaremos no corpo, no corpo terreno que se condensou das encarnações anteriores, separadas. Em verdade, meus caros amigos, com o coração profundamente comovido, pronuncio estas palavras: "No corpo, ressuscitaremos!"

Quantas vezes já ouvimos esta expressão?

Aqueles que buscam aprofundar seu conhecimento oculto dos mistérios do universo se esforçam gradualmente para alcançar a compreensão do que foi dito à humanidade, porque, como expliquei no início da palestra — isso precisava ser dito antes de tudo, para que os seres humanos pudessem compreendê-lo como uma verdade vital e, mais tarde, entendê-lo.

Aqueles que buscam aprofundar seu conhecimento oculto nos mistérios do universo,  se esforçam gradualmente para alcançar a compreensão do que foi dito à humanidade, porque, como expliquei no início da palestra — isso teve que ser dito antes de tudo, para que os seres humanos pudessem compreendê-lo como verdade vital e entendê-lo mais tarde. A ressurreição do corpo é uma realidade, mas nossa alma deve sentir que ressuscitará com as relíquias terrenas que foram coletadas, reunidas por Cristo, pelo corpo espiritual que está permeado por Cristo. É isso que nossa alma deve aprender a compreender. Pois suponhamos que, por não termos recebido em nós o Cristo vivo, não pudéssemos nos aproximar deste corpo terreno, com seu pecado e culpa, e nos unir a ele. Se tivéssemos rejeitado o Cristo, as relíquias de nossas várias encarnações seriam dispersas no final do período terrestre; elas teriam permanecido, mas não teriam sido reunidas pelo Cristo, que espiritualiza toda a humanidade. Deveríamos permanecer como almas no fim do período terrestre e estaríamos ligados à Terra, àquela parte da Terra que permanece morta em nossas relíquias. Certamente nossas almas seriam livres no espírito, num sentido egoísta, mas seríamos incapazes de nos aproximar de nossas relíquias corpóreas. Tais almas são o butim de Lúcifer, pois ele se esforça para frustrar o verdadeiro objetivo da Terra; ele tenta impedir que as almas alcancem seu objetivo terrestre, para retê-las no mundo espiritual, impedir que elas evoluam para Júpiter. E no período de Júpiter, Lúcifer enviará o que restou das relíquias terrestres dispersas como um conteúdo morto de Júpiter. Ele não se separará de Júpiter como a Lua, mas estará dentro de Júpiter, e estará continuamente impulsionando essas relíquias terrestres para cima. E essas relíquias terrestres terão que ser animadas como almas-espécies pelas almas acima.

E agora vocês se lembrarão do que eu lhes disse há alguns anos: que a raça humana em Júpiter se dividirá entre as almas que atingiram sua meta terrena, que atingiram a meta de Júpiter, e as almas que formarão um reino intermediário entre o reino humano e o reino animal, em Júpiter. Estas últimas serão almas luciféricas — luciféricas, meramente espirituais. Elas terão seu corpo abaixo, e este será uma expressão direta de todo o seu ser interior, mas elas só poderão dirigi-lo de fora. Duas raças, a boa e a má, se diferenciarão uma da outra em Júpiter. Isso foi afirmado anos atrás; hoje desejamos considerar com mais profundamente.

Uma existência venusiana (Vênus) seguirá a de Júpiter, e novamente haverá um ajuste através da evolução posterior do Cristo; mas é em Júpiter que o ser humano perceberá o que significa ser aperfeiçoado apenas em seu próprio Self, em vez de se preocupar com a Terra, como um todo. Isso é algo que o ser humano terá que vivenciar durante todo o ciclo de Júpiter, pois tudo o que ele não permeou com Cristo durante sua existência terrena aparecerá diante de sua visão espiritual.

Reflitamos, a partir desse ponto de vista, sobre as palavras de Cristo, com as quais Ele enviou Seus discípulos ao mundo para proclamar Seu Nome e, em Seu Nome, perdoar pecados. Por que perdoar pecados em Seu Nome? Porque o perdão dos pecados está conectado com Seu Nome. Os pecados só podem ser apagados e transformados em “vida viva” se Cristo puder se unir às nossas relíquias terrenas, se durante nossa existência terrena Ele estiver dentro de nós no sentido do dito paulino: "Não eu, mas Cristo em mim".

E onde quer que qualquer denominação religiosa se associe em suas observâncias externas a essa palavra de Cristo, a fim de levar às almas, repetidamente, tudo o que está conectado com Cristo, devemos buscar o significado mais profundo nela. Quando, em qualquer denominação religiosa, um dos servos de Cristo fala do perdão dos pecados, como se fosse uma ordem de Cristo, significa que, com suas palavras, ele estabelece uma conexão com o perdão dos pecados por meio de Cristo, e à alma necessitada de conforto, ele diz, com efeito: “Vi que você desenvolveu um relacionamento vivo com Cristo. Você está unindo o pecado e a culpa objetivos, o pecado e a culpa objetivos que entrarão em suas relíquias terrenas, com tudo o que Cristo é para você. Porque reconheci que você se permeou com Cristo — portanto, ouso dizer-lhe: seus pecados estão perdoados.”

Tais palavras sempre significam que aquele que, em qualquer denominação religiosa, fala do perdão dos pecados está convencido de que a pessoa em questão encontrou uma conexão com Cristo, que deseja carregar Cristo em seu coração e em sua alma. Por isso, ele pode confortar adequadamente quando outra pessoa se aproxima dele, consciente de sua culpa. “Cristo o perdoará, e me é permitido dizer-lhe que, em Seu Nome, seus pecados estão perdoados.” Cristo é o único perdoador de pecados porque Ele é o portador dos pecados.

A esperança e a confiança no futuro do nosso trabalho podem habitar em nossos corações, porque nos esforçamos, desde o início, para preencher o que tínhamos a dizer com a vontade de Cristo. E essa esperança e confiança podem nos permitir dizer que o nosso ensinamento é, em si mesmo, o que Cristo quis nos dizer, em cumprimento às Suas palavras: "Eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos na Terra". Desejamos estar atentos apenas ao que vem d’Ele. E tudo o que Ele nos inspirou, de acordo com a Sua promessa, queremos acolher em nossas almas como nossa Ciência Espiritual Cristã. Não é porque sentimos que nossa ciência espiritual está imbuída de qualquer tipo de dogmatismo cristão que a consideramos cristã, mas porque, tendo Cristo dentro de nós (Não eu, mas Cristo em mim), a vemos como uma revelação do Cristo em nós mesmos. Portanto, também estou convencido de que o surgimento da verdadeira ciência espiritual naquelas almas que desejam receber, conosco, nossa ciência espiritual repleta de Cristo será frutífero para toda a humanidade, e especialmente para aqueles que acolhem esses frutos. A observação clarividente mostra que muito do que é bom, espiritualmente bom, em nosso Movimento provém daqueles que acolheram nossa ciência espiritual cristã e, então, tendo atravessado o umbral da morte, nos enviam os frutos dessa ciência espiritual cristã. A ciência espiritual cristã que essas almas acolheram e agora nos enviam dos mundos espirituais já está viva em nós. Pois elas não a guardam em seu próprio fluxo cármico em prol de seu próprio aperfeiçoamento; podem deixá-la fluir para aqueles que desejam recebê-la. Conforto e esperança surgem para nossa ciência espiritual quando sabemos que nossos chamados "falecidos" estão trabalhando conosco.

Cristo é o Ser que dá vida às relíquias humanas da Terra, e um elo maravilhoso com Ele é criado,  quando aqueles que desejam servi-Lo confortam-se com as palavras "Seus pecados estão perdoados"  - àqueles que demonstram que em seu ser interior sentem uma união com Cristo. Pois é como um novo fortalecimento do relacionamento com Cristo quando a alma percebe: "Compreendi minha culpa e meus pecados de tal maneira que me pode ser permitido dizer que Cristo os toma sobre si, opera através deles com Seu ser". Se a expressão "o perdão dos pecados" deve ser a expressão da verdade, ela deve sempre carregar um tom que lembre o pecador de seu vínculo com Cristo, mesmo que ele não o forme novamente. Entre a alma e Cristo deve haver um vínculo tão intenso que a alma não pode ser lembrada dele com frequência suficiente. E porque Cristo está ligado ao pecado e à culpa objetivos da alma humana, a alma pode melhor recordar-se, na vida diária, da sua relação com Cristo, lembrando-se sempre, no momento do perdão dos pecados, da presença do Cristo Cósmico na existência da Terra.

Aqueles que se unem à Antroposofia, a Ciência Espiritual Cristã, com o espírito correto (esotérico), e não apenas num sentido externo (exotérico), podem, com toda a certeza, tornar-se seus próprios “padres” confessores. Com toda a certeza, através da Ciência Espiritual, podem aprender a conhecer Cristo tão intimamente e sentir-se tão intimamente ligados a Ele, que mantem a consciência direta da Sua presença espiritual. E quando se consagrarem solenemente a Ele como o Princípio Cósmico, podem, em espírito, dirigir a Ele a sua confusão e, na sua meditação silenciosa, pedir-Lhe o perdão dos pecados. Mas, enquanto os homens ainda não se impregnarem da ciência espiritual neste profundo sentido espiritual, devemos olhar com compreensão para o que o "perdão dos pecados" significa nas várias observâncias religiosas do mundo. Os seres humanos se tornarão espiritualmente mais e mais livres, e nessa maior liberdade espiritual sua comunhão com Cristo se tornará cada vez mais, uma experiência direta.

E deve haver tolerância! Quem acredita que, através da profunda compreensão interior que possui do Espírito do Mistério do Gólgota: o Cristo,  mantém uma comunicação direta com Cristo, olhando com compreensão para aqueles que precisam das declarações positivas de uma confissão de fé, de um ministro de Cristo que os conforte com as palavras: "Seus pecados estão perdoados". Por outro lado, deve haver tolerância por parte daqueles que veem que existem seres humanos que podem ser independentes. Na vida terrena, tudo isso pode ser um ideal, mas o antropósofo pode pelo menos admirar tal ideal.

Falei-lhes dos segredos espirituais que possibilitam aos seres humanos, mesmo aqueles que absorveram muitos ensinamentos antroposóficos — olhar ainda mais profundamente para toda a natureza do nosso ser. Falei-lhes da superação do egoísmo humano e das coisas que precisamos compreender antes de podermos ter uma compreensão correta do Carma.

Falei-vos do ser humano na medida em que ele não é apenas um ser "Self", mas pertence a toda a existência terrena e, por esta razão é chamado a contribuir para a realização do objetivo divino designado para a Terra. Cristo não veio ao mundo e passou pelo Mistério do Gólgota para que pudesse ser algo para cada um de nós em nosso próprio egoísmo. Seria terrível se Cristo fosse compreendido de tal forma que as palavras de Paulo: "Não eu, mas Cristo em mim" servissem apenas para encorajar um egoísmo ainda maior. Cristo morreu por toda a humanidade, pela humanidade da Terra. Cristo tornou-se o espírito central da Terra, cujo direito é o de preservar para a Terra os elementos espirituais-terrenos que emanam do ser humano.

Hoje em dia, podemos ler obras teológicas — e aqueles que as leram me confirmarão, que nos asseguram que certos teólogos dos séculos XIX e XX finalmente se livraram da crença popular medieval de que Cristo veio à Terra para arrebatar a Terra do Diabo, para arrebatar a Terra de Lúcifer. Dentro da teologia moderna, existe um materialismo "iluminado" que não se reconhece como tal, mas, ao contrário, imagina-se especialmente iluminado. Diz ele: "Na obscura Idade Média, dizia-se que Cristo apareceu no mundo porque precisava arrebatar a Terra do Diabo". Mas a verdadeira explicação nos leva de volta àquela crença simples e popular. Pois tudo na Terra que não é libertado por Cristo pertence a Lúcifer. Tudo o que há de humano em nós, tudo o que é mais do que aquilo que está meramente confinado em nosso Self, é enobrecido, torna-se fecundo para toda a humanidade, quando é permeado por Cristo.

E agora, ao final de nossas considerações dos últimos dias, não gostaria de concluir sem dizer estas palavras adicionais para cada alma aqui reunida:

A esperança e a confiança no futuro de nossa ação habitam em nossos corações, porque nos esforçamos, desde o início, para preencher o que tínhamos a dizer com a vontade de Cristo. E essa esperança e confiança nos permitem dizer que nosso ensinamento é, em si mesmo, o que Cristo quis nos dizer, em cumprimento às Suas palavras: "Eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos". Desejamos estar atentos apenas ao que vem d’Ele. E tudo o que Ele nos inspirou, de acordo com Sua promessa, queremos acolher em nossas almas como nossa ciência espiritual. Não é porque sentimos que nossa ciência espiritual está imbuída de qualquer tipo de dogmatismo cristão que a consideramos cristã, mas porque, ao termos, por nossa vontade livre,  Cristo dentro de nós, vemos a revelação do Cristo em nós mesmos. Portanto, também estou convencido de que o surgimento da verdadeira ciência espiritual nas almas que desejam receber, conosco, nossa ciência espiritual repleta de Cristo (Antroposofia) será frutífero para toda a humanidade, e especialmente para aqueles que acolhem esses frutos.

Com estas palavras, ditas do fundo do meu coração, encerro estas palestras e espero que continuemos a trabalhar juntos no caminho espiritual que abraçamos.

Temas deste Ciclo de Palestras

Aula I. 12 de julho de 1914

Os dois objetivos da evolução da alma humana. A implantação da liberdade no homem e o dom de distinguir entre o bem e o mal, o belo e o feio, o verdadeiro e o falso. A cena em Jerusalém na época da crucificação. A relação do homem com o pecado e culpa e a vinda de Cristo à Terra. Cristo e o judaísmo antigo. Moisés conduziu os judeus para fora do Egito, ele próprio guiado por Cristo, embora não O reconhecesse. A nota fundamental do Antigo Testamento é a Vontade (Força de Vontade); dos Mistérios pagãos, a Sabedoria. O obscurecimento da alma e o chamado: "Homem, conhece-te a ti mesmo!" Imortalidade e passagem pelo portal da morte com consciência. Referência às palavras formuladas a Jó. Amor e individualidade. Através do Mistério do Gólgota, um Ser supraterreno uniu-se à Terra.

Aula II. 14 de julho de 1914

Ideais e realidade assegurada. Almas após a morte e seus ideais na vida terrena. Christian Morgenstern e o impulso que recebeu do mundo espiritual após sua morte. A Ciência Espiritual imbuída de Cristo será uma semente na evolução da humanidade. As forças espirituais que fluíram para as forças humanas foram necessárias para permitir a realização do projeto das Peças de Mistério. Se Cristo permeia os frutos do nosso conhecimento, eles não trabalham apenas para nós, mas para toda a humanidade. "Não eu, mas Cristo em mim." A relação de Cristo com a alma humana; seus efeitos na vida do homem na Terra e entre a morte e o renascimento.

Aula III, 15 de julho de 1914

Os conceitos de pecado, culpa e carma. Os malfeitores à direita e à esquerda de Cristo na cruz. Lúcifer e Arimã: por um lado, oponentes dos Deuses e, por outro, necessários para toda a ordem cósmica quando suas forças operam em seu nível legítimo. Julgamentos que são válidos para o plano físico não devem ser considerados válidos para os mundos superiores. Cristo, um Ser do reino dos Céus, não do reino da Terra. O pecado individual não está isento da justiça cármica, mas Cristo apaga da evolução da Terra como um todo a dívida e as consequências objetivas do pecado e da culpa. O significado do "perdão dos pecados".

Aula IV, 16 de julho de 1914

As verdades em si mesmas contêm força vital. Cristo tornou-se relacionado à morte porque a evolução do universo tornou necessário que um Deus dos mundos superiores liderasse a evolução da Terra. Os quatro éteres. Cristo veio de regiões fechadas ao homem como resultado da tentação luciférica: das regiões da Música das Esferas (éter químico) e da Vida Cósmica (éter vital). Essas regiões seriam restauradas ao homem através da vinda de Cristo à Terra. O significado da "Ressurreição do corpo". O período terrestre será seguido pelo período de Júpiter, quando duas raças, a boa e a má, se diferenciarão. Uma existência venusiana seguirá a de Júpiter, e novamente haverá um ajuste através da evolução posterior da consciência crística.

https://rsarchive.org/Lectures/GA155/English/RSP1972/

Nota: (1)  São Bernardo de Claraval, ou Bernardo de Clairvaux (1090-1153). Fundador da Abadia de Claraval (1115), Mosteiro se tornou um centro de espiritualidade e um dos mais importantes da Ordem Cisterciense.


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