24 setembro 2025

Considerações e Manifestações do Carma. Rudolf Steiner

 

Considerações, Sonia von Homrich

 

Termos usados na Ciência Espiritual Cristã de Rudolf Steiner ou Antroposofia, não tem o mesmo significado aos usados em outras correntes espirituais como o Espiritismo, ou mesmo Induismo apesar da semelhança. Para compreender a Ciência Espiritual Cristã de Rudolf Steiner há que se compreender o seu método e por esta razão, a metodologia de pesquisa a ser empregada é a de Goethe e Steiner e não a das Ciências Naturais ou outras Ciências.

O Ciclo de Palestras abaixo deve ser acessado no site rsarchive.org e está em Inglês. No entanto, existe a possibilidade de tradução do texto da palestra para o português ou outras línguas, na própria página na qual a palestra é aberta. Por pior que seja a tradução, como ela está inserida na própria página do arquivo, a possibilidade da tradução ser menos distorcida do que em qualquer outro mecanismo de IA é menor, já que o universo de palavras já está no próprio site, porém não existem garantias.

Claro que as melhores traduções de textos complexos são feitos por seres humanos que conhecem a própria Ciência Espiritual de Rudolf Steiner e que se preocupam com a veracidade das traduções ao invés de simplesmente facilitar a leitura.

Eu não sou tradutora formal da obra de Rudolf Steiner, simplesmente por necessidade pessoal já que investigo, pesquiso a Ciência Espiritual Cristã de Rudolf Steiner,  desde a década de 70 eu faço as minhas traduções pessoais recorrendo a várias linguas quando necessário, embora eu prefira as traduções para a língua inglêsa.

As palestras de Steiner podem ser encontradas no original, alemão e em diversas línguas. Inglês, Francês, Italiano, Espanhol. Online eu conheço o https://rsarchive.org/  A opção da tradução está na coluna ao lado esquerdo já na página principal.

Sonia von Homrich, 24 Set 2025.

Palestra: Rudolf Steiner. Predisposição adquirida a doenças 

(Na última palestra), falamos sobre a natureza da dor, que pode estar relacionada a uma doença; também apontamos como, em outros casos, uma doença pode seguir seu curso — pelo menos em certo sentido — sem ser acompanhada de dor.

Devemos agora considerar a natureza da dor com um pouco mais de detalhes. Devemos ter em mente o fato de que a dor pode se manifestar lado a lado com a doença. Em nossa última discussão, já concluímos que não podemos considerar doença e dor como inseparáveis. Devemos estar cientes de que, se a dor está relacionada a uma doença, deve haver algo mais em jogo do que a mera doença. Destacamos que o processo que ocorre durante a transição de uma encarnação para outra, por meio do qual eventos de encarnações anteriores são transformados em causas de doença, é influenciado, por um lado, pelo princípio luciférico e, por outro, pelo princípio Ahrimanico.

Como lançamos as bases das doenças? Por que adquirimos uma predisposição para a doença? O que nos induz, entre a morte e o renascimento, a preparar forças que se manifestarão como doença em nossa próxima vida?

Fonte/ Source: Rudolf Steiner.GA 120. Manifestations of Karma. Manifestações do Carma. 22 May 1910. 22 Maio 1910. Hamburg

https://rsarchive.org/Lectures/GA120/English/RSP1984/19100522p01.html

 

Conteúdo do Ciclo de Palestras GA 120

https://rsarchive.org/Lectures/GA120/English/RSP1984/19100522p01.html

I. A Natureza e o Significado do Carma no Individual e Pessoal; e na Humanidade, na Terra e no Universo. 16 de maio de 1910

II. Carma e o Reino Animal. 17 de maio de 1910

III. Carma em Relação à Doença e à Saúde. 18 de maio de 1910

IV. A Curabilidade e a Incurabilidade das Doenças em Relação ao Carma. 19 de maio de 1910

V. Doenças Naturais e Acidentais em Relação ao Carma. 20 de maio de 1910

VI. As Relações entre Carma e Acidentes. 21 de maio de 1910

VII. Forças da Natureza, Erupções Vulcânicas, Terremotos e Epidemias em Relação ao Carma. 22 de maio de 1910

VIII. Carma dos Seres Superiores. 25 de maio de 1910

IX. Efeitos Cármicos de Nossas Experiências como Homens e Mulheres. Morte e Nascimento em Relação ao Carma. 26 de maio de 1910

X. Livre-arbítrio e Carma no Futuro da Evolução Humana, 27 de maio de 1910

XI. Carma Individual e Humano. Carma dos Seres Superiores, 28 de maio de 1910

Links para quem lê em Inglês

I.

The Nature and Significance of Karma in the Personal and Individual; and in Humanity, the Earth and the Universe

16th May, 1910

II.

Karma and the Animal Kingdom

17th May, 1910

III.

Karma in Relation to Disease and Health

18th May, 1910

IV.

The Curability and Incurability of Diseases in Relation to Karma

19th May, 1910

V.

Natural and Accidental Illness in Relationship to Karma

20th May, 1910

VI.

The Relationships Between Karma and Accidents

21st May, 1910

VII.

Forces of Nature, Volcanic Eruptions, Earthquakes and Epidemics in Relation to Karma

22nd May, 1910

VIII.

Karma of the Higher Beings

25th May, 1910

IX.

Karmic Effects Of Our Experiences As Men and Women. Death and Birth In Relationship to Karma

26th May, 1910

X.

Free Will and Karma in the Future of Human Evolution

27th May, 1910

XI.

Individual and Human Karma. Karma of the Higher Beings.

28th May, 1910

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.