07 julho 2022

Flávio A. Cadegiani et al. Intervenções, testoterona e esperma.


Intervenções não farmacológicas para o gerenciamento de parâmetros de testosterona e esperma: uma revisão de escopo. Heitor O. Santos, Flávio A. Cadegiani, Scott C. Forbes

Nonpharmacological Interventions for the Management of Testoterone and Sperm Parameters: A Scoping Review. Heitor O. Santos, Flávio A. Cardegiani, Scott C. Forbes 

Dr. Flavio Cadegiani    https://www.instagram.com/drflaviocadegiani/

 Acabamos de publicar um trabalho avaliando quais “vitaminas e suplementos” têm melhor evidência para melhora da testosterona e da fertilidade em homens.

 Acabamos de publicar no Clinical Therapeutics, da Elsevier, um trabalho de revisão fantástico liderado pelo professor Heitor Santos, do qual tive honra em contribuir. Nessa revisão, avaliamos medidas não-farmacológicas (além das medidas de estilo de vida, que são imprescindíveis e devem ser as primeiras e principais medidas) para ajudar homens com baixa testosterona e baixa fertilidade. O que encontramos?

➡️➡️ Vitamina D (se deficiência), ashwagandha, mucuna e L-arginina para aumento de testosterona em homens com baixos níveis,

➡️➡️ Vitamina D (se deficiência), omega-3, ashwagandha, mucuna e tribulus para aumento de fertilidade em homens com fertilidade reduzida e

➡️➡️ L-arginina para disfunção erétil

têm evidência baseada em bons ensaios clínicos randomizados.

(Continua nos comentários)

➡️ Isso não significa que outros suplementos e vitaminas não funcionem. Significa que ainda não apresentaram evidência suficiente - e cujo uso não é proibido, mas deve ser avaliado caso a caso.

➡️ Funcionou para homens com baixos níveis de testosterona e sub-fertilidade. O mesmo não aconteceu da mesma forma para quem tem níveis normais. Aparentemente, quem tem níveis mais baixos de testosterona, cuja causa não seja genética, anatômica ou orgânica (testículos e hipófise não impedidos de funcionar), tende a obter melhores respostas.

➡️ A ideia de “não ter riscos” por serem “suplementos” não procede. Por isso, mesmo que vendidos a vontade, é recomendável que seja prescrito por nutricionistas ou médicos.

➡️ Nada substitui o estilo de vida. Na prática é difícil pra caramba, eu sei, e se trata de um exercício diário e muitas vezes árduo (de melhora do estilo como um todo), afinal, não somos robôs.

➡️ A reposição de testosterona quando indicada e o estímulo à produção de testosterona e de espermatozoides de boa qualidade e motilidade são medidas médicas independentes dessas medidas suplementares. Embora não esteja escrito, minha opinião (não e evidência!) é que possam trabalhar em sinergismo (medidas ajudando e potencializando entre si).

➡️ Informações sobre doses, modo de utilização e mais detalhes podem ser encontrados no texto e não podem ser passados por aqui, infelizmente. Mesmo que discordemos de regras, precisamos segui-las enquanto elas existem (não cabe desobediência rs).

É possível progredir em diversos níveis. Sempre temos que ir além e encontrar formas cientificamente embasadas (que não estejam necessariamente em guidelines) para ajudar quem importa - as pessoas.

Grande abraço a todos.

Link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0149291822002181

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.