DISCURSO DO DIA DE SÃO CRISPIN, Henry V. SHAKESPEARE

 

DISCURSO DO DIA DE SÃO CRISPIN, Henry V, véspera da Batalha de Agincourt. SHAKESPEARE

https://youtu.be/y1BhnepZnoo

 

Mais uma vez até a brecha, queridos amigos, mais uma vez;

Ou feche a parede com nossos ingleses mortos.

Em paz, não há nada, então se torna um homem

Como modesta quietude e humildade:

Mas quando a explosão de guerra sopra em nossos ouvidos,

Então imite a ação do tigre;

Endurecer os tendões, convocar o sangue,

Disfarçar a natureza justa com fúria difícil;

Então dê aos olhos um aspecto terrível;

Vamos bisbilhotar através do portage da cabeça

Como o canhão de bronze; deixe a sobrancelha esmagá-lo

Tão assustadoramente quanto uma rocha dilacerada

O'erhang e jutty sua base confusa,

Swill'd com o oceano selvagem e desperdiçador.

Agora coloque os dentes e estique a narina,

Prenda a respiração com força e incline todo espírito

A toda a sua altura. Em, em, seu inglês mais nobre.

De quem é o sangue dos pais à prova de guerra!

Pais que, como tantos Alexandre,

Tem nessas partes de manhã até mesmo lutou

E embainharam suas espadas por falta de discussão:

Desonra não suas mães; agora ateste

Que aqueles a quem você chamou de pais o geraram.

Seja cópia agora para homens de sangue mais grosseiro,

E ensine-os a guerra. E você, bom senhor,

Cujos membros foram feitos na Inglaterra, mostre-nos aqui

A coragem do seu pasto; vamos jurar

Que você merece sua criação; do qual não duvido;

Pois não há nenhum de vocês tão mau e básico,

Isso não tem brilho nobre em seus olhos.

Eu vejo você ficar como galgos nos deslizamentos,

Esforçando-se desde o início. O jogo está em andamento:

Siga seu espírito, e sob essa acusação

Clame 'Deus por Harry, Inglaterra e São Jorge!'

Sobre o rei! deixe-nos nossas vidas, nossas almas,

Nossas dívidas, nossas esposas cuidadosas,

Nossos filhos e nossos pecados jazem no rei!

Nós devemos suportar tudo. Ó condição difícil,

Nascido gêmeo com grandeza, sujeito à respiração

De todo tolo, cujo sentido não pode mais sentir

Mas sua própria torção! Que facilidade infinita de coração

Devem os reis negligenciar, para que os homens desfrutem!

E o que têm reis, que privados também não,

Salvar cerimônia, salvar cerimônia geral?

E o que és tu, cerimônia ociosa?

Que tipo de deus és, que sofre mais

De dores mortais do que os teus adoradores?

Quais são os teus aluguéis? em que estão as tuas vindas?

Ó cerimônia, mostre-me apenas o teu valor!

Qual é a tua alma de adoração?

Não és mais do que lugar, grau e forma,

Criando temor e medo em outros homens?

Onde você é menos feliz sendo medroso

Do que eles em temer.

O que você bebe, em vez de homenagear doce,

Mas bajulação envenenada? Ó, fique doente, grande grandeza,

E lance a tua cerimônia para te curar!

Pense que a febre ardente sairá

Com títulos soprados pela adulação?

Dará lugar à flexão e baixa flexão?

Você pode, quando você comanda o joelho do mendigo,

Comandar a saúde disso? Não, sonho orgulhoso,

Isso brinca tão sutilmente com o repouso de um rei;

Eu sou um rei que te encontra, e eu sei

Não é o bálsamo, o cetro e a bola,

A espada, a maça, a coroa imperial,

A túnica entrelaçada de ouro e pérola,

O título forçado correndo diante do rei,

O trono em que ele se senta, nem a maré de pompa

Que bate na costa alta deste mundo,

Não, nem todas essas cerimônias três vezes lindas,

Nem tudo isso, deitado na cama majestoso,

Pode dormir tão profundamente quanto o escravo miserável,

Que com um corpo cheio e mente vazia

Faz ele descansar, cheio de pão angustiado;

Nunca vê noite horrível, a criança do inferno,

Mas, como um lacaio, da ascensão ao cenário

Suores nos olhos de Phoebus e a noite toda

Dorme em Elysium; dia seguinte depois do amanhecer,

Ele se levanta e ajuda Hyperion em seu cavalo,

E segue para que o ano sempre em execução,

Com trabalho lucrativo, para o seu túmulo:

E, mas para cerimônia, um desgraçado,

Terminando dias com labuta e noites com sono,

Tinha a vantagem e a vantagem de um rei.

O escravo, um membro da paz do país,

Aprecia; mas no cérebro bruto pequenas wots

O que vigia o rei para manter a paz,

Cujas horas o camponês melhores vantagens.

O que ele quer?

Meu primo Westmoreland? Não, meu primo justo;

Se somos marcados para morrer, somos capazes

Fazer a perda do nosso país; e se viver,

Quanto menos homens, maior parte da honra.

A vontade de Deus! Eu te rogo, não desejo mais um homem.

Por Jove, eu não sou avarento por ouro,

Também não me importo com quem me alimenta do meu custo;

Não me anseia se os homens vestem minhas roupas;

Tais coisas exteriores não habitam meus desejos.

Mas se é pecado cobiçar honra,

Eu sou a alma mais ofensiva viva.

Não, fé, meu coz, não desejo um homem da Inglaterra.

A paz de Deus! Eu não perderia uma honra tão grande

Como um homem mais metanfetamina compartilharia de mim

Para a melhor esperança que tenho. O, não desejo mais um!

Antes proclamo-o, Westmoreland, através do meu anfitrião,

Aquele que não tem estômago para esta luta,

Deixe-o partir; o seu passaporte será feito,

E coroas para comboio colocadas em sua bolsa;

Nós não morreríamos na companhia daquele homem

Isso teme que sua comunhão morra conosco.

Este dia é chamado de festa de Crispian.

Aquele que sobrevive hoje, e volta para casa em segurança,

Ficará na ponta dos pés quando este dia for nomeado,

E despertá-lo em nome de Crispian.

Aquele que viverá este dia e verá a velhice,

Anualmente na vigília deleita seus vizinhos,

E diga "amanhã é santo crispiano".

Então ele vai tirar a manga e mostrar suas cicatrizes,

E diga "Essas feridas que tive no dia de Crispian".

Os velhos esquecem; todavia, tudo será esquecido,

Mas ele lembrará, com vantagens,

O que ele fez naquele dia. Então nossos nomes,

Familiar em sua boca como palavras domésticas.

Harry, o rei, Bedford e Exeter,

Warwick e Talbot, Salisbury e Gloucester,

Esteja em seus copos fluindo recentemente lembrados.

Esta história deve o homem bom ensinar seu filho;

E Crispin Crispian nunca passará,

Desde hoje até o fim do mundo,

Mas nós seremos lembrados nela.

Nós poucos, poucos de nós felizes, somos a banda dos irmãos;

Porque ele hoje derrama seu sangue comigo

Será meu irmão; seja ele nunca tão vil,

Este dia deve suavizar sua condição;

E senhores na Inglaterra agora na cama

Eles devem pensar que não estavam aqui,

E mantenha suas masculinidades baratas enquanto alguém fala

Isso brigou conosco no dia de Saint Crispin.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Homrich NEWS por Sonia von Homrich

Visões de Mundo Pós-Humano. John A. McCurdy. BR/US

Comunidade Espiritual Nova Humanidade Piero Cammerinesi