Economia Associativa (Tripartide) à luz
do Espírito do Folk, Espírito do Povo Português
Tradução, comentários e ampliação de Sonia von HomrichAutor: Joel A. Wendt(*)
Os primeiros impulsos
para a economia mundial desta nossa era moderna surgiram num período histórico
muito anterior. Residia a característica daquele período no fato da humanidade
ter que fazer uma enorme mudança de consciência: da experiência empírica do mundo como uma tábua,
(ou mesa), para a terra esférica. Esta diferença de vivência marcou a transição
da chamada Alma-do-Intelecto para a Alma-da-Consciência / Espiritual. Era um vórtex
gigantesco, tão imenso que esta transição foi de certa forma bloqueada, pois o
organismo físico humano não podia através de si próprio atingi-la.
A Cabeça de Deus
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Pai
Filho (Logos)
Espírito Santo
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Primeira Hierarquia
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Serafins
Querubins
Tronos, Espíritos da Vontade
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Segunda Hierarquia
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Dominações, Kyriotetes,
Espíritos da Sabedoria
Virtudes, Dynameis, Espíritos do Movimento , Exusiai, Potestades, Espíritos da Forma,
Criadores (Elohins)
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Terceira Hierarquia, Principados
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Arqueus - Espíritos do Tempo (Zietgeist) ; Esp da Personalidade
Arcanjos (Espíritos do Folk)
Anjos (Espíritos de Direcionamento)
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Seres Humano s (10ª hierarquia espiritual)
Animais
Plantas
Minerais
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Rudolf Steiner descreve, como as mais altas
hierarquias de seres espirituais, superiores
ao ser humano (Primeira e Segunda Hierarquia) imprimiram a mudança na estrutura
física do cérebro do ser humano,
enquanto no século 15, o
aproximar deste “gap” estava para ser cruzado. Este último grande trabalho das
altas hierarquias direto no organismo físico do ser humano preparou a
possibilidade da humanidade cruzar o limiar para a alma espiritual da
época. No entanto, a época da Alma-da-Consciência/Alma-Espiritual
também constitui o arauto da entrada do ser humano, trabalhando como cocriador, com as altas hierarquias espirituais, de forma
que o trabalho posterior no corpo físico tornou-se responsabilidade do próprio
ser humano.
O trabalho da Primeira e da Segunda Hierarquias, na constituição física do ser humano a partir
do exterior, prepara a possibilidade do desenvolvimento, dando um “salto” na
consciência, daquela visão de mundo plano
para a visão de mundo circular, global.
O povo português teve um destino especial e notável,
exatamente neste ponto crucial, através do qual chega-se ao caminho interior –
o caminho da alma, que leva à Terceira Hierarquia
(Anjos, Arcanjos e Arqueus) a hierarquia espiritual mais próxima ao ser humano.
Cada indivíduo tem o seu Anjo da Guarda. Os Espíritos do Folk a nível dos
Arcanjos, inspiram poetas, músicos, artistas e cientistas de diferentes povos.
Os Espíritos do Tempo constituem uma ordem superior de Arqueus, seres
que dão colorido às diferentes épocas da Humanidade.
A missão das Almas do Folk, descritas por
Rudolf Steiner mostram como nos séculos 13, 14 e 15 o Espírito do Tempo evolui
(Michael, Espírito do Tempo) intervindo diretamente na arena do Espírito do
Folk do povo espanhol em geral e neste, separa uma parte. A separação
permite que um novo Arcanjo encarne no
etérico deste povo (o povo português) . De fato dois Arcanjos encarnam, o Espírito
do Folk e outro, o Espírito da Linguagem, quando este novo povo desenvolve
a língua portuguesa, uma linguagem bem distinta da língua espanhola. O povo
Português por sua vez também mantém uma
relação muito próxima com o Espírito do Cristianismo Esotérico – o Arcanjo do Espírito
do Folk do povo celta, um povo que se espalhou por toda a Europa e também na
Península Ibérica. Após o nascimento do Cristianismo, o Arcanjo do Povo
Celta renunciou ao seu próprio desenvolvimento para um nível superior e,
através deste sacrifício tornou-se o inspirador do cristianismo esotérico
servindo vários Espíritos do Tempo que surgiram na Europa.
Neste contexto, o Arcanjo Michael (Miguel) intervém
diretamente no destino do povo Português e neste, o Espírito do Cristianismo Esotérico
constrói as missões deste povo especificamente. Vemos na história exterior que
a criação de Portugal é indissociavelmente ligada à Ordem dos Templários, inspirada pelo Espírito do Cristianismo
Esotérico. As missões marítimas dos
Portugueses são missões Templárias. Estas missões começam a pavimentar o
caminho da circum-navegação do globo e a consequente consciência global. Tem o Arcanjo Michael um imenso interesse nesta configuração
espiritual, em torno do povo português,
estabelecendo assim a sua posição como o Espírito do Tempo, o Espirito do
Cristianismo Esotérico inspirando os líderes portugueses para a preservação da
Corrente Templária, do Banco Templário, da “tolerância para o mar” deste povo e
o reflexo lunar do Mistério do Gólgota, naquele turning-point do Tempo –
o turning-point da visão do mundo
plano (tábua) para o mundo global, o turning-point da alma-do- intelecto ou
da razão (Grécia-Roma) para a alma da consciência-espiritual. O povo português
permanece sob o signo de Libra, Balança.
Retornando para a Era atual, encontramos as
palestras do Curso Econômico de Rudolf Steiner [1] também conhecidas como a Economia Global, a
qual difere da economia do mundo plano -
afinal, o que queremos dizer com isto?
A economia global caracterizada por Steiner é
sinalizada pela produção internacional, não
pela nacional mas sim pelos produtos supranacionais (transnacionais) de
produção. Podemos ver o que isto
significa olhando para a indústria automobilística. No primeiro e segundo terço
do século 20, na Europa, cada país desenvolvia sua própria Indústria
Automobilística de tal forma que nomes como Volvo, Fiat, Austin, etc.,
indicavam o país da montadora. Carros, desenho e tecnologia, refletiam quase
inteiramente a indústria de carros nacionais, a produção era confinada nas
fronteiras de manufaturas particulares e comercializada além das fronteiras.
Compare isto com a situação atual. Embora os nomes permaneçam, eles não mais
refletem a produção nacional, os carros tornaram-se um produto supranacional.
Este libertar da produção, das economias
nacionais, para um mundo econômico supranacional
indica uma mudança profunda na história da economia humana; pela primeira vez
não existe uma economia corretiva com economias de fronteiras. É este o mundo
econômico caracterizado por Rudolf Steiner. Sua feição principal é que não faz
fronteiras com outras economias. Em seu horizonte interior tem-se exatamente a
mesma vivência que na pré-renascença o ser humano teve quando olhou o oceano atlântico
e o índico para fora de seu horizonte físico. Ele sentia a existência da
fronteira do mundo, além da qual era abismo( mesa, plano) ; ele sentia que se
velejasse em direção às fronteiras, ele cairia fora do mundo.
Esta mesma vivência agora confronta o ser econômico,
o que o próprio impulso econômico traz,
alterando o conhecimento do mundo físico. Agora, isto se inverte, o
mundo físico é vivenciado fisicamente como global e, estamos apenas nos
primórdios do significado das vivências econômicas. Existe uma fronteira (realidade espiritual)
além da qual o “nada” existe, falando economicamente segundo Rudolf Steiner (Economia
Mundial). A economia mundial entra nos
relacionamentos econômicos com outra economia do mundo de forma diversa na
economia plana e na economia global.
Refiro-me à Terra como espaço cósmico com a vivência de fronteira, a
vivência de um limiar espiritual na economia – o mundo econômico é plano com o
“horizonte” ou com um “limiar”, além do qual nós, empiricamente,
não podemos adentrar com uma economia física – mas de fato nós podemos
ir além deste limiar, com a economia espiritual.
Olhando o horizonte econômico, o limite do mundo
(suas bordas), como os primeiros navegadores o fizeram somos chamados, (como eles o foram) pelo Espírito do Tempo; chamados a explorar,
a velejar além das fronteiras do mundo e retornar com notícias. Isto porque a
humanidade também se encontra agora nos primeiros estágios de um salto similar
da consciência, desta vez da visão global de mundo para uma visão
cósmica do mundo. Este ponto é de extrema importância quanto os
séculos 15 e 16 o foram. Para esta viagem de descobertas cósmico-espirituais se
aventuraram D.N. Dunlop [2] e
Walter Johannes Stein [3].
Nossa tarefa é ajudar o Espírito do Folk
Português. O que interessa ao Espírito do Folk é o aquilo que emerge na
alma-da-consciência-espiritual, a partir da liberdade e do amor do indivíduo
com o qual o Espírito do Folk está conectado via anjo da individualidade.
Esta é a “arena” do Espírito do Folk. O indivíduo pode “ouvir” Michael,
o Espírito do Tempo - através do Espírito do Folk e especialmente
através de “diálogos” (conversas) que aquele tem com o Espírito do Cristianismo
Esotérico (leia-se Ciência Espiritual de Rudolf Steiner, a Antroposofia), o Espírito
do Folk Celta - que está retratado
na Imaginação que Rudolf Steiner deu ao primeiro colegiado de professores da
Escola Waldorf, a “Imaginação do Colegiado” [4] .
Esta é a razão porque cada Escola Waldorf deve ser
fundada a partir do Espírito de Folk e das tradições de cada país em
particular. Se isto não ocorrer, se ela é apenas uma escola alemã ou suíça, ou
uma escola inglesa transplantada para a Espanha, o Peru, a Nigéria ou a
Escócia, então o impulso de Michael em ação através das conversações com o
Espírito do Cristianismo Esotérico e do Espírito do Volk, não consegue penetrar - as
crianças corretamente assim rejeitam a educação. Daí o problema de “disciplina”
em muitas escolas Waldorf devido à rejeição,
as crianças consideram falso o que não origina-se do verdadeiro Espírito
do Tempo diretamente através do próprio Espírito de Folk, aos seus Anjos
(individualmente).
O mundo plano da Economia Global leva ao seu
horizonte, sua borda, ao turning-point do tempo. Ao nos deslocarmos,
realizamos que o Arcanjo Michael
trabalhou como o Espírito do Tempo anterior,
no antigo Egito. Este Ser Espiritual agora “promovido” é um jovem
Espírito da Forma, ou seja, está se
unindo à Segunda Hierarquia (de Seres Espirituais).
Voltando ao turning-point do tempo para a
fronteira da Economia Global temos a paisagem espiritual econômica do presente
se abrindo diante de nós e vemos que ela está dominada por formas piramidais. As
hierarquias piramidais das estruturas econômicas dominam a paisagem espiritual.
Estas formas são “restos” do Espírito da
Forma, aquele que foi o Espírito do Tempo no Antigo Egito. Nos movimentamos
nesta reformulação da Antiga Época Egípcia se em verdade nos voltamos ao turning-point
do tempo do período Greco-romano.
Este Espírito da Forma deseja que nós compreendamos a verdadeira
natureza destas formas. Elas são formas
espirituais, a herança espiritual de uma época anterior. Elas são realmente formas de épocas passadas
socioeconômicas. Nossa tarefa é transformá-las na esfera social, pois a estrutura
hierárquica que estas refletem agora, já
está totalmente individualizada e reside dentro do ser humano. Lá, onde o EU-Superior, o EU do ser humano é
o "rei sol" ordenando e
moldando as forças da alma espiritual. O domínio destas formas piramidais na vida
econômica moderna dá origem à distribuição desigual de poder na tomada de
decisões econômicas o que continuamente, por sua vez, dá origem à privação social. "Quebrando" (no tempo presente) estas
formas piramidais, o Espírito da Forma [5]
começa a ser o Espírito do Amor, e esta
é a sua real tarefa na Evolução da Terra.
Rudolf Steiner respondeu a esta situação, a situação na qual a
humanidade agora é criadora do seu próprio ambiente físico e
social. São os Espíritos do Movimento
que podem fazer esta "quebra" mas só com a ajuda do ser humano. Assim, Rudolf Steiner deu a “forma”
associativa na vida econômica. Esta
nova forma de vida econômica é um trabalho conjunto de Rudolf Steiner,
Christian Rosenkreutz e Hermes Trismegistus com as altas hierarquias
espirituais.
Vemos
estas novas formas trabalhando no plano horizontal, e estas não são
hierarquicamente sociais como a pirâmide, mas sociais a nível do coração [6]
. Estas novas formas são o trabalho dos
Espíritos do Movimento e permitem que os Espíritos da Sabedoria participem na
vida econômica do ser humano quando os três fatores da vida econômica
(produtores, consumidores, distribuidores) juntam-se associativamente. Estas formas permitirão o progresso através
da paisagem econômico-espiritual para recriá-lo em harmonia com os espíritos cósmicos
evolutivos.
Ao
voltarmos nossas cabeças um pouco e olharmos adiante esta paisagem econômica, vemos
que no nosso tempo, algumas das formas
piramidais tornaram-se altares de sacrifício, onde o sangue humano é
sacrificado, nas economias de guerra. Na cultura sul-americana, onde não podemos
pensar de forma moral, com suas grandes pirâmides, nestas, o sacrifício humano
é algo diverso quando visto espiritualmente.
Mas, dentre os europeus e depois na
Economia Mundial algumas destas estruturas econômicas piramidais tornaram-se
semelhantes àquelas do continente sul-americano - este é o elemento trazido de
volta para a Europa através dos conquistadores espanhóis/portuguêses. Eles trouxeram de volta o ouro sul-americano
e o amor ao ouro físico. Mesmo considerando que os portugueses foram à
procura do ouro espiritual e trouxeram de volta o "ouro" da nova
consciência, também muito do outro físico foi levado à Europa pelos portugueses.
Os portugueses queriam trazer à
Europa, o ouro espiritual, nesta balança econômica para o futuro (nosso tempo) da humanidade Europeia
e com isso tentaram equilibrar os elementos levados de volta à Europa por
espanhóis, ingleses e também por portugueses.
Na verdade, ambos são necessários, o outro físico e o espiritual;
enfatizo porque o ser humano não pode agir livremente a partir da influência de
apenas um destes. A Espanha por sua vez
é a fronteira onde a ciência árabe do Oriente entra na Europa e chega na
Inglaterra, onde ela se desenvolve ainda mais além, novamente a necessidade
vital aí se manifestando para quando o ser humano desenvolver a liberdade na época da alma-da-consciência-espiritual.
Temos que
alcançar, em nosso tempo, o Espírito de Folk Português de forma a
"navegar" na economia espiritual.
Este Espírito nos leva ao Espírito Folk Celta e para Michael onde o novo
cenário econômico espiritual abre-se diante de nosso olhar espiritual.
O
Espírito do Folk Português nos diz algo mais agora. No turning-point
do tempo nós verdadeiramente devemos transformá-lo em nossa interioridade, nós temos
que transformar a nós mesmos de tal forma que o nosso olhar interior volta-se e,
ao fazê-lo, a paisagem econômica abre-se com os ecos do Antigo
Egito. Entre as formas econômicas
piramidais, o Espírito do Folk português
quer nos ver 'navegando' . Isto é o mesmo que dizer que ele nos dá os
equipamentos e bússolas. Primeiramente,
nos mostra que as formas “associativas” só podem ser vistas de
cima. Elas são de tal ordem que só revelam
a sua natureza quando olhamos para baixo e a partir de cima. Em seguida, vemos o arquétipo espiritual da
Economia Associativa.
Em primeiro lugar, este arquétipo chama as pessoas dos 4 cantos do
globo,
Norte
Oeste- Leste
Sul
E estas
acorrem em 3 fluxos distintos - produtores, consumidores, distribuidores – os
quais encontramos como se numa
confluência de três rios.
O lugar onde três correntes se encontram é bem conhecido
na Alma Celta. O lugar onde três
correntes de água se encontram é especial.
Cria-se na paisagem econômica um local de encontro e devemos imaginá-lo
em contínuo movimento. As três correntes
se movem com a bússola. Também o lugar
de reunião aparece e desaparece. Estas
reuniões associativas concebidas por Rudolf Steiner são encontros que reúnem e
dispersam assim como as pessoas, ao
retornar às suas atividades econômicas particulares, porque é a experiência prática da vida
econômica que é trazida para esta reunião dos três e, o que se ganha é levado de volta à vida econômica
prática. Atualmente há um grande
desequilíbrio entre produtor, distribuidor e consumidor na tomada de decisões
econômicas e em termos globais, o posterior desequilíbrio existente entre o Ocidente
em sua relação ao Norte, Sul e Leste.
Precisamos
conceber que durante a reunião das correntes - produtores, consumidores,
distribuidores, a Democracia paira sob a forma de uma águia. Iniciamos aqui a fazer distinções
internamente nestas forças espirituais da Águia do ser humano [7]
. Precisamos das forças da Águia para alcançar
altura espiritual suficiente para compassar (abraçar) o processo, com um gesto protetor das asas (feminino) e, observar o processo, com a percepção do olhar límpido da justiça social
(masculino).
Águia Brasileira, Harpia
[“...
quando a Águia do Norte se unir à Águia do Sul”...Nota de Sonia von Homrich]
A Democracia,
em nosso tempo, está fazendo o seu
caminho ao redor do mundo. As forças
europeias da águia dourada completaram o circuito leste/oeste, dando origem à
constituição dos Estados Unidos da América.
O circuito norte/sul ainda não está completo e requer as forças da águia
Sul-Americana [a Harpia brasileira] para completar este circuito, ou seja, as
forças das águias indígenas das Américas do Sul e Norte. Estas são as forças simbolizadas pela águia
careca ou águia de cabeça branca da América do Norte e a Harpia (brasileira/
América do Sul), a Harpia mais poderosa do mundo, a brasileira - Hárpia. A verdade pertence às forças espirituais de
Águia que caracterizam a fundação e desenvolvimento dos Estados Unidos da
América até a atualidade, no eixo leste/oeste, (Golden Eagle), no confronto contínuo do Oriente e Ocidente, na história político-econômica dos EUA e o
desequilíbrio entre o Ocidente e os outros pontos econômicos da bússola. A igualdade entre os produtores, consumidores
e distribuidores, na tomada de decisões
econômicas é o trabalho da Democracia (Novo
Conservadorismo Cristão e Liberal Clássico) nesta vida econômica, mas
não é o trabalho da política. É neste
nível de tomada de decisões que a Democracia funciona em benefício na vida
econômica. Por outro lado, o processo de decisão da vida econômica é uma
questão de especialidades, não de democracia.
A correção do desequilíbrio no qual as preocupações econômicas do Oeste
dominam, só podem advir através da representação de todos os pontos de bússola
econômicas dentro de cada um dos três fluxos.
Olhando
agora para baixo na base da pirâmide global, a partir das alturas espirituais da
Águia vemos a mudança na antiga forma rígida Maçônica e agora compreendemos que
não existem apenas os 4 cantos da Terra, porque nós permitimos que o quadrado
torne-se um círculo. E percebemos que o
quadrado estava realmente dizendo : nesta "forma" associativa o
"Oriente encontra o Ocidente, o Norte encontra o Sul, o Oeste encontra o Sul,
etc."
Em outras
palavras, ouvimos o eco da Meditação da Pedra Fundamental [8]
da Escola Esotérica fundada por Rudolf
Steiner. A parte relevante aqui é esta
chamada para os Espíritos do Leste, Oeste, Norte e Sul para ajudar o ser humano
em seu verdadeiro esforço no caminho da economia cósmica. Esta tripartição em quadripartição permite aos
Espíritos da Sabedoria e aos Espíritos do Amor comunicar (dar a conhecer) a
visão econômica real nos insights dos encontros, somente quando os seres
humanos mantem diante de si a visão moral das crianças, as maiores motivadoras dos
imensos esforços econômicos. O olhar
econômico deve ser sempre sobre as crianças do mundo. Amor às crianças, a todas as crianças do
mundo torna-se humanidade, como
motivação livremente escolhida para os atos econômicos. Este é o encontro com o Nirmanakaya [9]
de Buda (Buddha) ressoando novamente nas palavras de Meditação da Pedra Fundamental. Se permitirmos que esta luz de Buda “aqueça
os corações dos pastores” (Vide Meditação) então a compaixão social começa a se
desenvolver na esfera econômica.
Permitindo
por outro lado que a luz do zoroastrismo nos alcance, querendo com isto dizer
que nós podemos ouvir a Meditação da Pedra Fundamental ressoando adiante, além,
então a luz que "ilumina as sábias cabeças dos reis" agora revelada
como o Nirmanakaya de Buda protege a “Mulher com a Criança”, a mulher vestida
com o sol tendo a lua a seus pés e com a coroa de doze estrelas , sua coroa
espiritual. Assim, vemos que só conseguimos
ter acesso à verdadeira ciência espiritual da economia, com o Buda.
Através
da compaixão social a humanidade liberta o Espírito Egípcio do Tempo, agora um
Espírito da Forma, liberta as estruturas econômicas piramidais que mantivemos em
nossa economia material e isso se torna em ações de Amor da Humanidade.
À
tripartição e quadripartição acrescenta-se a Quinta-partição [10]
da humanidade em sua dupla natureza. O Espírito do Folk português agora leva o
nosso olhar para os Distribuidores e
nos questiona a olhar para o arquétipo
da Distribuição, economicamente falando.
Lá encontramos que os serviços bancários são uma espécie de forma da
distribuição que transporta ao redor, os bens materiais.
Os Templários, sob a inspiração do Espírito do Cristianismo
Esotérico criaram o Banco dos Templários o qual essencialmente era o meio no
qual o horizonte econômico era aberto. Minas e riquezas minerais foram abertos
na Europa. Os Templários, sob a
inspiração do Espírito do Cristianismo Esotérico, viajaram pela Europa e
chegaram às regiões físicas das riquezas minerais da Terra. Os Templários
trabalharam com a corrente oculta Rosacruz, com os que tinham conhecimento espiritual dos
minerais e metais. É provável que
existisse uma aldeia agrícola nas proximidades, com as pessoas dedicadas à economia
agrária. Usando o sistema bancário, os Templários capitalizaram a mineração,
abrindo assim o horizonte econômico das pessoas como precursores para o horizonte econômico do
mundo. Naquele tempo, portanto, sob os
impulsos dos Templários e dos Rosacruzes esta atividade era "holística". As pessoas sentiam que "na terra crescem
os minerais e os metais". Em
outras palavras, ainda havia uma experiência da Terra, como um “ser vivo feminino”. Então, após alguns anos a mina era fechada
novamente para permitir que a terra refizesse suas riquezas e estas crescessem
novamente.
Na
Grã-Bretanha, a revolução industrial teve seu início na água e no carvão. Esta foi a primeira industrialização. Os Templários lançaram as fundações da
industrialização. Carvão, na alquimia
Rosacruz, é em sua negritude o representante do físico e a sua luz é o poder
dadivoso-do-calor representante das Hierarquias Superiores. Os Templários e Rosacruzes sabiam disso desde
a tradição Celta. Isto continuou em nossa própria Era de tal forma que o
combustível que doou o fogo para a lareira era considerado sagrado. A distribuição é o que mantém o arquétipo em
movimento. O Serviço Bancário é um dom
dos Espíritos do Movimento. Os
banqueiros necessitam desenvolver intuições.
Suas intuições verdadeiras surgirão através das "formas"
associativas quando as verdadeiras imagens do que está realmente acontecendo na
economia entre consumidores, produtores
e distribuidores forem expressas para eles.
Os banqueiros têm a função da mediação. Em termos Rosacruz eles são o Mercúrio mediando
entre o Polo Sulfúrico do Consumo de Enxofre e o polo do Sal da Produção. O
verdadeiro serviço bancário carrega as forças holísticas, aquilo que é
distribuído, não a riqueza. Isto
descreve o Banco Templário espiritualizado. Este foi preparado em um momento histórico
anterior. Com os Portugueses, o sistema
bancário dos Templários foi "colocado
no mar" a fim de preparar a nova consciência moderna.
Consiste
em fato lógico que a análise estatística não prevê o futuro, aí reside a sua beleza. Para se criar o futuro, são requeridas ações
humanas de moralidade. Os pensamentos
humanos (pensar) somente nos mostrar o que já realizamos. A contabilidade fala apenas de ações econômicas
passadas, só alcança o futuro por inferência, sendo que por este meio, cria-se o futuro a partir do modelo do
passado. Este é o paradoxo
epistemológico do pensar – o ser humano não observa o pensar enquanto pensando, apenas observa o que pensou. O mistério de ambos: da economia e o do “pensar-enquanto-pensando” - este é um mistério de processos.
A análise
estatística trata de tendências. Quando
a análise estatística é utilizada para "criar" o futuro, o que
acontece quando a motivação política manipula o processo, surge o interessante
fenômeno, segundo Popper [11]
é clara a lógica disto na “Sociedade Aberta e seus Inimigos” [12]
. A análise estatística manipulada
pela esfera política é claramente vista pelo povo, mas não necessariamente
pelos próprios políticos. Na economia
política, os políticos "preveem" o futuro e começam a criá-lo com
base nas estatísticas especialmente reunidas para este fim. Se inexistirem as virtudes da política coragem,
honestidade e flexibilidade, se estas não viverem nos políticos, então as
condições econômicas que eles próprios criam tornam-se assim dissociadas dos
próprios políticos, culpando-se assim, a esfera econômica. As pessoas vivenciam estas condições como
males sociais emanados do intenso desejo de poder dos políticos e do indiferente
auto-interesse dos capitães da
indústria. Males sociais não são um
parâmetro que varrem um processo "desconhecido", são o resultado do pensamento
inflexível e paradigmático praticado por aqueles que em posições de poder criam
diante dos fatos econômicos.
Quanto a Adam
Smith, os economistas não levam em conta uma de suas descobertas, do ponto de
vista da Filosofia Moral. Adam Smith
era altamente respeitado como professor de Filosofia Moral. Sua experiência prática na esfera econômica residia
em ser inspetor de impostos (comércio geral).
Sua descoberta do conceito do Capital Espiritual - a riqueza de um
povo encontra-se em seus dons e capacidades - é inteiramente ignorada para
favorecer o uso de seu conceito da Mão Escondida justificando a economia oculta. É o conceito de Capital Espiritual que
fornece a pedra vital fundamental para
criação de uma economia de escala humana.
Economia
associativa como aqui se descreve é a ciência que cria as condições econômicas
futuras a partir de insights práticos sobre o que é necessário para aqueles em posições práticas, para aprender a perceber o que é necessário. Isto não pode ser extraído do Banco Central
ou da contabilidade, ou da teoria econômica ou da política econômica, mas
apenas a partir do encontro associativo dos produtores, consumidores e
distribuidores, onde imagens reais do que está acontecendo na economia tem a
chance de emergir e onde preços verdadeiramente reflexivos também possam
emergir. Então, os banqueiros verdadeiros
atuam como uma forma de percepção superior, nestas reuniões.
Os
conceitos da moderna ciência econômica ainda encontram-se vinculados aos
Espíritos da Forma (não aos Espíritos do
Movimento), o que na realidade se faz necessário para enxergar com clareza
dentro deste novo cenário econômico. O
fracasso contínuo na capacidade de criar da ciência econômica , não
simplesmente prever (o que também não se pode fazer) cai no vácuo das futuras
condições econômicas emergentes a partir da própria economia.
Nota
1 - Através das forças da Águia Dourada completa-se o circuito
leste/oeste o que dá origem a uma nova definição Tripartide da Democracia com
liberdade de pensamento entre cidadãos iguais que fazem trocas, num espírito de filantropia.
Democracia=
Liberdade de pensar entre cidadãos iguais que trocam num espírito de
filantropia
Em termos de Sociedade, esta
definição tem de ser desarticulada de tal forma que as três Graças da
Democracia - Liberdade, Igualdade , Fraternidade encontrem sua mais plena
expressão nas próprias esferas. Por exemplo,
a Política não é Economia e quando todos as três graças soam na Política sendo
a Igualdade o maior tom da harmonia.
Fraternidade imperando, na esfera política é meramente uma política
oculta, regida por irmandades, fraternidades, clubes exclusivos de vários
tipos. De forma semelhante, quando permite-se que a Liberdade impere na
esfera política, não existe política mas
regulamentos, regras do certo e errado, o
poder político fica disponível para quaisquer interesses de facções (lobbies) arrancando-o
da verdadeira democracia (que jamais é a social democracia, nota da trad.). Os mesmos sons desarmoniosos na esfera
Econômica ocorrem quando a Igualdade impera (comunismo,
materialismo) ou quando a Liberdade (capitalismo materialista) torne-se
o tom maior (Capitalismo sem Humanismo, sem Compaixão Social verdadeira). Da mesma forma, na esfera da Espiritualidade
Humana (artes, música, educação, religião, literatura, ciência) a Liberdade de pensamento
é primordial, e a Igualdade e a Fraternidade são letais para este processo de
criação artístico que é algo inteiramente individualizado. Em todas as três esferas, Política, Econômica
e Vida Espiritual, as três Graças da Democracia soam e as questões de todas as três esferas são
questões relativas com o encontro do equilíbrio harmonioso da Liberdade,
Igualdade e Fraternidade, de tal forma que o que há de melhor na natureza
humana encontra expressão, não ao que é
pior, desta mesma natureza humana.
Em Inglês: Associative Economia in the Light of the Portuguese Folk
Spirit http://ipwebdev.com/hermit/bgae4.html
<<<>>>
NOTAS De SONIA von HOMRICH
[4] verso da Fundação da Escola Waldorf
A Trindade
|
Pai ,
Atma
Filho (Logos),Buddhi,
Espírito Santo, Manas
|
Criam
por si mesmos proteções em diferentes sistemas planetários para os corpos dos
seres divinos
|
Primeira Hierarquia
|
Serafim, Espíritos do Amor
Querubim, Espíritos da Harmonia
Tronos, Espíritos da Vontade
Espaço, Tempo e Matéria (originalmente formas de
Luz),
|
Serafim, Harmonia entre as estrelas fixas no
cosmos, Alma da consciência ou da consciência espiritual
Querubim, Harmonia do Movimento entre um planeta
e outro, Alma do Intelecto e Razão
Tronos, impulso (driving) da Terra e Planetas
através do Espaço, Alma da Sensação ou Sentiente
|
Segunda Hierarquia
|
Dynamis, Mights, Espíritos do Movimento
Kyriotetes, Dominions, Espíritos da Sabedoria
Exusiai, Elohim, Yahweh, Powers, Espíritos da Forma, Potências, Criadores,
Linguagem
Acordam e dão vida à substância material da
hierarquia 1, permitindo a forma de vida e a organização
|
Dynamis, Mudanças de forma de Planetas e da
Terra, Corpo Etérico
Kyriotetes, Consciência daTerra/ Planetas, Corpo
Astral
Exusiai, Formação da Terra, Planetas, Corpo
Físico
|
Terceira Hierarquia
|
Arqueus, Espíritos do Tempo (Zietgeist), da
Época, Espíritos da Personalidade , Idades Históricas Integrais, Espíritos do
Pensamento, Concepções Filosóficas, Artísticas, Estilos, Culturas
Arcanjos, Espíritos do Fogo, do Folk, Alma-do-Povo, Nações, o coletivo , diferenças entre
os povos (Difere de diferenças raciais porque diferentes raças podem
pertencer à mesma Alma do Povo
Anjos, Filhos da Vida, Espíritos de Direcionamento, Pastores das Vidas
Individuais Humanas, ajudando a nossa consciência e sua procura em direção ao
divino-espiritual.
|
|
Quarta Hierarquia
|
Ser Humano , Espírito da Liberdade e do Amor
na Terra
Animais
Plantas
Minerais
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Esta forma de pensar sobre o universo e a humanidade
exige ampliar a imaginação criativa muito além de seus hábitos
predominantemente materialistas de pensar.
Seria impróprio simplesmente tomar as declarações de Rudolf Steiner como
verdadeiras sem perceber o seu significado para si mesmo. Cristianismo/
Cristologia para Steiner, não é um caminho enraizado na crença, na religião, mas sim, no conhecimento. Sua epistemologia
emergiu após um cuidadoso estudo do método de Goethe da ciência natural e
reside sobre cultivar os órgãos normalmente dormentes de percepção. Estes
órgãos superiores de percepção, chamados de Imaginação Criativa, Inspiração e
Intuição, permitem que o pesquisador participe em realidades mais
profundas do que a percepção sensorial cotidiana, comum, das superfícies dos objetos físicos. Nenhuma
descoberta científica inovadora é realizada sem a ajuda de tais faculdades
suprassensíveis.
[6] Colaborativas. Ver Lideranças
Colaborativas através da Negociação e Mediação Corporativas, Disciplina criada
por Sonia von Homrich.
[7] Trata-se aqui da alusão à
evolução da força de vontade do ser humano que espiritualizada, torna-se águia,
numa imagem criativa.
[9] Nirmanakaya
como a manifestação da iluminação, numa variedade infinita de formas e
caminhos, no mundo físico.
[10] 5-partição Harmonia tal qual em
Platão, Timeu.